Pé de apoio para reboque: conheça o ideal

pé de apoio - robustec

Quando existe a necessidade de sustentar cargas, os pés de apoio são os equipamentos mais adequados e seguros para quem trabalha com cargas pesadas e em condições severas. Eles permitem um ajuste preciso e individual e também um nivelamento perfeito das cargas, mesmo em terrenos acidentados e ambientes agressivos. Além disso, facilitam a adequação a alturas diferentes, diminuem o esforço físico do operador, otimizam a produção e garantem a segurança em todo o processo. 

Em seguida, vamos explicar como escolher o pé de apoio mais eficiente, seguro e adequado às suas necessidades.

Veja como funciona o pé de apoio

O pé de apoio é um suporte utilizado para a suspensão e sustentação de pequenas cargas em trailers, reboques e carretas agrícolas. Esse equipamento permite o destacamento e a disposição em repouso dessas máquinas e facilita o seu reatamento, mesmo em terrenos irregulares. Ele deve ser usado, então, em reboques de capacidade reduzida, entre 1.500 até 7.500 kg.

O pé de apoio possui um tubo de aço que, por sua vez, desliza de maneira telescópica dentro de um tubo de tamanho um pouco maior, mediante a ação de uma manivela externa. Na parte inferior, o pé de apoio tem uma estrutura soldada muito robusta, que se apoia no chão. Geralmente, ele é utilizado em reboques de eixo único e é instalado na dianteira, na parte em relevo do timão, de modo a não criar obstáculo quando em repouso e durante as fases de curva.

Saiba como escolher o pé de apoio ideal

Os equipamentos de levantamento e sustentação de cargas devem ser escolhidos de acordo com as necessidades e as condições de trabalho de cada empresa. Nesse sentido, eles devem conter informações de fácil entendimento sobre as suas funções e especificar o limite de carga suportado. Os pés de apoio estão disponíveis no mercado em modelos e dimensões diversas, e também podem ser fabricados conforme especificações e necessidades dos clientes. 

Esse equipamento serve para reboques de capacidade reduzida, entre 1.500 até 7.500 kg. Do contrário, o esforço físico do operador durante a fase de destacamento seria muito alto e, assim, haveria dificuldade para adequar o reboque a alturas diferentes na fase de reatamento.

Por outro lado, para o caso de máquinas de porte maior, utiliza-se aparelhos mecânicos com redutores de ângulo, de modo que haja a transmissão do movimento no parafuso, o qual diminui de maneira significativa os esforços do operador. Desse modo, é possível destacar também reboques de até 28 toneladas de carga.

pé de apoio - robustec

Conheça a linha de pés de apoio Robustec

A Robustec dispõe de uma linha pés de apoio que se destaca pela robustez e resistência. Com três modelos de acionamento – lateral, superior e articulado –, eles oferecem mais praticidade e conforto no manuseio ao operador. O uso desses equipamentos resistentes otimiza a produção e garante a segurança e qualidade de todo o processo.

Os pés de apoio Robustec têm duas velocidades de acionamento – alta, para aproximar a sapata do solo, e baixa, para suspender a carga. Além disso, eles também oferecem três opções de acionamento – lateral, superior e articulado.

O acabamento das peças é feito em pintura epóxi a pó e zincagem eletrolítica, que assegura maior proteção contra ambientes agressivos.

Em síntese, conheça as vantagens dos pés de apoio:

  • Grande praticidade de manuseio;
  • Ajuste e nivelamento perfeitos; 
  • Alta resistência e segurança;
  • Adequação a alturas diferentes;
  • Três modelos de acionamento;
  • Capacidades variadas;
  • Elevação de 4mm em cada volta da manivela;
  • Resistência a ambientes agressivos;
  • Acabamento com pintura epóxi a pó e zincagem eletrolítica;
  • Adequação às exigências técnicas.

Quer saber mais sobre os nossos equipamentos? Então, visite o nosso site!