Adubação verde: o que é e qual sua função

adubação verde

A adubação verde, técnica de manejo que utiliza plantas como adubos verdes, traz inúmeros benefícios para o solo, como o aumento de nutrientes e da retenção de água.

Por outro lado, práticas agrícolas inadequadas, como o excessivo uso de agroquímicos e a reposição inadequada de nutrientes, podem afetar as propriedades do solo. Por isso, escrevemos esse artigo para falar sobre os benefícios da adubação verde.

Saiba o que é a adubação verde

A adubação verde é uma técnica de manejo que visa a fornecer nutrientes e contribuir para a conservação e melhoria da fertilidade do solo. Nesse sistema, uma determinada cultura é plantada apenas para manter o solo coberto e diminuir a erosão entre os períodos de plantios comerciais.

Geralmente, essa técnica utiliza as folhas de plantas leguminosas, como por exemplo feijões, vagens e ervilhas, que têm maior capacidade de absorver nitrogênio. Esse sal mineral é fundamental para o desenvolvimento das plantas, pois as leva a interagir com bactérias que estão no solo, fornecendo assim uma quantidade maior de nutrientes. Desse modo, o nitrogênio favorece o aumento da produção de biomassa vegetal.

Conheça os benefícios da adubação verde

A adubação verde favorece a melhoria da fertilidade do solo, reduz a quantidade de fertilizantes químicos utilizados e aumenta a produtividade no próximo plantio.

Além disso, essa técnica de manejo otimiza o processo de formação do húmus, matéria orgânica utilizada no solo como forma de cobertura. Ele ajuda o solo na retenção de água e aumenta a capacidade de infiltração, melhorando as condições físicas como a granulometria e evitando que apareçam crostas impermeáveis no solo.

Veja, em seguida, as vantagens da adubação verde:

  • Cobertura do solo com grande quantidade de massa verde;
  • Redução da infestação de plantas daninhas;
  • Aumento da capacidade de retenção de nutrientes do solo;
  • Proteção contra variações bruscas de temperatura;
  • Proteção do solo contra erosão;
  • Melhoria da biodiversidade do solo.

adubação verde

Entenda a importância do uso de leguminosas

A utilização de leguminosas contribui para o fornecimento de nitrogênio para outras culturas e protege o solo contra a erosão. Essas espécies se associam a bactérias fixadoras de nitrogênio do ar, transferindo-o para as demais plantas da lavoura. Elas também estimulam a população de fungos que aumentam a absorção de água e nutrientes pelas raízes.

De acordo com pesquisas, as plantas de cobertura são capazes liberar no solo quantidades de fósforo que correspondem a 40% da demanda da cultura de milho cultivado em sequência.

Existe ainda a possibilidade de associar a adubação verde com sistemas de plantio direto. Nesse caso, a adubação verde é utilizada com a finalidade de criar uma camada de proteção no solo e melhorar a infiltração de água.

A formação de grande quantidade de palhada favorece a proteção do solo e dificulta o estabelecimento de plantas invasoras. Dessa forma, essa camada sobre o solo faz com que o solo tenha mais umidade e fique menos sujeito a erosão.

Saiba como fazer a adubação verde

Os adubos verdes podem ser usados em sistema de pré-cultivo ou rotação de culturas. Nesse caso, eles são plantados antes ou depois de uma cultura para melhorar o solo para a cultura que será plantada depois.

Outra possibilidade é utilizar o adubo verde em consórcio com outras culturas, plantando-o em conjunto com a espécie a ser cultivada e em seguida realizando o corte e a deposição do material sobre o solo para fornecer nutrientes.

Porém, é preciso atentar para o momento adequado de corte das plantas. O corte tardio permite que as espécies introduzidas na adubação verde produzam sementes que serão liberadas no solo, podendo depois germinar e prejudicar a cultura seguinte.

Como vimos, o adubo verde é uma técnica de manejo muito útil, capaz de ampliar o número de nutrientes, melhorar a fertilidade, ajudar na retenção de água, evitar erosão e aumentar a produtividade.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como cuidar da fertilidade de seu solo? Então acesse este artigo sobre como plantar em solos não férteis e saiba mais sobre o assunto!