Manutenção preventiva: mais segurança e economia na estrada

Manutenção preventiva Robustec

Problemas mecânicos podem trazer riscos de acidentes e atrasos na entrega dos produtos. Não é preciso esperar que apareça algum problema mecânico para fazer a manutenção no caminhão. A manutenção preventiva pode contribuir para que a vida útil do seu caminhão se prolongue ao máximo, reduz o consumo de combustível, além de prevenir problemas na estrada, custos desnecessários e atrasos na entrega das mercadorias.

A falta de manutenção também triplica o risco de acidentes de trânsito, segundo pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito. Porém, de acordo com o levantamento, 80% dos veículos que circulam nas estradas apresentam algum tipo de problema mecânico.

Cerca de 96,6% das empresas de transporte consideram a manutenção preventiva uma ação periódica importante à atividade, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Por isso, você deve procurar um profissional de sua confiança para checar o seu caminhão regularmente e reparar as peças ou componentes que precisam ser ajustados.

Preparamos algumas dicas para que você possa manter o seu veículo sempre em ordem, aumentar a segurança e garantir uma boa viagem.

Saiba como fazer a revisão das peças de seu veículo

A revisão das peças mais importantes deve ser feita periodicamente, de acordo com o modelo, a carga transportada e a logística escolhida. Geralmente o manual do fabricante do caminhão indica a quantos mil quilômetros percorridos deve ocorrer a revisão. Mas, caso isso não tenha sido feito, você deve saber identificar alguns sinais de que o veículo pode estar com algum problema e precisa de uma revisão.

Fique atento a fatores mecânicos, como freios, suspensões, quilometragem, ruídos estranhos no motor e no câmbio. O perigo pode estar em pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

É importante checar se o veículo não apresenta vazamentos de água, óleo, combustível ou fluídos. Deixar de trocar o óleo, por exemplo, pode causar problemas futuros no motor, que podem custar até 20 vezes mais.

Caso o veículo comece a soltar mais fumaça repentinamente, pode ser sinal de que há algum problema, como motor em más condições térmicas, entrada de óleo desregulada ou disfunções de catalisador.

O filtro de combustível deve ser substituído conforme recomendação do fabricante. Desse modo, você garante o desempenho do motor e colabora com a preservação do meio ambiente.

Fique em alerta para o funcionamento dos freios

Para garantir o funcionamento dos freios, abasteça o nível de óleo dos sistemas hidráulicos e não se esqueça de esgotar a água que se concentrou nos reservatórios dos sistemas pneumáticos. Verifique se há algum vazamento de ar e cheque o bom funcionamento de lonas e pastilhas.

Fique atento a ruídos diferentes quando for acionar o freio e verifique se há alterações no sistema de frenagem. O mesmo vale para sons anormais ao trocar a marcha e manusear o câmbio.

Além disso, você deve revisar anualmente as molas, amortecedores, braços, buchas e barras. Essas peças devem ser substituídas se apresentarem desgastes ou folgas.

Cheque também a parte elétrica

O sistema elétrico também deve ser checado regularmente. Certifique-se de que baterias e cabos estão limpos, fixos ou corroídos. Verifique a carga da bateria, as condições do alternador e o funcionamento dos faróis e das luzes da seta.

Quando for trocar alguma lâmpada, faça a substituição sempre aos pares, para que não haja diferença na luminosidade. Além disso, certifique-se de que as faixas refletivas estejam limpas em boas condições. E tenha uma caixa com fusíveis de reserva, caso tenha que realizar alguma troca eventual.

Verifique sempre os pneus

Os pneus são fundamentais para garantir a estabilidade e bom funcionamento do veículo e a eficácia dos freios. Ao notar qualquer sinal de cortes, furos, bolhas, vazamentos, baixa calibragem ou ferrugem nos parafusos da roda, faça o reparo o quanto antes.

Manutencao-dos-Pneus

Calibre os pneus a cada nova reposição da carga e certifique-se de que eles estejam em bom estado. Até porque a calibragem correta ajuda também a reduzir o consumo de combustível. Lembre-se de conferir ainda a situação dos estepes.

Os pneus devem ser substituídos quando apresentam profundidade de 1,6 milímetro nos sulcos. Nesse caso, os pneus já são considerados carecas e o risco de acidente se torna elevado.

Assegure uma boa visibilidade na estrada

Vidros riscados, sujos ou trincados dificultam a visibilidade. Mantenha também as palhetas do para-brisa em dia. O ideal é trocá-las a cada seis meses ou quando a borracha já estiver ressecada.

Esses cuidados podem ajudar na visibilidade e fazer a diferença na prevenção de acidentes, principalmente em dias de chuva.

Como vimos, os cuidados com a manutenção preventiva são indispensáveis para ter maior segurança na estrada, evitar atrasos na entrega dos produtos e prevenir acidentes e prejuízos.