Principais cuidados ao comprar uma cinta de amarração

diferenciais das cintas de amarração

Para um transporte eficiente, é importante contar com equipamentos como uma cinta de amarração capaz de oferecer segurança, praticidade e firmeza para carga.

Além disso, o uso das cintas de segurança deve obedecer às regras de várias normas de segurança, como Contran 552, NR-167, ABNT 15883, NR-12, entre outras. Afinal, além de atender aos requisitos legais e evitar multas, a adequação às normas também eleva o grau de segurança para os seus operadores.

Por isso, os cuidados na hora de comprar uma cinta de amarração são essenciais. Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais fatores que devem ser observados na hora de comprar uma cinta de amarração. Confira!

Saiba quais são os cuidados necessários ao adquirir uma cinta de amarração

Alguns cuidados são fundamentais para garantir a eficiência, segurança e adequação às normas de seu equipamento de amarração. A seguir, apresentamos os principais deles.

  1. Modelo do gancho

Os ganchos apresentam modelos variados, de diferentes configurações. Por isso, você deve atentar para qual é o modelo mais adequado para cada utilização. A linha de cinta de amarração Robustec tem modelos com ganchos nos formatos “J”, garra, flat, “Moto”, triângulo, beta e giratório, disponíveis com ou sem catraca.

  1. Espessura

A Espessura do gancho é um fator muito importante, pois ela determina o quão resistente ele é. No modelo de 3 toneladas, a Robustec utiliza um gancho com espessura de 9,30 mm de diâmetro. Por outro lado, alguns produtos concorrentes têm apenas 8,10 mm, e ainda não são submetidos ao tratamento térmico adequado.

  1. Dimensionamento e geometria

Um detalhe importante a ser observado é que o gancho não deve possuir abertura no ponto de ancoragem, pois isso pode comprometer a sua capacidade e vir a romper.

  1. Etiqueta

Todo conjunto de amarração deve conter uma etiqueta com informações sobre a carga máxima de trabalho (CMT), o Fator de Segurança, a data de fabricação, o comprimento, recomendações de uso (verso) e a norma técnica referente.

Um detalhe que poucas pessoas sabem é que a etiqueta apresenta uma caixa-preta ou parte interna que tem o objetivo de preservar essas informações importantes.

Além disso, as etiquetas apresentam cores variadas, que indicam o material utilizado na fabricação da cinta:

  •       Azul: cinta de poliéster
  •       Verde: cinta de poliamida
  •       Marrom: cinta de polipropileno

ROB_20_027-Lançamento-eBook-Aparelho-Levantamento_Botão

Conheça as normas de segurança que regulamentam o uso das cintas

Desde o início de 2017, as cordas para amarração de cargas foram proibidas pela resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo da medida é aperfeiçoar os requisitos de segurança.

Outra medida do Contran, a resolução 588, proíbe o uso de ganchos de fixação presos diretamente na travessa de madeira das carrocerias. Elas devem ter chassi e travessas metálicas, para maior segurança. O fixador metálico recomendado possui três parafusos – um na vertical e dois na horizontal –, para que a sua base tenha mais sustentação.

Segundo a norma, devem ser usadas cintas, correntes, cabos de aço com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga. Além disso, equipamentos como barras de contenção, malhas, trilhos e separadores podem ser utilizados como dispositivos adicionais de segurança.

Esses equipamentos também estão de acordo com a Norma Regulamentadora NR-11, do Ministério do Trabalho, que estabelece as normas de segurança para transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

Outra regulamentação importante é a norma NR-12, que trata sobre a segurança dos trabalhadores na utilização de máquinas e equipamentos. Ela exige informações completas sobre todo o ciclo de vida das máquinas e equipamentos, incluindo o transporte, instalação, utilização, manutenção e a eliminação ao final da sua vida útil.

Conheça as cintas de amarração Robustec

As cintas de amarração Robustec foram desenvolvidas para atender às mais variadas aplicações, seguindo as normas nacionais e internacionais.

De manuseio simples, esses produtos oferecem diversas opções de montagem e capacidade, de acordo com a sua aplicação e as necessidades de cada cliente.

Conheça as principais características e vantagens desses produtos:

  •       As cintas são 100% poliéster e tratadas quimicamente para menor absorção de água.
  •       Proteção anti-UV, resistente aos raios solares.
  •       Suportam temperaturas que variam entre -40°C e + 100°C.
  •       Fator de segurança 2:1 e percentual de elasticidade de 7%.
  •       Os ganchos e catracas Robustec são produzidos com aço carbono soldado e têm acabamento por zincagem eletrolítica e/ou pintura epóxi a pó.
  •       Tratamento térmico.
  •       Preços acessíveis, com uma excelente relação custo/benefício.
  •       Produto Nacional, com certificado de Origem Brasileira.

Como vimos, a escolha das cintas de amarração deve observar alguns cuidados importantes, para garantir a eficiência, segurança e adequação às normas nacionais e internacionais.

ROB_20_027-Lançamento-eBook-Aparelho-Levantamento_Botão

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como fazer um uso adequado das cintas de segurança? Clique aqui e baixe um e-Book completo explicando todos os cuidados necessários.

 

One thought on “Principais cuidados ao comprar uma cinta de amarração

Comentários não permitidos.