Cintas, ganchos e catracas. Como garantir a segurança na amarração de cargas

Diferenciais Cintas de Amarração

Para garantir uma viagem sem atropelos, é muito importante contar com equipamentos que tragam segurança, praticidade e firmeza para a sua carga. Uma amarração de cargas eficiente garante a segurança dos produtos transportados e também a integridade das pessoas envolvidas nas operações.

Saiba como prender as cargas corretamente

Para evitar acidentes, a amarração da carga do caminhão precisa ser firme, de modo que os produtos transportados não balancem, sejam arremessados do veículo ou possam provocar tombamentos. A carga deve ser bem distribuída na carroceria, de modo a alcançar um ponto de equilíbrio e não sobrecarregar nenhum lado do veículo.

Para fazer uma boa amarração, devem ser usadas cintas de amarração, cabos de aço ou outros equipamentos com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga. Além disso, equipamentos como barras de contenção, malhas, trilhos e separadores podem ser utilizados como dispositivos adicionais de segurança.

O limite de peso previsto pela legislação deve ser sempre observado. Além de trazer o risco de tombamento do caminhão, o excesso de peso prejudica a direção, frenagem, visibilidade e estabilidade do veículo, tornando-o instável e aumentando o risco de colisões.

A distribuição equilibrada da carga também é fundamental para evitar tombamentos. Caso sejam transportados materiais diferentes, organize-os de modo que possam ser descarregados na ordem certa, de modo a preservar o equilíbrio do peso na caçamba.

Evite acidentes durante o basculamento

Antes de pegar a estrada, o motorista deve se informar sobre o trajeto e seus perigos, como estradas esburacadas, túneis, elevados e curvas acentuadas. Durante as paradas, o condutor deve verificar a situação da carga e apertar novamente as cintas de amarração ao veículo.

Acidentes podem ocorrer também em velocidades baixas e mesmo quando o caminhão está parado para bascular. Na hora de carregar o veículo, nunca deixe um peso maior em diferentes áreas da caçamba, pois isso pode causar instabilidade ao veículo.

Cacamba-Basculante-Graneleira-Robustec

Na hora de bascular, o excesso de peso pode ocasionar descontrole da carga, tombamentos e até mesmo danificar os equipamentos hidráulicos que fazem o levantamento da caçamba.

Ao transportar cargas líquidas, você deve ficar atento ao nível do tanque. Se ele não estiver cheio, o movimento do líquido afetará bastante a estabilidade do caminhão, especialmente nas curvas. O mesmo cuidado vale para cargas penduradas ou vivas.

Conheça a legislação sobre a amarração de cargas

Os conjuntos de amarração de carga compostos por catraca, cinta e gancho proporcionam maior segurança e eficiência no transporte. Os equipamentos usados devem ser resistentes e obedecer à legislação vigente.

Desde o início de 2017, as cordas para amarração de cargas foram proibidas pela resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo da medida é aperfeiçoar os requisitos de segurança.

Saiba como usar os ganchos e pontos de amarração

O ponto de ancoragem também é muito importante, pois de nada vale o caminhoneiro utilizar um equipamento resistente se o ponto de ancoragem não suportar o peso da carga quando for mais solicitado, como durante uma freada brusca. Portanto, os pontos de ancoragem devem estar em bom estado e dimensionados para suportar a amarração da carga.

Outra medida do Contran, a resolução 588, proíbe o uso de ganchos de fixação presos diretamente na travessa de madeira da carroceria, que devem ter chassi e travessas metálicas. O fixador metálico recomendado possui três parafusos – um na vertical e dois na horizontal –, para que a sua base tenha mais sustentação.

No transporte de cargas fracionadas (com pequenas quantidades de produtos que não ocupam totalmente a capacidade do caminhão), é necessário que os produtos possuam, no mínimo, quatro pontos de amarração na estrutura metálica da carroceria.

No caso de veículos com carroceria aberta e guardas laterais rebatíveis, se houver espaço entre a carga e as guardas, os dispositivos de amarração devem ser tensionados pelo lado interno das guardas laterais.

Conheça as cintas de amarração Robustec

As cintas de amarração Robustec garantem praticidade e segurança para a sua carga, evitando tombamentos durante o transporte. Elas oferecem diversas opções de montagem e capacidade, de acordo com a aplicação e as necessidades específicas de fixação de cargas de cada cliente.

Com mais de 30 itens diferentes, a completa linha de cintas de amarração Robustec inclui os modelos com ganchos nos formatos flat, “J”, triângulo, “Moto”, garra e giratório, todos eles com ou sem catraca. Esses produtos oferecem diversas opções de montagem e capacidade, de acordo com a sua aplicação e as necessidades específicas de fixação de cargas de cada cliente.

As cintas de amarração são 100% poliéster e tratadas quimicamente para menor absorção de água, e recebem também tratamento térmico, conforme as exigências das normas de segurança. Alguns materiais passam por um tratamento térmico e os ganchos e catracas são feitos em aço bicromatizado.

A Robustec possui também uma completa linha de acessórios para amarração de cargas que oferece tudo o que você precisa para amarrar suas cargas com total segurança. As opções disponíveis incluem itens dos mais simples aos mais sofisticados, como catracas, presilhas, esticadores e terminais de fixação seguros para amarração de cargas.