Aplicativo para caminhoneiro. Os principais apps para a rotina na estrada

aplicativo para caminhoneiro

Os smartphones colocaram a tecnologia na palma da mão e também a levaram para a estrada. Já existem aplicativos para caminhoneiros muito úteis e capazes de ajudar os motoristas nas suas atividades diárias. Os apps trazem recursos como localizar as melhores rotas, calcular distâncias, encontrar postos de gasolina e os melhores preços de combustíveis, localizar oficinas, entre muitas outras funcionalidades.

1. Sontra Cargo

O primeiro aplicativo para caminhoneiro que indicamos é o Sontra Cargo, com ele você pode encontrar fretes facilmente. O cliente informa dados básicos, como o tamanho da carga e a localização de origem, o destino, o tipo de caminhão e carroceria necessários para o transporte. Então, os mais de 100 mil caminhoneiros cadastrados podem se oferecer para realizar o frete. O aplicativo é gratuito.

2. Google Maps

aplicativo para caminhoneiro

O Google Maps é conhecido como um dos melhores aplicativos para identificar rotas. Ele funciona em qualquer aparelho celular, e pode ser usado como GPS. Basta colocar os detalhes de origem e destino, e o Google Maps vai verificar trajetos e distâncias entre dois ou mais pontos, identificar o caminho mais curto e dar as orientações para você chegar até lá. Recentemente, o aplicativo ganhou novas funções e recebe informações sobre o trânsito, funcionando de modo quase semelhante ao Waze.

3. Waze

O Waze é uma ferramenta de navegação por GPS com recursos colaborativos atualizados em tempo real. Ele funciona com base em informações divulgadas pelos próprios motoristas, que se unem em busca das melhores rotas para escapar do trânsito. O aplicativo traz informações sobre acidentes, obras na pista e batidas da polícia ou radares móveis. Com isso, o motorista de caminhão consegue evitar atrasos ou transtornos no caminho.

4. AccuWeather

Esse aplicativo de previsão do tempo utiliza o GPS do smartphone para indicar a previsão do tempo local. Com ele, quem vai pegar estrada pode se informar com bastante precisão sobre as condições climáticas que terá de enfrentar.

5. Gasspass – Preço dos Combustíveis

aplicativo para caminhoneiro

Muitas vezes, o motorista precisa ficar um tempão procurando um posto, e depois ainda tem que pagar caro pelo combustível. Para resolver esse problema, esse aplicativo tem por função indicar a localização dos postos de combustível nas redondezas. Para isso, ele usa o recurso de GPS do smartphone. Além disso, o app traz informações sobre o preço cobrado em cada posto.

6. SOS Motors

Quando você quer encontrar oficinas mecânicas, lojas de autopeças, funilarias, lojas de rodas e pneus, serviços de alinhamento/balanceamento, entre outros, o SOS Motors (Android) é o aplicativo indicado. Ele busca os estabelecimentos por proximidade e em qualquer localidade do país, apresentando a listagem por categorias e integração com mapa e recurso de como chegar ao destino.

7. Iveco Brasil

Esse aplicativo gratuito permite ao motorista definir a melhor rota para o seu destino, calcular qual será o gasto com combustível para essa rota, localizar postos de gasolina, saber o valor de pedágio, entre outros recursos úteis.

aplicativo para caminhoneiro

8. SmallSpend

Os gastos diários nas estradas precisam ser bem controlados; do contrário, eles podem chegar ao ponto de endividar o motorista. Pensando nisso, foi criado o SmallSpend, o aplicativo perfeito para controlar os gastos com refeições, lanches, cafés, abastecimentos e qualquer outra despesa. O aplicativo exibe tabelas e gráficos comparativos que permitem a fácil visualização dos gastos e apresenta opções possíveis de economia.

9. uCar

Esse aplicativo possibilita monitorar todos os gastos com manutenção e abastecimento do caminhão. Com uma interface de simples utilização, esse app permite visualizar a média de consumo de combustível, os gastos com revisões ou manutenções, e também apresenta ao usuário qual é o posto de gasolina mais próximo.

10. Drive Awake                      

Este app tem a importante função de ajudar a manter o motorista acordado na estrada. Ele deve ser colocado em uma posição em que a câmera do smartphone consiga detectar o rosto do motorista. Se a câmera identificar indícios de sonolência, o aplicativo dispara um alarme.

Como você pôde notar, os aplicativos são muito úteis na estrada e podem tornar a sua viagem mais eficiente, produtiva e segura. Mas lembre-se de que usar o celular enquanto dirige é proibido e perigoso. Por isso, deixe para usar o aplicativo para caminhoneiro quando não estiver no volante.

Você gostou da nossa seleção dos melhores aplicativos para caminhoneiros? Então compartilhe esse post nas redes sociais e ajude a facilitar a vida de seus colegas de estrada!