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Como usar o WhatsApp para gerar receita na loja de ferragens

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, segundo a pesquisa MMA Mobile Report 2017. Em função dessa popularidade, esse aplicativo pode se tornar uma ferramenta muito útil para aumentar as vendas e gerar mais receita para a sua loja de ferragens.  

Diariamente, milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp não apenas para se comunicar com amigos e familiares, mas também para fazer negócios.

Venda produtos também pelo telefone

Cada vez mais os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, são utilizados como importantes meios de atendimento e venda. Com essas ferramentas, você pode simplificar a experiência de compra de seus clientes e criar um grande diferencial para a sua loja.

O WhatsApp permite criar comunicações personalizáveis e programar feedbacks automáticos para os períodos em que você estiver ausente. Além disso, ele pode ser usado para divulgar promoções, eventos e demais situações que possam ajudar a aumentar as vendas.

Você pode, por exemplo, enviar felicitações de aniversário e outras datas comemorativas, divulgar promoções e campanhas ou simplesmente agradecer o cliente pela preferência.

Mas lembre-se de que o WhatsApp é um meio de comunicação rápida. Portanto, tome cuidado para não deixar o seu cliente esperando por uma resposta por mais de uma hora.

Conheça o WhatsApp Business

Pensando nas empresas que querem utilizar o aplicativo para fazer negócios, foi criado o WhatsApp Business, uma versão do app voltada para empresas. Ele serve como um cartão de apresentação e fornece métricas como os números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

A interface do aplicativo é muito parecida com a versão convencional, mas traz funções específicas para o mundo dos negócios:

Ajustes de empresa: permite modificar parâmetros da seção profissional do app;

Estatísticas: mostra dados sobre as mensagens enviadas e recebidas e as que ainda não foram lidas;

Mensagens automáticas: permite configurar mensagens de boas vindas ou de ausência e dispará-las de acordo com palavras-chave mencionadas pelo usuário.

Saiba como usar o WhatsApp para gerar mais receita

Para que possa realmente gerar receita pelo WhatsApp, é importante saber como explorar e aproveitar ao máximo todos os recursos oferecidos pelo aplicativo.

  1. Use o status para divulgar sem ser invasivo

O WhatsApp, assim como o Facebook Stories e Instagram Stories, também conta com uma seção de status para publicações instantâneas com duração limitada.

Todo status publicado pelo aplicativo ficará visível aos contatos adicionados em seu perfil. Portanto, aproveite-o como um painel de publicidade dentro do aplicativo e compartilhe imagens com chamadas para suas ofertas e promoções.

Os usuários poderão visualizar as publicações por um período de 24 horas e, caso fiquem interessados, terão a oportunidade de iniciar uma conversa com você imediatamente.

  1. Direcione a comunicação para nichos específicos

Personalizar a comunicação com cada consumidor ajuda a aumentar as suas chances de vendas. Por isso, procure coletar informações relevantes sobre o perfil de seus clientes, como suas preferências, dores, desafios, interesses, entre outros dados. Desse modo, você será capaz de trabalhar de maneira segmentada, enviando conteúdo e promoções relevantes de acordo com o perfil dos consumidores.

  1. Envie mensagens automaticamente para todos os seus contatos

Utilizando a lista de transmissão, você pode fazer com que uma única mensagem seja vista por todos os seus contatos no aplicativo. Com esse recurso, você será capaz de enviar mensagens simultaneamente para quantos contatos quiser, mas eles as receberão em sua conversa particular. Isso evita que os usuários possam ver as respostas e reações de outros consumidores, como acontece em um grupo.

  1. Utilize o catálogo de produtos

O catálogo do WhatsApp Business permite disponibilizar os seus produtos em uma loja para clientes que visualizem o seu contato. Configurar o seu catálogo é uma tarefa simples. Entre nas configurações de sua conta, clique na opção “catálogo”, carregue a imagem de um produto e forneça as informações sobre ele.

  1. Compartilhe conteúdo com o seu público

Aproveite as suas listas de transmissão para enviar conteúdo aos seus clientes diretamente no WhatsApp. Basicamente, todos os conteúdos que você compartilha utilizando as redes sociais ou o email marketing podem ser aplicadas nas listas de transmissão do WhatsApp. Mas certifique-se de que o cliente deseja participar de sua lista de transmissão e receber essas informações.

Como vimos, o WhatsApp é uma ferramenta muito útil não apenas para atender os clientes, mas também para aumentar as vendas e gerar receita na loja de ferragens.

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