Tudo sobre amarração de cargas para mais segurança na estrada

Uma amarração de cargas bem feita e com equipamentos adequados é imprescindível para garantir a segurança, eficiência e economia no transporte. Com um bom planejamento, respeito às normas e uso de materiais resistentes e de qualidade, você pode assegurar uma viagem muito mais tranquila e sem imprevistos.

Para fixar bem a carga, é preciso considerar fatores como a qualidade e resistência do equipamento utilizado, os pontos de ancoragem do veículo, a distribuição da carga na carroceria, as forças incidentes sobre a carga durante o percurso, entre outros. Desse modo, é possível minimizar as situações de perigo possíveis de ocorrer durante o transporte, como o desprendimento ou deslocamento da carga.

Ao utilizar as cintas, você deve verificar o tipo de amarração mais adequado para cada carga transportada e observar as dicas e recomendações de segurança. Devem ser observados os procedimentos de amarração corretos para os diferentes tipos de carga, sejam elas dinâmicas, líquidas, fracionadas, secas, indivisíveis ou volumosas.

A boa distribuição de carga na carroceria reduz a probabilidade de acidentes de trânsito e melhora o desempenho das operações de transporte. Por outro lado, uma má distribuição da carga pode causar problemas como excesso de peso por eixo, desgaste dos pneus, diminuição na capacidade de frenagem, redução da estabilidade do veículo e danos às estradas.

Você também deve ficar atento às novas normas de amarração do Contran. Desde janeiro de 2017 está em vigor a Resolução 552, que proíbe o uso de cordas, recomenda o uso de cintas de poliéster, estabelece os critérios para os pontos de ancoragem, entre outras medidas de segurança.

Entre os conhecimentos necessários para dominar a amarração de cargas, destacamos:

  • Procedimentos recomendados e cuidados na amarração.
  • Dicas para uma amarração mais eficiente.
  • Como evitar problemas na amarração de cargas.
  • Como distribuir bem a carga no seu caminhão.
  • Como transportar os diferentes tipos de carga.
  • Conheça as normas de amarração do Contran.

Para que você entenda cada detalhe dessas questões tão importantes e saiba como aplicar esses conhecimentos no transporte, a Robustec elaborou o eBook Amarração de cargas para mais segurança nas estradas.

Clique abaixo para acessar o material completo:

Acessar eBook