A importância da capacitação de operadores de máquinas

A capacitação dos funcionários é fator fundamental para a eficiência nas operações de máquinas, em setores como o agrícola e de transportes. Ela promove a redução do risco ao mínimo a partir da introdução de medidas técnicas ou organizacionais e de práticas seguras.

Em função da grande variedade de equipamentos utilizados, que muitas vezes necessitam de conhecimentos específicos para a sua operação. As normas regulamentadoras definem que todo operador deve ser habilitado, qualificado, capacitado ou autorizado para operar esses equipamentos.

Saiba como planejar a capacitação dos operadores

A capacitação dos operadores deve ocorrer, preferencialmente, antes que eles assumam a sua função na empresa, a fim de preparar os novos funcionários tenham conhecimento necessário sobre os procedimentos de segurança e saúde no trabalho durante o manuseio de máquinas e implementos.

Além disso, a capacitação deve ser realizada para a reciclagem do trabalhador sempre que ocorrerem modificações significativas nas instalações e na operação de máquinas e implementos.

A parte prática da capacitação pode ser realizada na máquina que o trabalhador irá operar e deve ter carga horária mínima de doze horas, além de ser supervisionada e documentada.

A capacitação deve incluir aulas teóricas e práticas, de modo que os funcionários possam aprender a identificar os riscos associados a cada máquina e as proteções específicas contra esses riscos, de modo a manter atualizados os procedimentos operacionais de segurança e saúde no trabalho.

Conheça as normas voltadas para a formação profissional

A norma regulamentadora NR-31 assegura que trabalhadores rurais que trabalham no manuseio de máquinas e equipamentos atuem de modo compatível com as suas funções e atividades.

Os objetivos da norma são identificar os principais problemas de segurança e saúde do setor, estabelecendo as prioridades de ação. Desenvolvendo os métodos efetivos de controle dos riscos e de melhoria das condições de trabalho; prescrever medidas de prevenção dos riscos no setor; avaliar permanentemente os impactos das atividades rurais no meio ambiente de trabalho, entre outros.

Farmers hold notebook, check modern tobacco fields.

De acordo com a NR-31, cabe ao Cabe ao empregador rural garantir condições adequadas de trabalho, higiene e conforto para todos os trabalhadores, segundo as especificidades de cada atividade. Realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e adotar medidas de prevenção e proteção. Promover melhorias nos ambientes e nas condições de trabalho, de forma a preservar o nível de segurança e saúde dos trabalhadores. Assegurar que se forneça aos trabalhadores instruções compreensíveis em matéria de segurança e saúde, bem como toda orientação e supervisão necessárias ao trabalho seguro, entre outras recomendações.

Atente para os cuidados com a segurança

Ainda segundo a NR-31, o empregador rural deve fornecer equipamentos de proteção e vestimentas adequadas aos riscos ao trabalhador, em perfeitas condições de uso e devidamente higienizados, bem como orientar quanto ao uso correto dos dispositivos de proteção.

Combine harvester machine

As máquinas e implementos devem ser utilizados segundo as especificações técnicas do fabricante e dentro dos limites operacionais e restrições por ele indicados, e operados por trabalhadores capacitados para tais funções.

Conheça as normas para os materiais de segurança

Desde janeiro de 2017, está em vigor a Resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece as normas obrigatórias para a amarração de cargas e trouxe mudanças importantes para o setor.

A nova legislação proíbe o uso de cordas para amarrar as cargas, pois elas apresentam resistência inferior a outros materiais usados para amarração, como as cintas de poliéster para amarração e elevação de cargas.

As carrocerias devem ter pontos de ancoragem capazes de suportar as cargas transportadas e os pontos de amarração não podem mais ser fixados diretamente na madeira da carroceria.

As cintas de amarração devem apresentar o fator de segurança 4:1 e ser asseguradas pela norma ABNT NBR 15637-1. Além disso, esses equipamentos estão de acordo com os padrões estabelecidos pela ISO 9001:2008.

Como vimos, a capacitação dos operadores de máquinas é muito importante e deve ser realizada seguindo as regulamentações da NR-31, de modo a controlar riscos, oferecer condições de trabalho adequadas e aumentar a eficiência e segurança.