Cintas de amarração: como identificar as melhores para amarração de cargas?

Contar com boas cintas de amarração é fundamental para garantir a integridade dos produtos que são movimentados, bem como a segurança das pessoas envolvidas nas operações.

Contudo, com tantos modelos disponíveis no mercado, às vezes é difícil reconhecer quais opções oferecem a qualidade ideal para atender às necessidades próprias dos processos de amarração de cargas.

Sabendo disso, preparamos este artigo com informações completas sobre o que levar em consideração na hora de escolher a sua cinta, seja para suas demandas logísticas ou ainda para revender. 

O que levar em consideração na escolha das cintas de amarração?

Sabendo que as melhores cintas de amarração garantem processos de movimentação mais seguros e bem-sucedidos, é fundamental adotar alguns cuidados na hora de adquirir esse tipo de produto. Nesse sentido, entre os pontos que mais merecem atenção, destacam-se: 

Adequação às normas

Adquirir produtos certificados é o primeiro passo para garantir que eles tenham a qualidade e a segurança que você precisa. No caso das cintas, as principais normas e padrões a serem observados são:

  • Norma 552 do Contran: regulamenta e orienta dispositivos de amarração, trazendo requisitos mínimos de segurança para o transporte de cargas;
  • Norma Regulamentadora 17: traz as exigências relacionadas à ergonomia, segurança e desempenho que precisam ser adaptadas às demandas dos operadores;
  • ABNT NBR 15883-1: especifica o cálculo para o número mínimo de conjuntos de amarração necessários para a correta fixação de carga;
  • ABNT NBR 15883-2: prevê os requisitos de segurança para o uso e para os ensaios dos materiais de amarração;
  • Norma Regulamentadora 12: conta com as referências técnicas e medidas de proteção para garantir a integridade física e a saúde dos operadores.

Qualidade da costura

Depois de observar as certificações técnicas da cinta de amarração, o segundo passo é analisar a qualidade de sua costura.

O ideal é que a trama tenha um número maior de fios, garantindo que o conjunto tenha mais força, resistência e maior vida útil.

Com um volume elevado de tramas, os fios do urdume também não correm o risco de se afastar, ocasionando aberturas na fita e fazendo com que a mesma se enrosque na carga.

Um diferencial importante são os fios auxiliares, que não deixam que a trama se desfaça em caso de rompimento dos fios, e lhe conferem uma integridade significativamente maior.

Padrão de resistência

Além de escolher uma cinta de amarração com resistência adequada ao peso das cargas que você deseja movimentar, o ideal é também se atentar ao seu padrão de fabricação.

Isso porque, algumas empresas fazem a testagem das cintas antes que sua costura seja feita e a montagem dos conjuntos seja concluída.

Dessa maneira, a capacidade de carga obtida no teste é irreal, já que as tensões da costura e o rompimento de alguns micro-filamentos geram perdas de resistência.

Sendo assim, fique atento aos fabricantes que testam seus produtos da maneira correta, após a confecção de todo o produto, e que indicam sua capacidade de forma adequada.

Absorção de água

Muitos não se dão conta, mas o índice de absorção de água também está diretamente relacionado à resistência, qualidade e durabilidade das cintas de amarração.

Quando o produto absorve muito líquido ou mesmo favorece a aderência de partículas sólidas, seus microfilamentos são comprometidos e o manuseio é prejudicado.

Por isso, observe os materiais com que a cinta é feita e o seu padrão de pigmentação, para certificar-se de que o fio esteja devidamente protegido contra essas condições.

Etiqueta

Por fim, as informações mais importantes sobre a cinta de amarração devem estar contidas em sua etiqueta, e padrões inadequados de fixação podem indicar fabricantes pouco confiáveis. 

A etiqueta sempre deve ter duas partes: uma externa e outra interna (que também é conhecida como caixa preta). 

Na parte de fora, devem estar contidas suas instruções de uso. Já na interna, devem estar preservados os dados de origem do produto.

Por que escolher as cintas de amarração Robustec?

Todos os diferenciais mencionados acima passam pela garantia de excelentes fabricantes, e por isso optar por marcas de referência na área pode fazer toda a diferença na hora de escolher sua cinta de amarração.

Desde 2001, a Robustec é referência absoluta na elaboração desse tipo de produto, e agrega diferenciais como:

  • Atenção às principais normas nacionais e internacionais do segmento, além de certificação própria de gestão de qualidade;
  • Uso de fios 100% virgens, que aumentam a capacidade de carga e a vida útil da cinta. Eles são confeccionados para ter uma superfície lisa e homogênea, que diminui o rompimento dos microfilamentos, e contam com fio auxiliar da trama;
  • Padrão de resistência elevado e testado adequadamente, com produtos que atingem um nível até 60% maior do que a carga de ruptura;
  • Redução da absorção de água e impregnação de partículas sólidas, graças à escolha minuciosa dos fios, ao excelente padrão de tecelagem e à proteção conferida durante a pigmentação;
  • Padrões de etiquetagem corretos, máxima segurança e rigoroso padrão de qualidade.

Agora que você sabe como escolher a cinta de amarração ideal e conhece os diferenciais da Robustec na área, não deixe de conferir as soluções de nosso catálogo. Clique aqui e acesse nossa linha completa de produtos.