Como realizar a elevação de carga com segurança

elevação de carga

A movimentação e elevação de carga são operações que envolvem certo risco de acidentes, principalmente quando não são adotados os procedimentos de segurança necessários.

De acordo com a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho, o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, ocupando o quarto lugar no mundo em acidentes, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Para garantir a segurança, é muito importante que sejam adotados os procedimentos corretos e utilizados materiais adequados e de qualidade. Qualquer imprevisto pode ser extremamente perigoso para o condutor e as pessoas que estão à sua volta, principalmente no caso de elevação de cargas muito pesadas.

Faça um planejamento para movimentar a carga

Um Plano de Rota para a movimentação e elevação de carga deve ser desenvolvido para minimizar os riscos, levando-se em conta todos os problemas que possam ocorrer na operação.

Possíveis incidentes, como passagem obstruída, interferência acima, abaixo e com o próprio guindaste, espaço limitado para a movimentação da peça, entre outros, devem ser considerados.

Todos os profissionais envolvidos na operação, como o operador de guindaste, o responsável pelo içamento, devem ser informados sobre o planejamento e os riscos e saber como agir em cada situação.

Isole a área onde será feita a elevação de carga

As áreas onde serão executados os serviços de movimentação de carga devem ser isoladas e sinalizadas. Assegure-se de que não haja ninguém no local, exceto os colaboradores envolvidos na tarefa.

O isolamento da área deverá ser feito com placas de advertência, cones de sinalização, cordas ou correntes zebradas. O raio do isolamento deverá ser no mínimo uma vez e meia o comprimento da peça.

Quando houver necessidade de bloquear vias de acesso ou áreas de circulação, uma via alternativa para pedestres deve ser escolhida e sinalizada.

O operador não deve movimentar a carga se houver alguma pessoa suspensa na carga ou no gancho.

Além disso, outros equipamentos de construção não deverão ser operados junto a guindastes dentro do isolamento da área de montagem.

Evite movimentar cargas em condições inadequadas

Qualquer atividade com guindastes deve ser interrompida quando houver ocorrência de chuvas, raios, descargas elétricas ou falta de visibilidade causada por neblina.

elevação de carga

Em caso de ventos fortes, o guindaste deverá baixar a lança e pousar em um suporte adequado. Não se recomenda operação de içamento com velocidade de vento acima de 48 Km/h.

Atenção especial deve ser dada às condições do solo, considerando-se a sua densidade e as características de compactação. Para movimentar cargas muito pesadas, é necessário fazer um teste de compactação.

Em momento algum um guindaste poderá ser operado com suas rodas fora do chão ou da superfície de trabalho, a não ser que esteja corretamente firmado e nivelado sobre as patolas.

Saiba como escolher os materiais usados na elevação de cargas

No levantamento, as cargas devem ser amarradas por meio de cabos de aços, cintas ou correntes.

Os equipamentos e acessórios para operações de elevação são escolhidos em função de características como peso, volume e centro de gravidade; altura de içamento; condições do terreno; e condições climáticas.

A tabela de capacidade indicará os limites de peso erguido, baseando-se na competência estrutural, nos componentes do guindaste que podem ceder antes que ele se incline, ou nos limites que, se forem excedidos, causarão a sua inclinação.

Os equipamentos utilizados jamais podem ultrapassar os limites especificados pelo fabricante. Se uma carga for suportada por mais de uma perna de cabo, a tensão nas pernas deverá ser equalizada.

Conheça as cintas de elevação

As cintas usadas para elevação e movimentação de cargas oferecem maior praticidade e segurança para as operações. Muito resistentes e de manuseio simples, elas facilitam o trabalho do dia a dia e garantem a segurança dos produtos e das pessoas envolvidas.

Também conhecidas como eslingas, as cintas de elevação Robustec são próprias para elevação e movimentação de cargas em segmentos diversos, com destaque para a construção civil e as indústrias automobilística, metalúrgica, portuária e de veículos.

elevação de carga casa - robustec.jpg elevação de carga cintas - robustec.jpg elevação de carga construção - robustec.jpg

Feitas de material 100% poliéster, de alta tecnologia e resistência, esses produtos estão disponíveis nos modelos Sling, Anel, Flat e Grab.

Resistentes e de fácil manuseio, as cintas de elevação no modelo Sling possuem olhais protegidos nas extremidades e podem ser confeccionadas em camadas duplas ou quádruplas, garantindo uma excelente vida útil e um fator de segurança cinco vezes maior que a sua própria capacidade.

Já as cintas de elevação no modelo Anel apresentam formato circular de anel (fechadas). Seu formato circular possibilita a movimentação da cinta a cada utilização para alternar os pontos de contato, dividindo assim o desgaste e aumentando a vida útil da mesma.

E as cintas de elevação modelo grab são planas e com ganchos nas extremidades. Disponíveis com uma, duas, três ou quatro pernas, elas geralmente são utilizadas para içamento de cargas com divisão de um a quatro ganchos, os quais convergem a um anel único na sua extremidade.

Os ganchos usados com as cintas de elevação possuem trava de segurança e também devem seguir as recomendações de uso do fabricante. Eles são forjados, tratados termicamente e posteriormente pintados para garantir resistência às condições do tempo nos conjuntos de elevação.

Conheça as normas de segurança

As normas NR-11, NR-12 e NR-18 definem as condições necessárias para o transporte, movimentação, armazenamento e manuseio seguros de materiais.

Além disso, essas normas regulamentam a exigência de materiais de alta qualidade e equipamentos de segurança para que os trabalhadores consigam realizar suas funções de modo seguro.

Todos os equipamentos utilizados devem ser projetados e fabricados para oferecer a resistência e segurança adequadas. Eles devem indicar, em local visível, a sua especificação, carga máxima de trabalho permitida, nome e CNPJ do fabricante e responsável técnico.

Para garantir a obediência às normas, as empresas devem se submeter anualmente a uma inspeção dos equipamentos feita por profissional legalmente habilitado com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

A movimentação e elevação de carga são atividades complexas, que exigem atenção aos procedimentos e às recomendações de segurança. Seguindo essas medidas preventivas e utilizando os equipamentos adequados, você terá condições de movimentar a sua carga com muito mais segurança e eficiência.