logo

Caçamba para entulhos: qual é a mais adequada?

Blog_ROB_20_021-Caçambas-no-trabalho-com-entulhos-1024x640

Quem trabalha com transporte de entulho e materiais de reciclagem precisa contar com caçambas capazes de oferecer resistência, segurança e agilidade para as operações.

O equipamento utilizado deve ser capaz de agregar toda a agilidade e versatilidade que as empresas de reciclagem e entulho precisam. Tudo isso sem abrir mão da praticidade e segurança necessárias aos operadores.

Mas você sabe como o entulho é definido e classificado? Qual é a caçamba para entulhos mais adequada? Neste artigo, vamos abordar esses assuntos e dar dicas para otimizar as suas operações. Confira!

Entenda a importância de fazer o descarte correto

O descarte de entulhos e materiais provenientes de construções, reformas, demolições e outros tipos de obras deve ser feito de modo correto para não afetar o meio ambiente.

Afinal, os rejeitos de obras e reformas não são considerados lixo comum. Esses materiais geralmente são tóxicos, e por isso podem contaminar o meio ambiente. Além disso, esses materiais costumam ser volumosos, ocupando grandes áreas, e levam anos para se decompor. Por isso, exigem um tratamento diferenciado e uma destinação adequada.

Cabe ao responsável pela obra se certificar de que todos os resíduos sejam destinados à reciclagem e recebam o tratamento ambientalmente adequado para cada tipo de material.

A remoção e destinação correta do entulho são de responsabilidade do gerador. Esse descarte é fiscalizado de acordo com as leis e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Saiba como é definido e classificado o entulho

Os resíduos conhecidos popularmente como entulho são aqueles gerados em construções, reformas, reparos e demolições, segundo definição da resolução nº 307/2002 do Conama.

O entulho de obras é regido por leis federais e municipais, com o objetivo de minimizar a produção de rejeitos e minimizar os seus impactos no meio ambiente. Além disso, essas normas visam a ampliar ações de reciclagem e de reaproveitamento de materiais.

O entulho pode ser classificado em quatro diferentes categorias, de acordo com a natureza do material:

  • Classe A: resíduos recicláveis e reutilizáveis na forma de agregados, como blocos, tijolos, placas de revestimento, alvenarias, argamassa, telhas, concreto e solo;
  • Classe B: resíduos recicláveis utilizados no próprio canteiro de obras ou encaminhados para centros de reciclagem, como restos de papel, papelão, plástico, vidro, metais e madeiras;
  • Classe C: resíduos que não possuem técnicas ou aplicações para reciclagem e reaproveitamento;
  • Classe D: resíduos considerados perigosos, como solventes, amianto presente nas calhas, tintas e óleos. Também se encaixam nessa categoria os resíduos provenientes de construção, reparo ou demolição de ambientes hospitalares e industriais.

Saiba como escolher uma caçamba para entulhos adequada

As caçambas basculantes são usadas para o transporte dos mais diversos tipos de materiais pesados, como materiais de construção e demolição, cimento, ferramentas, entre outros.

Com esses equipamentos, você ganha agilidade na carga e descarga e otimiza o uso do caminhão. Desse modo, o veículo permanece ocioso por menos tempo e pode transportar diversos tipos de materiais diferentes, conforme a sua necessidade.

Adaptáveis para as mais diversas situações, as caçambas basculantes Robustec são equipadas com o sistema roll on/roll off, capaz de fazer a carga entrar e sair pelos seus próprios meios. Elas possuem um sistema completo de acionamento e basculamento hidráulico que permite o carregamento e o descarregamento de entulhos com facilidade de operação.

Essa caçambas foram projetadas para o transporte de vários materiais pesados, como materiais de construção, ferramentas de construção, cimento, madeira, entre outros.

Entre as principais características da caçamba Robustec, podemos destacar:

  • Acabamento diferenciado com pintura PU acrílica e articulação rebaixada;
  • Reforço de aço de alta resistência e montagem em gabarito das soldas;
  • Bomba de alta vazão para maior velocidade na carga e descarga;
  • Chassi em tubo, que garante um basculamento mais seguro;
  • Sistema de fixação por talas que garante maior estabilidade;
  • Variedade de aplicações, tanto no campo quanto na cidade.

Como vimos, os entulhos precisam ser recolhidos e transportados corretamente, de acordo com a legislação e o cuidado com o meio ambiente. Para maior eficiência nas operações, devem ser usadas caçambas para entulho robustas e resistentes, desenvolvidas para trabalhos pesados.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre as caçambas basculantes e implementos rodoviários Robustec? Acesse aqui!

VEJA TAMBÉM: