Equipamentos para facilitar a logística de transportes

A movimentação de cargas é uma área estratégica importante dentro da logística e um diferencial competitivo fundamental para as empresas. Esteiras, guindastes, transelevadores, empilhadeiras, transpaletes, shuttle e equipamentos roll on – roll off podem ser usados para facilitar a movimentação dos mais diversos tipos de produtos.

O uso de equipamentos adequados contribui para o melhor aproveitamento físico dos espaços, maior segurança nas operações e  agilidade no deslocamento de cargas. Além disso, possibilita a verticalização no sistema de armazenagem, formando ruas e prateleiras que permitem o acesso direto às mercadorias e favorecem a implantação de um sistema de gestão mais eficiente.

Neste artigo, vamos apresentar os principais equipamentos logísticos e implementos rodoviários capazes de facilitar a logística de transportes.

Esteiras Transportadoras

Movimentar mercadorias de um ponto para outro fica mais fácil com o uso de esteiras para otimizar a logística. A vantagem é o ganho de tempo, versatilidade e a diminuição no número de trabalhadores.

As esteiras podem ser fixas ou flexíveis, de acordo com o tipo, dimensão e peso dos produtos movimentados. Esse recurso pode ser usado, por exemplo, na distribuição de pacotes, expedição de produtos, e atividades de carga e descarga.

Guindastes

Esse equipamento é indicado para empresas que possuem produtos muito pesados. Com ele, fica mais fácil movimentar esses volumes que, em alguns casos, nem as empilhadeiras ou paleteiras dão conta. Os guindastes são perfeitos para a elevação de cargas em atividades de armazenamento, carga e descarga.

Transelevadores

Os transelevadores são sistemas de armazenamento automáticos, controlados via software de gestão, ideais para inventários permanentes e o controle de processos. 

Esses equipamentos são perfeitos para armazenar os produtos de modo automatizado, mesmo em lugares estreitos. Eles funcionam como uma espécie de monovia vertical e flexível, capaz de alcançar até 40 metros de altura.

Os transelevadores têm capacidade de movimentar até 6 toneladas de mercadorias com extrema exatidão. Existem vários modelos de transelevadores, como Mini Load (mercadorias mais leves) e Unid Load ( mercadorias mais pesadas). Com esses equipamentos logísticos, é possível aumentar a produtividade da empresa nos setores de armazenagem e separação de pedidos.

Empilhadeiras

Esse é um dos principais equipamentos que uma empresa do segmento de logística precisa investir. As empilhadeiras são fundamentais para armazenar, carregar e descarregar as mercadorias de forma rápida e segura. Elas permitem o empilhamento de produtos e materiais, possibilitando alcançar grandes alturas com facilidade e economizar espaço.

Porém, para que a empilhadeira seja usada de maneira segura no ambiente de trabalho, os operadores devem ser bem treinados para evitar acidentes.

Transpaletes

Esse equipamento é usado para fazer movimentações na horizontal. Geralmente, ele funciona por meio de uma esteira montada em rodas ou uma esteira que se movimenta por trilhos suspensos ou no piso. Desse modo, as mercadorias ao longo de sua extensão até a próxima esteira no sistema. 

O transpalete manual, muito usado para carga e descarga em docas, é destinado a cargas de 2500 kilos. Já o transpalate elétrico funciona pela tração e elevação elétrica. Esse fator exige apenas um operador, tornando essa opção barata. Porém, ela é recomendada apenas para movimentação de cargas médias.

Shuttle

O shuttle é um sistema de armazenagem por compactação desenvolvido para otimizar os movimentos de carga e descarga de pallets. Esse equipamento oferece a vantagem de evitar que o operador tenha que entrar nos corredores de armazenagem. Ele é apropriado para empresas com elevado volume de pallets e alta atividade de carga e descarga.

Equipamentos roll on roll off 

Esses equipamentos permitem a otimização no transporte dos mais diversos tipos de cargas com agilidade e praticidade, possibilitando uma ampla flexibilidade na logística e reduzindo custos.

Adaptável para diversas aplicações em movimentação de caixas, plataformas, tanques, trata-se de um equipamento ágil, de operação extremamente simples, que permite otimização no transporte de cargas.

Por exemplo, o reboque Julieta 3 eixos com sistema Roll on Roll off é uma solução extremamente prática usada para o transporte adicional de cargas. Ele aumenta a eficiência da movimentação e transporte, otimizando o caminhão e o equipamento.

Como vimos anteriormente, os equipamentos usados para facilitar a logística de transporte são fundamentais para otimizar a entrega dos produtos finais, reduzir custos e aumentar a eficiência.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como otimizar a logística de transporte? Veja aqui!