15 Dicas para cuidar da sua embarcação

Para que o seu barco esteja sempre em perfeito estado e com excelente navegabilidade, você precisa tomar alguns cuidados com certa frequência. Fazer a limpeza do interior e do exterior, a manutenção periódica do casco, o check-up do porão e verificar a necessidade de repintura são alguns procedimentos fundamentais para assegurar a vida útil de sua embarcação.

Mas você sabe quais são os cuidados necessários para preservar as boas condições de seu barco? Com que periodicidade eles devem ser realizados? Como fazer a manutenção? Veja, a seguir, algumas dicas para cuidar de sua embarcação e deixá-la sempre pronta para navegar.

Dicas para cuidar da sua embarcação:

1. Quando voltar do mar, o motor deve ser lavado com água doce antes de ser guardado. Ligue o motor na água doce para limpar os dutos de refrigeração e livrá-lo dos efeitos prejudiciais do sal. Para evitar o entupimento dos bicos injetores, é preciso fazer essa limpeza semanalmente.

2. Faça a pulverização do motor com lubrificantes sem petróleo, como vaselina líquida ou silicone, para evitar o ressecamento das borrachas. Este procedimento deve ser realizado a cada dois meses, para proteger o motor de arranque e a área de injeção durante a execução.

3. Para preservar a bateria, coloque-a para carregar e desconecte os polos, verificando periodicamente a carga da bateria. Revise a bateria regularmente para verificar se o nível de eletrólitos está adequado, como está o óleo, se é preciso limpar ou trocar os filtros ou as velas.

4. Mantenha o motor do guincho elétrico (que auxilia a puxar a âncora) dentro do paiol, mesmo se ele for à prova d’água. Caso contrário, a água que bate constantemente na proa pode reduzir a vida útil do aparelho.

5. Lave o seu barco depois do uso. A água marinha possui certa quantidade de impurezas e de sais corrosivos, que contribuem para reduzir a vida útil das peças de sua embarcação. Por isso, aplique um jato de água doce, com cuidado para não molhar nenhum equipamento que possa ser prejudicado pela umidade.

6. Para fazer a limpeza, aplique uma camada de cera de alta qualidade sobre toda a superfície lisa do barco. Prefira usar ceras náuticas em vez de automotivas, pois elas são mais resistentes e próprias para proteger o barco contra a água salgada. Para finalizar, lustre com uma flanela ou toalha seca. Para dar brilho, você pode lustrar com produtos que tenham consistência fina. Arranhões também podem ser removidos com lixas e cera.

7. Esvazie periodicamente os tanques de combustível, uma vez que se o produto ficar muito tempo nos compartimentos, pode deteriorá-los, entupir os filtros e prejudicar o sistema de injeção.

8. Retire as cracas e o lodo do casco sempre que o barco retorna do mar. Utilize um raspador de madeira (espátula) para não danificar a camada de proteção (gelcoat). Em seguida, lave o casco com água e detergente biodegradável ou com sabão neutro e depois seque bem.

9. Depois da limpeza, use uma capa de proteção para manter o barco protegido da umidade e da ação do tempo. A capa deve ser utilizada mesmo se o barco ficar guardado na marina.

10. Utilize tapetes náuticos E.V.A.. Diferentemente dos tapetes comuns, que podem causar sujeira e umidade nas embarcações, os tapetes E.V.A. dificultam a fixação da sujeira no barco e protegem o piso da umidade, garantindo que o seu barco fique sempre livre de oxidação.

11. Mau cheiro, ácaros e umidade são problemas comuns nos barcos, principalmente quando estão parados. Por isso, uma higienização apropriada se faz necessária periodicamente. Esse serviço é prestado por empresas especializadas, que possuem maquinário e produtos específicos.

12. Não deixe objetos molhados dentro do barco. Toalhas e material de mergulho, só se estiverem completamente secos. Lave periodicamente as roupas de cama, cortinas e outros tecidos internos do barco que possam reter umidade.

13. Verifique a validade dos fogos de segurança (três anos) e dos extintores (um ano).

14. Sempre esgote a água do porão do barco. Além disso, deve ser dedetizado anualmente, para evitar infestação de baratas e ratos.

15. Drene regularmente a caixa de esgoto para que não haja mau cheiro.

Seguindo essas dicas para cuidar da sua embarcação você conseguirá deixá-la sempre segura e pronta para uso, e poderá manter o bom estado do veículo. Além dessas dicas, existem equipamentos capazes de aumentar a segurança em diversas práticas náuticas e facilitar seu uso e transporte .

Conheça os acessórios para Náutica Robustec

Equipamentos náuticos devem ser resistentes à corrosão provocada pela água do mar e atender às exigências técnicas. A Robustec possui uma linha de acessórios de produtos náuticos, como cintas para amarração, catracas, rodas de apoio, cintas e pés de apoio, com modelos para os mais variados tipos de aplicações e atividades.

Aa cintas para amarração náutica com gancho Moto são tratadas quimicamente, para menor absorção de água. Ela recebe também tratamento térmico, conforme exigência, o que a torna apropriada para resistir às intempéries e ser usada no mar.

Já as catracas náuticas Robustec são utilizadas, juntamente com as cintas de amarração, para arrastar barcos, lanchas, jet-ski e outros equipamentos marítimos. Apropriadas para uso no mar, elas são desenvolvidas com matérias-primas de alta qualidade e suportar as intempéries.

Esses produtos possuem resistência à corrosão, podendo ser utilizados no mar. Além disso, os equipamentos da Linha Náutica Robustec obedecem a todas as exigências técnicas e atendem às diversas necessidades dos clientes.

Tomando esses cuidados com a manutenção de seu barco, você poderá se assegurar de que ele permanecerá em boas condições por mais tempo, para que possa sempre aproveitá-lo com a sua família.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre os equipamentos e acessórios náuticos Robustec? Acesse abaixo:

Conheça nossa linha Náutica