Como aplicar logística de transporte nas suas entregas

A logística de transporte tem um grande impacto no resultado final de uma operação. Ela possibilita que os produtos cheguem aos consumidores no local e momento exatos, de modo a suprir as demandas de consumo e alimentar a cadeia de abastecimento.

Além disso, uma gestão logística adequada permite desenvolver estratégias para a redução de custos e o aumento da eficiência em todo o processo, da produção à entrega do produto final.

Saiba o que é logística de transporte

A logística é um conceito amplo, que trata das tarefas de planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação e o armazenamento de cargas de maneira eficiente. Ela controla todos os processos dentro e fora da transportadora, a fim de otimizá-los.

De modo mais específico, a logística de transporte pode ser definida como o ramo da logística responsável pela definição do modal ideal para transportar a maior quantidade de mercadorias, da maneira mais rápida e com os menores custos possíveis. Ela garante que todas as tarefas ocorram integralmente e que os prazos de entrega sejam cumpridos. Tudo isso sem esquecer um aspecto muito importante: a segurança.

Entenda como funciona a logística de transporte

A logística, portanto, vai muito além da simples movimentação e armazenagem de produtos. Ela é responsável por administrar toda sorte de recursos financeiros e materiais das empresas, incluindo a produção, o armazenamento, transporte e a distribuição desses materiais.

A logística pode ser dividida em quatro partes. Confira, em seguida:

Suprimentos

Também chamada de gestão de matéria-prima e suprimentos, é um dos procedimentos mais essenciais para a transportadora. Isso porque ela gerencia o necessário para a produção, englobando o pedido ao fornecedor, o transporte, o armazenamento e a distribuição dos produtos.

logística de transporte

Produção

Refere-se ao processo de fabricação ou movimentação de materiais dentro da empresa, de modo a controlar o estoque do que será produzido. Ela envolve todo o fluxo de materiais, o abastecimento e a distribuição inicial do produto pronto. Além disso, avalia a necessidade de mercado, de modo a evitar desperdícios e garantir o crescimento e o lucro da empresa.

Distribuição

A distribuição física ou logística de saída refere-se ao processo que envolve os produtos acabados desde o momento em que são armazenados até a hora em que são entregues aos consumidores finais.

A logística de distribuição gerencia o pedido do cliente e controla os meios de distribuição. Ela administra o estoque do produto fabricado, a armazenagem e a entrega para o consumidor final.

Para alcançar melhores resultados, as empresas precisam obter dados sobre demanda de clientes, controlar o atendimento de pedidos e fazer o rastreamento das entregas.

Logística reversa

Envolve o fluxo inverso de produtos, dos clientes para a empresa. Ela tem um papel sustentável, pois possibilita o reuso de materiais, fazendo-os voltar ao estoque sempre que estiverem em boas condições ou possam ser reciclados. Do contrário, é realizado o descarte adequado da matéria-prima.

Saiba como otimizar os seus processos logísticos

Para que as funções de suprimentos, armazenagem, produção e distribuição funcionem de modo integrado, todos os elos da cadeia de suprimentos, desde o fornecedor até o consumidor, devem trabalhar em conjunto para alcançar os melhores resultados.

Afinal, de nada adianta uma mercadoria ser produzida rapidamente, se ela depois demorar meses para chegar às mãos dos consumidores.

logística de transporte

A logística de transportes deve garantir a entrega da carga com integridade, dentro do prazo estipulado, pelo menor custo possível e com um máximo de segurança. Isso vai influenciar na percepção que o comprador tem da qualidade do produto ou serviço prestado.

Por isso, é muito importante que se tenha uma estratégia eficiente e um planejamento que contemple a atualização contínua e a qualificação dos responsáveis por cada etapa do processo logístico.

Além disso, é importante utilizar equipamentos de amarração adequados, estar com a manutenção dos veículos sempre em dia e respeitar as exigências da legislação. Isso garante a segurança dos seus operadores e assegura a continuidade do seu negócio.

Atualmente, a tecnologia torna a rotina de diversos segmentos muito mais eficiente. Já existem inúmeras inovações capazes de facilitar o transporte e deixá-lo ainda mais seguro. Com a utilização de softwares integrados, é possível fazer um controle completo da operação e acompanhar todo o caminho de um produto, desde seu envio até a entrega ao comprador final.

Tenha mais segurança nas estradas

A fim de garantir uma viagem mais segura, é muito importante contar com equipamentos que tragam segurança, praticidade e firmeza para a sua carga.

As cintas de amarração Robustec oferecem alta resistência, mobilidade, firmeza e segurança. Feitas de material 100% poliéster, de alta resistência, elas garantem a integridade dos produtos durante o transporte e contribuem também para a segurança dos motoristas.

logística de transporte

Com mais de 30 itens diferentes, a linha de cintas de amarração Robustec possui diversas opções de montagem e capacidade, de acordo com as necessidades de fixação de cargas dos clientes. Elas se casam perfeitamente com equipamentos como catracas rodoviárias, catracas náuticas e agrícolas, suportes, cabos para guinchos e fixadores para prender cordas a cabos de aço.

Disponíveis em diversos comprimentos, tamanhos e capacidades, as cintas são aditivadas com proteção anti-UV, resistente aos raios solares e adequadas aos padrões de segurança.

Além disso, a Robustec dispõe de uma completa linha de acessórios para amarração de cargas com tudo que você precisa para amarrar suas cargas com segurança, como presilhas, esticadores e terminais de fixação.

Como vimos anteriormente, a logística de transporte é fundamental para a otimização dos processos de entrega dos produtos finais, de modo a alcançar a satisfação dos clientes, reduzir custos e aumentar a eficiência. Gostou deste artigo? Quer ler mais conteúdos como este? Então visite agora nosso blog.