Peças e equipamentos essenciais para caminhoneiro

Quem trabalha com cargas pesadas e em condições severas, precisa contar com peças e equipamentos que ofereçam total resistência e segurança.

O uso de cintas de arraste, pés de apoio, aparelhos de levantamento e equipamentos de amarração traz maior eficiência e segurança para as atividades profissionais e de lazer.

Além de zelar pela integridade dos produtos ou objetos envolvidos, esses equipamentos garantem a segurança das pessoas envolvidas nas operações. Por isso, é fundamental utilizar produtos comprovadamente confiáveis. 

Neste artigo, vamos apresentar quais são as peças e equipamentos essenciais para os caminhoneiros e explicar o funcionamento e as vantagens de cada um deles.

Suspensão e sustentação com os pés de apoio

O pé de apoio é utilizado para suspensão e sustentação de pequenas cargas em equipamentos como trailers, reboques e carretas agrícolas. O seu uso facilita a adequação a alturas diferentes, diminui o esforço físico do operador, otimiza a produção e evita acidentes.

Esse equipamento permite o destacamento e a disposição em repouso dessas máquinas e facilita o seu reatamento. Ele deve ser usado em reboques de capacidade reduzida, entre 1.500 até 7.500 kg.

A Robustec dispõe de pés de apoio com três modelos de acionamento – lateral, superior e articulado –, que oferecem mais praticidade e conforto no manuseio ao operador. Além disso, os pés de apoio Robustec têm duas velocidades de acionamento – alta, para aproximar a sapata do solo, e baixa, para suspender a carga. Eles também oferecem três opções de acionamento – lateral, superior e articulado.

O acabamento das peças é feito em pintura epóxi a pó e zincagem eletrolítica, que assegura maior proteção contra ambientes agressivos.

Cintas de Arraste para rebocar veículos

Na hora do lazer, as cintas de arraste utilizadas para o arraste de veículos e jeeps e para amarrar motocicletas. As cintas de arraste Robustec são resistentes, produzidas em material 100% poliéster, tratadas quimicamente para menor absorção de água e com tratamento térmico. Elas seguem as normas de segurança e são certificadas pelo Inmetro, proporcionando uma utilização prática e segura.

A cinta de arraste 10.000 Kg ou 5.000 kg é ideal para trilhas, arraste de veículos e jeeps. Com capacidades de 5 ou 10 toneladas, ela está disponível em comprimentos de 4, 5, 6 e 10 metros.

Uma boa opção para amarrar e transportar a sua motocicleta é o Kit Cinta Amarração Moto Catraca Fechada ou Aberta. Ele contém uma cinta 100% poliéster, tratada quimicamente para menor absorção de água e com tratamento térmico, uma bolsa camuflada nécessaire e duas cintas para amarração (catraca fechada) com capacidade para 800 kg e três metros de gancho moto.

O Kit Cinta Arraste (Pickup) 1.500 Kg da Robustec é ideal para trilhas. Por sua vez, o Kit Cinta Arraste 5.000 kg ou 10.000 Kg é indicado para trilhas, arraste de veículos e jeeps. Há ainda versões do Kit Cinta Arraste com amarração gancho moto, com capacidade para 5 toneladas e 6 metros, e a cinta de arraste com manilha, com capacidades de 5 e 10 toneladas e comprimento de 6 metros.  

Equipamentos para amarração de cargas

A Robustec possui ainda uma completa linha de equipamentos de amarração de cargas que oferecem resistência total e estão de acordo com a Norma 552 do Contran.

A linha de cintas de amarração Robustec tem modelos com ganchos nos formatos flat, “J”, triângulo, “Moto”, garra e giratório, disponíveis com ou sem catraca. Esses produtos oferecem diversas opções de montagem e capacidade, de acordo com a sua aplicação e as necessidades de cada cliente.

As cintas são 100% poliéster e tratadas quimicamente para menor absorção de água. Elas apresentam proteção anti-UV, resistente aos raios solares, e suportam temperaturas que variam entre -40°C e + 100°C.

Os ganchos e catracas Robustec são produzidos com aço carbono soldado e acabamento por zincagem eletrolítica e/ou pintura epóxi a pó. Além disso, recebem tratamento térmico.

Como vimos, utilizar equipamentos que garantam a segurança das cargas e das pessoas envolvidas no transporte é fundamental na movimentação e fixação de cargas nas mais diversas áreas. O uso de produtos de qualidade contribui para minimizar os riscos e alcançar maior eficiência e segurança no transporte.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como ter segurança e eficiência no transporte de cargas? Acesse aqui!