Como aumentar as vendas da sua loja de ferragens

Muitos fatores podem influenciar nos resultados das vendas de sua loja de ferragens. Você precisa ficar atento a questões como a apresentação dos produtos, o perfil do seu público, a qualidade dos produtos, a gestão do estoque, o treinamento dos funcionários. 

Muitas vezes, mudanças simples, como ter um mix de produtos estratégico ou a disposição dos produtos na loja, podem fazer toda a diferença. Como você expõe os seus produtos? Você está explorando os diferentes pontos de venda disponíveis? Como fazer um controle de estoque adequado?

Você já sabe o que é possível fazer para aumentar as vendas de sua loja de ferragens? Neste artigo, daremos dicas de estratégias que poderão ajudá-lo a melhorar os resultados de seu negócio. Confira!

Saiba o que é preciso fazer para aumentar as vendas 

Toda loja precisa fidelizar os seus clientes para aumentar as vendas. Para isso, é preciso ter um diferencial no mercado, oferecendo produtos de qualidade a preços competitivos. 

O primeiro passo para estruturar o processo de vendas é definir claramente o que diferencia a sua empresa das demais no mercado. Quais são os principais produtos comercializados? 

Além disso, para fidelizar o seu público, você precisa antes conhecê-lo bem. Quais são características e as necessidades do seu público? Os seus produtos atendem bem às principais necessidades dos seus clientes? 

Procure descobrir as suas necessidades de seu público, quais são os produtos que mais lhe interessam e o que esperam de sua empresa. Para entender tudo isso, você pode fazer uma pesquisa de mercado.

De modo geral, o mercado consumidor potencial para uma loja de ferragens é formado por pessoas que estão reformando ou construindo residência e empresas da construção civil. Porém, muitas vezes, o público de uma loja de ferragens tem demandas mais específicas, e você deve estar atento para isso.

Analise a região demográfica no entorno de sua loja e avalie quais são as maiores demandas de seus clientes. Por exemplo, caso ela fique situada em uma área rural, você provavelmente precisará de equipamentos para fazendeiros locais, proprietários de casas e outros comerciantes. 

Outra boa estratégia é criar um sistema de cadastro de clientes eficiente. Ele dará subsídios para que você possa analisar o comportamento de seu público. De posse dessas informações, você será capaz de tomar decisões mais acertadas e de criar estratégias para melhorar a sua relação com ele.

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Veja a importância de fazer uma boa apresentação dos produtos

A localização dos produtos no ponto de venda é crucial para o sucesso das vendas. Procure posicionar os itens em um local atrativo e com boa visibilidade. O cliente deve ser capaz de encontrar sozinho o que procura, e o vendedor deve apenas guiá-lo e esclarecer as suas dúvidas, quando necessário. 

Os produtos devem ser expostos mediante um layout facilitador, para que os clientes possam encontrar o que desejam com maior facilidade e ainda efetuar compras não programadas. Pense em como as pessoas vão circular pelo ambiente e posicione os produtos à altura dos olhos delas, para facilitar a visualização e o manuseio dos produtos.

Para facilitar, você pode espalhar pela loja placas com o nome de cada setor que possibilitem a sua visualização de longe. Além disso, podem ser usadas cores diferentes para separar cada setor de produtos.

Também é importante apresentar sempre o preço dos produtos. Além de ser uma prática obrigatória, muitos consumidores desistem de comprar uma mercadoria se ela não traz o preço. Procure também mostrar o valor agregado e os benefícios da relação custo–benefício de cada produto.

Estimule as compras por impulso

Selecione algumas mercadorias para que fiquem posicionadas nos pontos quentes de venda – ou seja, aquelas com maior visibilidade – para ajudar a estimular as compras por impulso. Os locais ideais, nesse caso, são a entrada da loja e as gôndolas situadas próximas aos caixas.

Os produtos de compra por impulso, como colas, fitas crepes, produtos de iluminação e pequenas ferramentas, devem ficar bem visíveis. Desse modo, antes de o cliente pagar a compra, ele poderá encontrar outros produtos que esteja precisando nessas prateleiras.

Outro segredo é expor os produtos de maneira organizada, separando-os por finalidades de uso e setores de produtos. Você também pode posicioná-los para que fiquem próximos de ferramentas e itens relacionados, facilitando assim a venda. Por exemplo: roscas e buchas devem ficar próximos aos parafusos.

Treine bem os seus funcionários

O bom atendimento é um fator chave para fidelizar os clientes. Por isso, é importante orientar e treinar os seus funcionários para que eles sejam capazes de oferecer um atendimento cordial e eficiente.

Com um bom treinamento, os vendedores serão capazes de colocar em prática as estratégias traçadas de modo muito mais eficiente.

Eles devem conhecer muito bem a área em que atuam, para que sejam capazes de auxiliar os clientes na resolução de seus problemas da melhor maneira possível.

Os seus vendedores devem saber apresentar os diferenciais da marca, o custo-benefício do produto, como as mercadorias funcionam e as formas de pagamento. Tudo isso contribuirá para conquistar o cliente.

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Tenha uma boa linha de produtos

Você deve manter a sua linha de produtos sempre atualizada. Além disso, deve estar sempre atento às novidades do mercado. Afinal, lançamentos e novidades atraem muito a atenção dos clientes. 

Verifique se a sua linha de produtos atende às necessidades de seus consumidores. Você pode fazer pesquisas na internet para avaliar a demanda por seu produto ou serviço e descobrir quais são as tendências do mercado. Observe também se os seus preços são competitivos em relação aos concorrentes. 

Aumentar suas vendas com uma boa gestão de estoque

Sim, a gestão do estoque também pode ajudar a aumentar as vendas, pois não há nada mais decepcionante para um cliente do que chegar à loja em busca de um produto e não encontrá-lo na prateleira. 

Para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis, é muito importante fazer uma boa gestão de estoque, aprimorar os processos de compras de produtos e ter uma logística de transporte e armazenamento eficiente.

Você também deve fazer uma boa previsão das mercadorias que precisará oferecer em cada período do ano e monitorar de perto as vendas. Desse modo, será capaz de garantir que os pedidos de reposição sejam feitos sempre na quantidade certa.

Se for necessário, amplie a quantidade de produtos em estoque para reduzir o custo dos produtos. E fique atento aos períodos de maiores vendas, como datas festivas, que demandam estoques maiores.

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