Fita para Slackline. Como escolher a melhor para você

Slackline_Robustec

O principal equipamento para praticar Slackline é a fita, também chamada de cinta ou corda. Merecendo total atenção no momento de escolha, afinal é sobre a fita para slackline que você ou quem estiver praticando o esporte irá se equilibrar.

Na escolha da fita para Slackline é importante considerar o nível de experiência e a finalidade de uso.

Para quem está iniciando no esporte a melhor escolha são as fitas para slackline estáticas, produzidas em materiais como o poliéster, com 50 mm de largura e com o comprimento entre 10 e 15 metros. Isto porque as fitas estáticas são feitas em material mais rígido, tornando mais fácil se equilibrar sobre ela. Além disso, quanto maior a espessura e menor o comprimento, mais fácil será para se equilibrar.

Está iniciando no esporte? Encontre aqui sua fita para Slackline

Para quem busca mais adrenalina ou já possui prática no Slackline, há algumas modalidades diferentes, e que poderá diferenciar o equipamento a ser utilizado.

fita para slackline highline
Prática de Highline

Algumas das principais modalidades do esporte são:

  • Trickline, envolvendo saltos e acrobacias sobre a fita de slackline;
  • Highline, prática de slackline nas alturas;
  • Longline, buscando dificultar o praticante, utilizando fitas de slackline mais longas e que geram mais movimentação;
  • Waterline, a prática do esporte slackline em cima da água.

Principalmente para a prática de Trickline é onde o usuário deverá ter maior atenção durante a escolha do equipamento. Por se tratar da modalidade com saltos e manobras, a fita de slackline deverá ter no mínimo 25 metros. Uma forma de gradualmente aumentar a dificuldade durante a prática do Slackline é optar pela troca de fitas de maior comprimento ou também pelas de menor largura.

Outros Equipamentos e Acessórios Importantes

SlackLine Com Bolsa Robustec

Catraca

Um equipamento muito importante e que já costuma fazer parte dos Kits de Slackline existentes no mercado é a catraca. A catraca é o acessório que prenderá a fita em árvores ou postes e a manterá esticada, criando a tensão necessária. Por isso é sempre importante ter muita atenção a qualidade da Catraca na fita de slackline.

Tecido protetor

Há também os tecidos protetores, que são utilizados ao redor da árvore ou poste, para proteger as fitas e também as árvores.

Backup

O Backup é um item de segurança utilizado junto a catraca para evitar acidentes. Para o backup pode ser utilizado uma fita ou corda extra. Também pode ser utilizado parte da fita do Slackline que sobrar, depois que a mesma estiver devidamente esticada.

fita para slackline waterline
Prática de Waterline

Aos iniciantes no esporte de slackline recomendamos sempre começar pelo mais básico, e apenas mais tarde, com mais prática, optar por Kits de slackline e práticas avançadas de slackline.

Além disso ressaltamos a importância de escolher equipamentos realmente feitos para a prática do esporte e que priorizem sua segurança, como é o caso dos Kits de Slackline Robustec. Pois o uso de equipamentos improvisados podem acarretar sérios riscos a saúde dos praticantes.

One thought on “Fita para Slackline. Como escolher a melhor para você

  1. Marcos says:

    Tenho interesse em iniciar no esporte e, para tanto, penso em uma linha de 10 metros.
    mas, considerando que provavelmente vou querer avançar para distancias maiores, gostaria de saber se, comprando uma fita de 30 metros, consigo montar distancias menores, como uma linha de 10 metros, utilizando as catracas

Comentários não permitidos.