Como acabar com o estoque parado na loja de ferragens

Adotar ações para evitar o estoque parado na loja de ferragens é indispensável para qualquer ferragista nos dias de hoje.

Como todos sabem, estoque parado é aquele que possui muitos itens acumulados ou sem saída.

Mais do que um resultado de problemas nas vendas, o estoque parado também é fonte de inúmeros prejuízos, que precisam ser evitados ao máximo pelos lojistas, especialmente no mercado atual, que é cada vez mais dinâmico e concorrido.

Entre os problemas que o estoque parado na loja de ferragens pode gerar, está o aumento nos custos de manutenção, perda de itens por sazonalidade ou até validade, endividamentos e perda de liquidez.

Não importa qual seja o tamanho da sua loja, é muito importante saber como evitar todas essas questões e garantir um melhor giro para as mercadorias armazenadas.

A seguir, confira as melhores dicas para não sofrer com o estoque parado na loja de ferragens!

Como evitar estoque parado na loja de ferragens?

Para que o estoque parado na loja de ferragens não gere prejuízos para os seus negócios, alguns cuidados são fundamentais. Confira os principais deles e descubra como agir para que a sua empresa conquiste o giro ideal de produtos:

Conheça o seu público

O estoque parado muitas vezes pode ser consequência da falta de conhecimento sobre o público-alvo.

Na hora de comprar os produtos que serão armazenados, muitos fatores precisam ser levados em consideração a respeito do catálogo.

Por exemplo, certas mercadorias saem muito mais que outras, alguns itens vendem menos em determinadas épocas do ano, alguns produtos passam por momentos de popularidade maiores que outros, e assim por diante.

Para evitar o estoque parado na loja de ferragens, é preciso entender esses aspectos e como o mercado os influencia.

Isso significa observar em quais épocas do ano certas demandas são maiores do que outras, quais itens tem mais giro e demandam compras maiores, quais marcas dominam as vendas em detrimento de outras, e assim por diante.

Pode parecer um aspecto básico, mas esse tipo de detalhe faz toda a diferença entre um armazenamento equilibrado ou um estoque parado na loja de ferragens.

Realize boas promoções

Quando você perceber que certas mercadorias estão paradas por muito tempo no seu estoque, uma boa saída é realizar algum tipo de promoção que atraia novos compradores para elas.

Por mais efetiva que esse tipo de tática seja, procure não recorrer a ela sempre. Isso porque, quando promoções são muito frequentes, os consumidores percebem e perdem seu senso de urgência para aproveitá-las.

Além disso, certifique-se de que as campanhas realizadas sejam realmente vantajosas, com preços e condições que levem as pessoas a realizar a compra de produtos que não fariam no momento (claro, também cuidando para não comprometer muito os lucros).

Gerencie o seu estoque

A última dica é mais geral e vale para evitar qualquer tipo de estoque parado na loja de ferragens: nunca abra mão de um bom gerenciamento!

Seja nos pequenos comércios ou entre grandes lojistas, não é incomum encontrar processos de armazenamento mal definidos e sem controles precisos.

A falta de acompanhamento e de padrões gerenciais é perfeita para o estoque parado, já que favorece o direcionamento equivocado de produtos e impossibilita uma visão precisa sobre os problemas que precisam ser corrigidos.

Com isso em mente, nunca abra mão de fazer inventários, controlar os custos e receitas, monitorar as vendas e suas demandas, e até de utilizar bons softwares de logística e armazenamento.

Por meio de alguns cuidados básicos como os mencionados, certamente o estoque parado na loja de ferragens será um problema cada vez menor no seu negócio! Quer ficar por dentro de ainda mais dicas imperdíveis como essas? Então continue acompanhando as novidades do nosso blog.