Aumento de produtividade na pecuária

produtividade na pecuária - robustec

O setor agropecuário representa quase um quarto de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Embora a produtividade na pecuária seja uma realidade, nem todo produtor percebe esse sucesso em seu negócio.

Com números tão relevantes, práticas inovadoras que refletem resultados e técnicas modernas, a pecuária é um setor repleto de oportunidades de crescimento. Quais são os caminhos para ver esse crescimento refletido na realidade de todo produtor rural.

Conhecer os métodos para aumentar a produtividade pode ser um grande desafio profissional, mas não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Algumas dicas práticas podem impulsionar você para a direção certa.

Que tal entender melhor o que você pode fazer para experimentar um real aumento de produtividade na pecuária? Acompanhe!

Confira alguns pontos básicos para aumentar a produtividade na pecuária

Para se destacar em um cenário concorrido, é importante ter algumas coisas em mente. Com as ferramentas e os métodos mais eficazes, o crescimento será o caminho natural. Veja alguns exemplos do que você pode colocar em prática para aumentar a sua produtividade.

Tenha atenção e planejamento

Antes de tudo, o pecuarista deve olhar para as suas áreas de pastagem assim como o agricultor olha para a lavoura. O que isso significa na prática? Significa tomar alguns cuidados que nem sempre são os mais óbvios.

produtividade na pecuária - galinhas - robustec

Enquanto de um lado é preciso se preocupar com a fertilidade do solo, com as condições das plantas e identificar os melhores pontos de colheita, do outro é preciso levar em consideração fatores como suplementação, reprodução, genética e sanidade, para citar alguns exemplos.

Aumentar a produtividade também significa fazer valer todo o investimento prévio em todas essas questões, por isso a palavra-chave é: planejamento.

Garanta as melhores condições de pastagem

A pastagem dos animais é um fator diretamente ligado às suas condições de saúde, qualidade de vida e, consequentemente, à qualidade do produto final que será obtido a partir dele.

Sendo assim, ao gerir uma fazenda ou propriedade rural, é preciso pensar na fertilidade como um todo.

produtividade na pecuária pasto - robustec

Garanta um bom manejo das águas, para que as pastagens tenham reservas para a seca e boa estrutura radicular, trabalhe com gramíneas com maior tolerância aos períodos de seca, como o capim Andropogon, por exemplo, e empregue o uso de gesso, que faz a pastagem ter um sistema radicular mais profundo.

Invista em tecnologia e novos recursos

A tecnologia veio para melhor a sua vida, inclusive no setor pecuário. Com alguns recursos tecnológicos, já é possível promover melhoramentos genéticos, pesquisas de qualidade e inclusive planejamentos mais precisos e eficazes.

O aumento da produtividade do setor fica mais fácil quando usamos a tecnologia a nosso favor e, cada vez, a competitividade do setor estará atrelada a esse fator.

Mais que insumos sofisticados, precisos e inteligentes que podem ser usados diretamente nos ambientes em que os animais são criados, existem aplicativos e ferramentas que oferecem soluções de inteligência e coleta de dados.

Nesse sentido, a maior dica é sempre estar atento ao que há de novo e nunca deixar de inovar em seus processos!

Mantenha um sistema integrado

Produtividade elevada também envolve um melhor aproveitamento da sua área e recursos. O Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um exemplo disso.

produtividade na pecuária - agricultura - robustec

Trata-se de uma forma viável para a recuperação de pastagens e melhorar o planejamento das atividades. Com ele, você investe em rotação das atividades de agricultura, pecuária e floresta dentro da mesma propriedade rural.

Assim, você não apenas aproveita melhor os espaços, como utiliza todos os seus recursos de forma integrada. É economia e um melhor rendimento para o seu negócio.

Quer saber ainda mais sobre o assunto?

Gostou de conhecer os principais cuidados que podem lhe ajudar a garantir uma melhor produtividade na pecuária? Quer conhecer ainda mais cuidados e técnicas para se destacar nesse segmento?

Então continue acompanhando o blog da Robustec para não perder as melhores novidades sobre o assunto! Confira também a nossa linha de produtos agroavícolas e garanta o melhor padrão de qualidade para cuidar da sua criação.