Conheça as exigências da NR movimentação de carga

nr movimentação de carga

As operações logísticas dos setores de transportes, madeireiras, veículos ou outros insumos, exigem o cumprimento de algumas normas de segurança, sendo NR Movimentação de Carga a principal para este tipo de operação.

Esta norma, conhecida como NR-11, existe para oferecer segurança aos trabalhadores envolvidos, bem como às pessoas presentes nos arredores da operação. Além disso, também serve para garantir que a carga movimentada não sofra danos durante o processo logístico. 

Então, se a sua empresa realiza operações logísticas, este artigo é para você. Vamos te mostrar quais são os cuidados necessários para realizar a movimentação e elevação com segurança. Também vamos falar quais são os equipamentos adequados para a sua operação. 

NR movimentação de carga: o que devo saber?

A NR movimentação de carga, ou NR-11, foi criada para regular e garantir a segurança nas operações de transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais. A norma deve ser seguida por todas as empresas que têm uma ou mais dessas operações em sua rotina de trabalho.

Veja algumas exigências da NR-11:

  • Os equipamentos devem ser calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança, conservados em perfeitas condições de trabalho. 
  • Em todo equipamento deve ser indicado, em lugar visível, a sua identificação, carga máxima de trabalho permitida, nome e CNPJ do fabricante e responsável técnico.
  • O fabricante do equipamento deve fornecer manual de instrução, atendendo aos requisitos estabelecidos na NR-12, objetivando a correta operação e manutenção, além de subsidiar a capacitação do operador.
  • As áreas de movimentação de chapas devem propiciar condições para a realização do trabalho com segurança.  
  • A circulação de pessoas nas áreas de movimentação de chapas deve ser interrompida durante a realização desta atividade. 

Você pode ler a norma na íntegra clicando aqui

Cuidados necessários na elevação e movimentação de carga

Veja, a seguir, algumas medidas que você deve adotar para evitar acidentes ao elevar ou movimentar a carga.

  • Escolha os equipamentos adequados para a operação
  • Atente-se a condição dos equipamentos
  • Ofereça treinamento aos colaboradores, para que eles saibam os detalhes da NR movimentação de carga e como manusear os equipamentos corretamente
  • Verifique se os alarmes sonoros das máquinas estão funcionando
  • Respeite o limite máximo de elevação e movimentação de carga 
  • Utilize os EPIs necessários
  • Observe as informações nas etiquetas das cintas de elevação
  • Leia também: Cinta de amarração: segurança para as suas operações

Vantagens da cintas de amarração e elevação

cinta para amarração de carga

A Robustec é uma indústria brasileira especialista na produção de acessórios para logística. Nossos produtos são capazes de proporcionar a segurança que a sua empresa precisa para trabalhar com tranquilidade. 

Dentre os equipamentos necessários para realizar operações, as cintas de amarração e cintas de elevação ocupam lugar de prioridade para proporcionar segurança ao trabalho. Afinal, elas são responsáveis por envolver a carga, impedindo que ela caia ou escorregue, provocando acidentes com as pessoas envolvidas na operação, ou até mesmo danificando o produto transportado.

Portanto, a qualidade destes acessórios e a escolha do modelo correto para cada tipo de movimentação e elevação são itens fundamentais. 

Além disso, outros acessórios para amarração ou elevação como roldanas, manilhas, catracas e guinchos são essenciais para facilitar o trabalho, reduzir o esforço da mão de obra humana e otimizar o trabalho. 

Saiba quais são as vantagens de adquirir cintas de elevação e outros acessórios Robustec para a sua rotina de trabalho:

  • Produzidas em material resistente, 100% poliéster
  • Segurança acima da capacidade, com fator de segurança 5x maior do que a sua própria capacidade
  • Respeitam às normas de segurança do segmento
  • Facilidade no manuseio
  • Variedade de modelos e capacidades de carga

Assim, com equipamentos de qualidade, produzidos por uma empresa 100% confiável e experiente, você pode seguir as normas do segmento com muito mais facilidade! 


Então, este foi o nosso artigo sobre a
NR movimentação de carga e os acessórios que podem ajudar sua empresa a se adequar a ela. Se você ainda tem alguma dúvida quanto a norma ou, então, ficou interessado em nossos produtos, entre em contato e solicite um orçamento.