Principais cuidados no transporte de alimentos

transporte de alimentos - robustec

Aqueles que atuam com o transporte de alimentos sabem que essa não é uma categoria comum de fretes.

Os cuidados exigidos nesse tipo de logística vão muito além dos momentos de carga e descarga. Na verdade, até mesmo os cuidados básicos adotados pelos caminhoneiros são indispensáveis para que tudo ocorra da maneira esperada.

É preciso ter em mente que garantir um bom transporte de alimentos influencia muito mais do que a lucratividade dos transportadores. Trata-se de uma questão diretamente envolvida com a saúde dos consumidores e que envolve diversos órgãos fiscalizadores.

Em seguida, confira os pontos mais importantes para que você se mantenha sempre atento e garanta o melhor padrão de qualidade na hora de transportar itens de alimentação.

Conheça o tipo de carga e suas principais especificações durante o transporte de alimentos

Quando lidamos com o transporte de alimentos, diversas cargas perecíveis podem ser mencionadas. Carnes, aves e derivados, peixes, moluscos, crustáceos e demais frutos do mar, legumes, frutas e cogumelos, ovos, leveduras e fermentos, além até de alimentos congelados e super congelados.

Em cada situação mencionada, existem cuidados específicos que precisam ser adotados a respeito da ventilação da carga em questão, controle de temperatura e iluminação.

Caso as características próprias de conservação de cada produto não sejam respeitadas, mesmo que através de erros mínimos, carregamentos inteiros podem ser perdidos. Consequentemente, isso irá gerar sérios prejuízos aos caminhoneiros e seus contratantes.

No mesmo sentido, considere também questões como o limite máximo de empilhamento, meios corretos de alocação, velocidade máxima permitida, entre outras.

Mantenha os cuidados básicos do seu veículo de acordo com cada item transportado

Conforme mencionado no item anterior, cada tipo de alimento possui um padrão próprio de cuidados para transporte. Nesse sentido, os métodos de limpeza adotados nos veículos também não são exceção e precisam necessariamente respeitar as características do perecível que ali é acomodado.

Tenha esse fator sempre em mente na hora de tomar uma carga sob sua responsabilidade, orientando-se junto ao contratante sobre todos os detalhes referentes ao produto que você levará consigo.

transporte de alimentos - robustec

Também tenha em mente que, sob nenhuma hipótese, algumas situações são permitas no caminhão durante o transporte de alimentos, como o transporte de cargas perecíveis com pessoas, de produtos prontos e crus no mesmo veículo e outros casos semelhantes que possam comprometer a integridade da carga.

Garanta que o seu caminhão esteja equipado para o transporte de alimentos

Na área de transporte de alimentos, as exigências mínimas para os veículos incluem o controle interno de temperatura; termômetro calibrado e de fácil leitura; além de controle constante de temperatura e umidade.

Cargas refrigeradas, ou ainda com alimentos secos, enlatados ou embutidos, podem sofrer com congelamentos caso o sistema de refrigeração do caminhão não esteja adequadamente regulado e funcionando precisamente na temperatura pretendida.

Sob a mesma lógica, quando a refrigeração está muito defasada, itens congelados e frescos podem sofrer com o aceleramento de sua deterioração.

Sendo assim, é preciso estar atento ao preparo do veículo, preservar os seus padrões de manutenção e sempre checar a precisão dos sistemas de monitoramento.

Fique atento à validade dos produtos

Esse cuidado pode até parecer óbvio, mas aceitar cargas que estão muito perto do prazo de validade pode representar verdadeiras dores de cabeça!

Alguns produtos são mais perecíveis que outros, assim como alguns trechos estão mais sujeitos a atrasos e eventuais problemas que os demais.

Leve essas questões sempre em consideração para evitar que situações inesperadas na estrada não tragam ainda mais prejuízos do que você estava esperando.

transporte de alimentos - robustec

Tenha todos os documentos exigidos pelos órgãos competentes sempre em mãos

Todos sabem que, em termos de exigências legais, vigilância e fiscalização, o transporte de alimentos é submetido a medidas muito mais rigorosas que na grande maioria das outras categorias.

Mais que atender a todas as exigências da Anvisa ao prestar esse tipo de serviço, em alinhamento aos requisitos que mencionamos anteriormente para cada alimento, é preciso também estar atento ao que versa a lei e também ao que exigem os contratos que você assina.

Para evitar atrasos em suas entregas, ficar parado em algum posto de fiscalização ou até mesmo sofrer com multas, garanta que todas as permissões, licenças e documentações da carga estejam em dias e sempre mãos durante o transporte.

Esse foi o nosso artigo sobre os principais cuidados no transporte de alimentos. A gente espera que tenha te ajudado nesse assunto! Quer saber mais? Fique de olho em nosso blog para mais assuntos como este clicando aqui.