Cinta de amarração: segurança para as suas operações

cinta de amarração - robustec

Prezar pela segurança no processo logístico e transporte de cargas é essencial, tanto para a integridade dos produtos, quanto para as pessoas envolvidas nas operações. Nesse sentido, equipamentos de segurança como a cinta de amarração, por exemplo, se tornam essenciais ao trabalho, já que envolvem a carga, impedindo que ela se movimente ou caia para fora do caminhão.

Nesse artigo, vamos falar sobre os cuidados necessários, tanto ao escolher as cintas adequadas para o seu trabalho, quanto ao efetivar a amarração. Aproveite para conhecer as vantagens das cintas de amarração da Robustec.

Cuidados ao escolher a cinta de amarração

1. Escolha a cinta adequada para o seu trabalho

Os diferentes modelos de cintas de amarração dizem respeito a quantidade de carga que elas suportam. Assim, antes de comprá-la, o ideal é conhecer características do produto transportado, como o peso, por exemplo. 

Além disso, o formato dos ganchos na ponta da cinta, bem como a presença ou ausência de catracas, podem variar de acordo com a sua necessidade de fixação.

2. Trabalhe a distribuição do peso da carga

É muito importante que a carga não se concentre em apenas uma parte da carroceria. As normas de segurança recomendam que essa ancoragem possa suportar as determinadas forças:

  • 80% a 100% do peso na frente;
  • 50% do peso nas laterais e traseira;
  • 20% do peso para cima.

3. Nunca dê nós na cinta de amarração

Outro fator essencial para garantir a segurança do transporte, é que as cintas de amarração estejam em bom estado. Isso diz respeito ao seu estado de conservação, mas também à maneira como ela é usada pelo operador. 

Por isso, jamais dê nós na cinta de amarração. Além de encurtar a vida útil do equipamento, essa ação pode comprometer suas funções e provocar acidentes.

4. Escolha cintas de amarração que se adequam às normas de segurança

O processo de amarração de cargas é regido por um conjunto de normas, capazes de padronizar as operações e garantir o máximo de segurança aos envolvidos.

Por isso, ao comprar uma cinta de amarração, verifique se ela atende às seguintes normas:

  • Norma 552 do Contran: regulamenta e orienta dispositivos de amarração, trazendo requisitos mínimos de segurança para o transporte de cargas;
  • Norma Regulamentadora 17: traz as exigências relacionadas à ergonomia, segurança e desempenho que precisam ser adaptadas às demandas dos operadores;
  • ABNT NBR 15883-1: especifica o cálculo para o número mínimo de conjuntos de amarração necessários para a correta fixação de carga;
  • ABNT NBR 15883-2: prevê os requisitos de segurança para o uso e para os ensaios dos materiais de amarração;
  • Norma Regulamentadora 12: conta com as referências técnicas e medidas de proteção para garantir a integridade física e a saúde dos operadores.

Vantagens da cinta de amarração Robustec

Qualidade na fabricação, resistência e firmeza são apenas algumas das vantagens oferecidas pelas cintas de amarração Robustec. Além de seguirem as normas citadas acima, elas asseguram a integridade dos produtos e garantem a segurança das pessoas envolvidas no transporte. 

Veja outras características das cintas de amarração Robustec:

  • 100% poliéster
  • Alta resistência
  • Baixa absorção de água
  • Variedade de modelos
  • Diversidade de ganchos
  • Tratamento químico e térmico
  • Certificadas e adequadas às normas de segurança

Esse foi o nosso artigo sobre a cinta de amarração para caminhões. Esperamos que ele tenha te ajudado a decidir o tipo de equipamento ideal para as suas operações. Se você ficou interessado nas cintas de amarração da Robustec, clique aqui para falar com um de nossos vendedores e solicitar um orçamento.