Mais segurança no transporte de equipamentos e mercadorias

Uma amarração de cargas adequada pode evitar muitos problemas durante a viagem, como perda de mercadorias, acidentes e atrasos. O objetivo é prevenir que a carga se movimente durante o transporte, principalmente no caso de  manobras evasivas, curvas e frenagens. 

Além disso, alguns cuidados precisam ser observados para cumprir com as exigências das normas que regulamentam o transporte de cargas, como a Resolução 552 do Contran. 

Neste artigo, vamos oferecer dicas de como fazer a amarração de cargas corretamente e ter mais segurança no transporte de mercadorias e equipamentos.

  1. Não utilize cordas para amarrar as cargas

A Resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito proíbe o uso de cordas na amarração e recomenda o uso de equipamentos como cintas de amarração, cabo de aço ou corrente. Afinal, as cordas são menos resistentes e podem sofrer desgaste com a ação do tempo e se romper durante o transporte. Por isso, elas só podem ser usadas na amarração da lona.

Ainda de acordo com a norma, a resistência das cintas, cabos de aço e corrente deve ser, no mínimo, duas vezes o peso da carga transportadas. A resolução proíbe também que a amarração da carga seja feita diretamente na madeira da carroceria, que muitas vezes não oferece a força necessária para suportar o peso da carga.

Além disso, outros itens, como redes, malhas, trilhos, bloqueadores, separadores, protetores e mantas de atrito podem ser usados para reforçar a segurança. Porém, esses acessórios só podem ser passados externamente quando os itens transportados ocuparem todo o espaço interno da carroceria.

  1. Distribua bem o peso da carga na carroceria

As boas práticas de segurança recomendam que a carga seja fixada no veículo e que essa ancoragem possa suportar determinadas forças, em condições normais:

  • Para frente: 80% a 100% do peso da carga;
  • Para as laterais e traseira: 50% do peso;
  • Para cima: 20% do peso.

Em linhas gerais, temos dois métodos principais que podem ser usados para a fixação de cargas com mais segurança:

Amarração vertical ou por atrito:  Os equipamentos de amarração são aplicados sobre a carga fazendo uso da força de compressão aplicada pelo usuário por meio do tensionador. Cria-se assim uma força resultante vertical para baixo que, combinada com o coeficiente de atrito entre o piso do veículo e a carga, bloqueia a possibilidade de movimento da mesma.

Amarração direta:  Os equipamentos de amarração são conectados diretamente em quatro pontos na carga e em quatro pontos de amarração na carroceria do veículo de transporte. A partir de uma combinação de ângulos e do coeficiente de atrito, a carga fica imobilizada e sem possibilidade de deslocar-se. Porém, esse tipo de amarração requer que o veículo tenha travessas metálicas adequadas para a amarração, conforme prevê a Resolução 552. Além disso, a amarração pode ser feita no chassi do caminhão.  

  1. Amarração de cargas indivisíveis

Se a sua empresa transporta cargas indivisíveis, como máquinas e grandes equipamentos, é importante reforçar os cuidados. Com a entrada em vigor das novas regras do Contran, esses produtos devem possuir um procedimento de amarração diferenciado.

Para o transporte seguro dessas cargas, devem ser utilizados, no mínimo, quatro pontos de amarração. Além disso, é preciso utilizar cintas têxteis, cabos de aços, correntes ou combinar esses materiais.

Além disso, no caso de transporte de cargas secas, se o material transportado preencher todo o espaço da carroceria, a amarração deverá ser feita externamente.

  1. Faça a higienização adequada das cintas de amarração

As cintas de amarração devem ser submetidas a vistorias regulares para garantir que estão bem higienizadas e em bom estado de conservação. 

A limpeza desses equipamentos é bem simples e rápida. Você só precisa lavar as cintas com sabão neutro para retirada da sujeira. Recomenda-se, ainda, a aplicação de um lubrificante nas catracas de tensão.

Deve-se ter um cuidado especial com a limpeza e higienização no caso de haver óleo e graxa impregnados nas cintas, o que pode dificultar e prejudicar o seu manuseio.

Atente também para sinais de abrasão causada pela poeira. A sujeira presente nas cintas também pode esconder possíveis cortes ou desgastes por abrasão (desgaste por fricção), dificultando a sua identificação. 

Saiba mais sobre as cintas de amarração Robustec

As cintas de amarração Robustec garantem praticidade e segurança para a sua carga, evitando tombamentos durante o transporte. Elas oferecem diversas opções de montagem e capacidade, de acordo com a aplicação e as necessidades específicas de fixação de cargas de cada cliente.

Com mais de 30 modelos diferentes, a completa linha de cintas de amarração Robustec inclui os modelos com ganchos nos formatos flat, “J”, triângulo, “Moto”, garra e giratório, todos eles com ou sem catraca. Esses produtos oferecem diversas opções de montagem e capacidade, de acordo com a sua aplicação e as necessidades específicas de fixação de cargas de cada cliente.

As cintas de amarração são 100% poliéster e tratadas quimicamente para menor absorção de água. Além disso, as cintas apresentam proteção anti-UV, resistente aos raios solares, e suportam temperaturas que variam entre -40°C e + 100°C. 

Quer saber mais sobre os diferenciais das cintas de amarração Robustec? Acesse este eBook.