Recomendações para as operações de elevação de carga com guindastes

Somente pessoas treinadas, habilitadas e autorizadas poderão operar equipamentos como guindastes, pontes rolantes e empilhadeiras. O operador desses equipamentos de transporte deve receber treinamento específico da empresa.

Mantenha os vidros da cabine de comando dos guindastes sempre limpos, para melhorar a visão do operador. Em caso de ofuscamento pelo sol, o operador deverá usar óculos escuros com boa visibilidade.

Apenas uma carga deverá ser içada de cada vez

Ainda que as cargas combinadas estejam dentro da capacidade. Após erguer a carga do solo, pare momentaneamente e verifique a condição de estabilidade e segurança. Examine e retire da carga todas as peças que estiverem soltas. Se o cabo de carga estiver torcido, distorça o mesmo antes de continuar a operação.

Cordas guias amarradas à carga deverão ser usadas em todos os içamentos. Um ou mais trabalhadores em terra deverão controlar a carga em todo o movimento, utilizando cordas guias, para evitar que a peça balance ou gire sem controle.

O operador deve descer a carga lentamente e parar quando estiver a aproximadamente três metros do local de montagem. A partir daí, ele deve descer e pousar a carga mais devagar, colocando-a na posição de montagem.

Os montadores só deverão aproximar-se da peça a ser montada após o operador do guindaste tê-la posicionado adequadamente. Somente no momento do ajuste final os montadores poderão colocar as mãos na carga, mas com cuidado para evitar os pontos de risco de prensamento.

Cordas e ferramentas de tração como tirfor e talhas de alavanca devem ser utilizadas para se evitar qualquer contato manual com a peça transportada até que a mesma tenha condições seguras de montagem.

Numa situação de início de tombamento, o operador deverá imediatamente iniciar o abaixamento da carga e levantar a lança para trazer a carga mais próxima do guindaste.

Antes de sair da cabine, o operador do guindaste deverá abaixar a carga no solo e parar o motor. Jamais deixe cargas suspensas ao abandonar o posto de comando.

Como vimos, a elevação e movimentação de cargas são atividades complexas, que exigem atenção aos procedimentos e às recomendações de segurança. Seguindo essas medidas preventivas e utilizando os equipamentos adequados, você terá condições de movimentar a sua carga com muito mais segurança e eficiência.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre quais são os procedimentos recomendados para a movimentação e elevação de cargas? Leia este post em nosso blog e saiba mais sobre o assunto!

One thought on “Recomendações para as operações de elevação de carga com guindastes

Comentários não permitidos.