A importância do uso de redes de contenção de cargas

Investir em redes de contenção de cargas é uma decisão extremamente vantajosa para as transportadoras, motoristas e também para os seus clientes. Seus benefícios vão muito além da praticidade e durabilidade, uma vez que esse tipo de produto também garante muito mais segurança durante todo o transporte.

Em seguida, saiba mais sobre a importância das redes de contenção de cargas, suas principais vantagens e como fazer a escolha certa na hora de escolher a sua.

Por que o uso das redes de contenção de cargas é importante?

Quando tratamos sobre o transporte de qualquer carga, tão importante quanto garantir a integridade dos veículos e dos itens que ali estão acomodados, é certificar-se de que as condições são totalmente seguras para o motorista e demais passageiros.

Nesse sentido, investir em bons implementos para a amarração de cargas é indispensável, como cintas de amarração, catracas e acessórios em geral, como barrigueiras, fivelas, suportes, dentre outros itens de primeira qualidade.

Pode parecer um mero detalhe, mas quanto mais robustos e bem fabricados forem esses produtos, mais segurança você garantirá à sua carga!

Quando tratamos sobre esse tipo de produto, a rede de contenção de cargas tem destaque especial, já que garante uma instalação muito mais prática e ainda proporciona uma área de contato maior junto aos itens transportados.

Esses diferenciais não só facilitam o trabalho dos motoristas e responsáveis pelo transporte dos produtos, como também aumentam o padrão de segurança da carga e de todo o processo de transporte em si, evitando tombamentos ou quedas de itens na estrada.

Quais os principais benefícios desse tipo de produto?

As vantagens de investir em uma boa rede de contenção de cargas são muitas. Entre as principais delas, podemos destacar ainda:

  • Mais velocidade no processo de amarração;
  • Melhor organização dos itens transportados;
  • Capacidade de adaptação conforme o volume e as características de cada carga;
  • Manejo mais simples se relacionado ao uso de diversas cintas de amarração;
  • Durabilidade maior que outros itens de amarração;
  • Mais segurança;
  • Não soma nenhum tipo de peso ao carregamento;
  • Mais fácil de ser dobrada e armazenada;
  • Pleno alinhamento às principais exigências legais sobre transporte de cargas.

redes de contenção de cargas - robustec

Vale mencionar que, desde 2017, a amarração de cargas é proibida em qualquer meio que não seja certificado para essa finalidade. Isso é o caso das tradicionais cordas, por exemplo, tornando o uso das redes de contenção de cargas ainda mais importante e indicado.

É a Resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que versa sobre o tema, sendo específica no seu artigo 4º sobre o tipo de material que pode ser utilizado nos dispositivos de amarração e informações adicionais, mencionando as próprias redes:

“Art. 4º Devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga, bem como dispositivos adicionais como: barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, mantas de atrito, separadores, bloqueadores, protetores, etc., além de pontos de amarração adequados e em número suficiente.”

Como investir na rede de contenção de cargas certa?

Ao procurar por uma boa rede de contenção de cargas, a primeira dica é buscar por uma produzida com material 100% poliéster e que receba tratamento químico especial para menor absorção de água, que garante muito mais durabilidade e resistência.

Além de seguir a todas as normas de segurança, garantindo assim uma utilização prática e segura, o produto em questão também deve oferecer diversas opções de montagem, de acordo com as necessidades específicas de cada carregamento.

A Robustec se destaca nesse mercado, pois oferece todos esses requisitos e ainda agrega diferenciais que fazem toda a diferença na qualidade final do produto, como ganchos e catracas em aço bicromatizado e tratamento térmico conforme exigência.

Disponível em diversos comprimentos, tamanhos e capacidades, a rede de contenção de cargas Robustec conta com as seguintes características:

  • Fator de Segurança: 2:1;
  • Elasticidade: 7%;
  • Capacidade: 3T;
  • Largura da Cinta: 50 mm;
  • Tamanho: 3m x 3m;
  • Elasticidade: 7%;
  • Temperatura de trabalho: entre -40°C e + 100°C;
  • Gancho: Triângulo.

Ficou interessado nessas vantagens? Quer conferir ainda mais detalhes sobre a nossa rede de contenção de cargas e outros itens exclusivos em toda linha de amarração de cargas? Então acesse o nosso site, navegue pelos nossos produtos e entre em contato conosco!