5 Dicas para aumentar a produtividade no campo

5-dicas-para-aumentar-a-produtividade-no-campo

Aumentar a produtividade no campo é essencial para ter resultados maiores no final de cada produção. O setor da agricultura também passa por problemas: pragas, infestações e produção baixa, por exemplo. Mas com o avanço da tecnologia e de vários estudos na área, é possível reverter certas coisas – e também evitar que determinadas situações desagradáveis aconteçam. Dessa forma, alternativas para aumentar a produtividade no campo se tornam cada vez mais comuns e acessíveis de se executar, o que contribui para que entrem na rotina da produção rural. 

Por isso, no artigo de hoje, preparamos 5 dicas de como você pode ter mais eficiência na agricultura. Confira:

Adote a Agricultura de Precisão

O sistema da Agricultura de Precisão possibilita conhecer mais a fundo a variabilidade do solo e do clima. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo o potencial fértil delas e dosar os defensivos agrícolas e fertilizantes que são utilizados. Isso tudo pode ser feito com técnicas e tecnologias específicas, como o uso de GPS, drones, armazenamento de dados na nuvem e sensores.

Faça a Rotação de Culturas

A Rotação de Culturas é feita para reduzir a exaustão do solo, variando as necessidades de adubação a cada ciclo. Embora não seja uma grande novidade no setor agrícola, esse processo acaba não sendo feito de maneira muito eficaz. O segredo é fazer um planejamento bem estruturado. Compreenda a aptidão agrícola de cada cultura, assim como elas interagem entre si. Esse processo não é instantâneo: ele leva tempo, porém deve ser flexível para o produtor entender as demandas dos produtos. Quando realizada corretamente, ajuda tanto a maximizar a produção rural quanto minimiza os impactos da atividade no meio ambiente.

Introduza espécies no cultivo

Certo animais contribuem muito para o equilíbrio do ambiente agrícola, e muitas vezes até auxiliam no equilíbrio ecológico e na sustentação do meio ambiente. A adição de determinadas espécies na plantação é uma prática que ajuda a melhorar diversos pontos. Confira:

  • Abelhas: especialistas europeus afirmam que a apicultura aumenta a produtividade no campo. As abelhas, além de produzirem o mel, também são excelentes polinizadoras, o que pode render uma colheita mais lucrativa.
  • Minhocas: elas auxiliam no fortalecimento das raízes, melhorando a concentração de nitrogênio e também transformando o adubo natural em um elemento mineral.
  • Algas: elas possuem uma absorção rápida de cálcio e magnésio, o que faz com que microorganismos encontrem nelas abrigo, e assim, elas viram uma forte fonte de alimentação para o gado.

Utilize o sistema de Plantio Direto

O sistema de Plantio Direto é um método eficaz e extremamente prático de manejo da terra. Ele reduz os custos com a preparação da lavoura, evita a compactação do solo, a erosão e também a perda de nutrientes. Além disso, esse sistema reduz operações no campo como a aração. No Plantio Direto, a palhagem e outros restos vegetais de culturas anteriores são mantidos na superfície, o que gera uma proteção maior à terra. 

Use equipamentos de alta tecnologia

Para aumentar a produtividade no campo, é essencial que você utilize, na produção, equipamentos de alta tecnologia e inovação. Queremos te mostrar duas máquinas da Robustec que auxiliam na eficiência e segurança. O Roblift Agro é um reboque multiuso desenvolvido especialmente para o trabalho no campo, que pode ser acoplado em tratores agrícolas. Possui um exclusivo braço hidráulico independente, que faz a carga e descarga dos produtos com segurança e agilidade, mesmo em locais de difícil acesso. 

A Nova Caçamba Graneleira Evolution é a novidade da Robustec. Com design inovador, ela é ainda mais robusta e de qualidade superior, podendo ser utilizada no transporte de produtos a granel e também materiais paletizados, em big bag ou até mesmo implementos. Com estrutura reforçada, tem ótimo desempenho, durabilidade e garantia de fábrica.

Essas foram as nossas dicas para aumentar a produtividade no campo. Gostou desse conteúdo? Então fique de olho em nosso blog para mais artigos como este. Até a próxima!