Comprar caminhão usado: 20 dicas para fazer um ótimo negócio

comprar caminhao usado

Se você quer iniciar no ramo dos transportes de carga, trocar o seu caminhão por um modelo mais atual ou aumentar a sua frota, pode ser mais vantajoso adquirir um veículo de segunda mão do que comprar um novo.

Porém, para fazer um bom negócio, você precisa observar alguns critérios, pois a compra de um veículo usado sempre envolve riscos e requer alguns cuidados. Mas, atentando para algumas recomendações, você poderá minimizar esses riscos e ter uma ótima relação custo-benefício.

Conheça as vantagens de comprar caminhão usado

Comprar caminhão usado pode trazer diversas vantagens em relação à compra de um zero quilômetro. Os preços são significativamente mais baixos – ao sair da concessionária, o veículo novo já perde cerca de 20% de seu valor, segundo a tabela da Fipe.

Mais um fator a ser considerado é que a taxa de depreciação – o valor de mercado que o veículo perde a cada ano – tende a diminuir conforme a idade do veículo aumenta, pois o seu preço de revenda permanece mais próximo ao valor de compra.

Outra vantagem de comprar caminhão usado é que muitos veículos já foram equipados com acessórios – como ar-condicionado e defletor de ar – por seus antigos donos. Desse modo, você economiza também nos gastos com adicionais.

Caçamba Basculante Graneleira Robustec

Muitas montadoras oferecem garantia estendida de dois anos para os seus veículos novos. Assim, é possível encontrar um caminhão seminovo ainda com a cobertura do fabricante. Além disso, é possível encontrar veículos muito bem conservados.

As concessionárias oferecem condições muito vantajosas para quem adquire um caminhão usado. Ao comprar o veículo em concessionárias, você tem a tranquilidade de saber que o veículo já foi vistoriado e revisado para revenda.

Saiba como escolher o melhor caminhão

Ao escolher o modelo de seu caminhão, certifique-se bem sobre qual é a melhor configuração para as suas necessidades e observe também o valor de revenda de cada modelo. A seguir, daremos algumas dicas para que você seja capaz de realizar o melhor negócio.

  1. Antes de sair para comprar um caminhão usado, você deve definir o que você quer: qual a marca, ano e modelo do seminovo, e também o quanto pretende gastar.
  2. Negocie com tranquilidade e não se deixe pressionar por argumentos que possam apressar o fechamento do negócio. Analise bem o veículo e, se for o caso, volte outro dia, depois de pensar bem.
  3. Sempre verifique a documentação do veículo para saber se há pendências ou restrições, como dívidas, multas e alienação. Também é importante checar se o licenciamento está em dia e se o IPVA e o seguro DPVAT foram pagos.
  4. Se for comprar à vista, tente negociar com desconto. Caso o negócio envolva a contratação de financiamento, verifique quais são as taxas de juros cobradas e outros custos envolvidos.
  5. Antes de decidir pela compra, faça um test drive no veículo, de preferência com carga, para avaliar a sua performance, dirigibilidade e conforto. Fique atento a barulhos estranhos, mau funcionamento da parte elétrica e acessórios no painel.
  6. No test drive, procure encontrar uma subida para verificar se o motor possui força suficiente para enfrentar obstáculos sem problemas. Na descida, observe se o freio motor não apresenta barulho em excesso.
  7. Atente também para barulhos nos rolamentos das rodas. Deixe a marcha desengatada por um instante para perceber melhor se há ruídos.

comprar caminhao usado

Veja quais itens devem ser inspecionados

  1. Faça uma vistoria completa do caminhão, atentando para as condições do motor, caixa de câmbio, embreagem, suspensão, conjunto de transmissão, pneus, lataria, parte elétrica e acessórios. Certifique-se de que o veículo não foi batido ou reformado.
  2. Confira o estado de toda a lataria, procurando por amassados, ondulações e diferenças de pintura que possam indicar que o carro já foi batido.
  3. Abra o capô e veja se há sinais de solda entre o painel e o para-lama, o que pode indicar que tenha sofrido uma colisão de frente.
  4. Uma boa estratégia é usar o truque do imã: enrole um imã numa flanela e passe pela lataria. Se a peça se soltar, é porque há massa plástica no local.
  5. Observe também as condições dos paralamas e para-choques, em busca de pontos de solda e de ferrugem.
  6. Veja se as portas fecham corretamente, com encaixe perfeito, atentando para barulhos e estalos. Qualquer anomalia poderá indicar que a porta não é original e foi trocada.
  7. Confira se os vidros são originais e possuem os dados do veículo impressos no canto. Abra e feche as janelas, para verificar se as máquinas de vidro funcionam perfeitamente.
  8. Cheque se todas as luzes estão funcionando corretamente e se não há problemas na parte elétrica.
  9. Observe se o interior da cabine está em boas condições, se os bancos e estofados estão bem conservados, se o volante e manoplas de troca de marchas funcionam bem, se o painel está em perfeitas condições.
  10. Ligue o motor para verificar se há fumaça em excesso, o que pode indicar a necessidade de uma retífica em breve. Barulhos estranhos, como falhas ao dar a partida, trepidações ou batidas metálicas, são sinais de problemas.
  11. Procure por sinais de umidade e marcas de óleo queimado no motor e em toda a parte mecânica do veículo, como nos pistões e mangueiras, que não devem estar ressecadas. Com o motor aquecido e funcionando em marcha lenta, remova a vareta de óleo e verifique se há excesso de saída de fumaça branca. Se possível, leve um mecânico de confiança para dar um parecer sobre o estado do motor e da caixa de marchas.
  12. Veja se não há rachaduras ou corrosões nas molas e pistões de suspensão e chacoalhe os pistões para conferir se não há folgas no sistema. Faça um test drive e, se possível, balance o caminhão para ver se não há problemas nos amortecedores.
  13. Confira se os pneus estão em bom estado e se o seu tamanho é compatível com o veículo. Observe os sulcos e as ranhuras da banda de rodagem para saber se estão ou não carecas. Procure por bolhas e rachaduras em toda a extensão dos pneus. Lembre-se de checar também a quinta roda.

Seguindo todas essas recomendações, você será capaz de comprar caminhão usado com um mínimo de riscos e certamente será capaz de realizar um ótimo negócio.

One thought on “Comprar caminhão usado: 20 dicas para fazer um ótimo negócio

Comentários não permitidos.