Cintas de elevação Robustec: entenda como utilizá-las

cintas de elevação

As cintas de elevação Robustec são os meios mais eficientes e versáteis para ligar cargas a equipamentos de elevação.

Com esse material, aliado a alguns acessórios como ganchos e manilhas, os operadores podem içar a grande maioria dos tipos de cargas disponíveis no mercado.

Para garantir que as cintas tenham máxima vida útil e não ofereçam riscos de acidentes, é fundamental se ater a alguns parâmetros em sua utilização.

A seguir, entenda como planejar o uso das cintas de elevação Robustec e quais os principais cuidados em seu manuseio!

ROB_20_027-Lançamento-eBook-Aparelho-Levantamento_Botão

Como planejar o uso das cintas de elevação Robustec?

Para garantir que as cintas de elevação Robustec ofereçam os melhores padrões possíveis de qualidade e segurança, é necessário planejar corretamente o seu uso.

Isso demanda atenção a etapas distintas, que incluem o processo de carga, o trajeto que será percorrido, bem como seu destino e meios de remoção. Veja o que deve ser observado em cada uma dessas fases:

Carga

O primeiro passo para garantir agilidade e segurança na elevação de cargas é conhecer todos os detalhes dimensionais e geométricos sobre elas.

Isso inclui informações como o peso, centro de gravidade, cantos vivos e pontos de ancoragem.

Esses dados podem ser obtidos nas especificações do projeto, na documentação dos materiais ou nas próprias indicações de carga.

O gancho do guindaste precisa ser posicionado acima do centro de gravidade do objeto. Em cargas assimétricas, o centro deve ser determinado com base nas forças e no comprimento dos ramais individuais.

As arestas dos objetos devem ser observadas para verificar a existência de cantos vivos capazes de danificar a cinta. Se for o caso, são necessárias luvas e proteções especiais para protegê-la.

Trajeto

Determinar o trajeto que será percorrido pela carga é indispensável para certificar-se de que ela não encontrará nenhum obstáculo.

A movimentação deve contar com amplo espaço disponível para a passagem do material e precisa ser feita com suavidade, evitando movimentos bruscos.

É importante verificar se o pé direito tem altura compatível e se não há trabalhadores no trajeto, evacuando a área e sinalizando-a no momento da movimentação.

Caso a carga se prenda durante o progresso, é preciso baixá-la imediatamente.

Destino e remoção

Por fim, é preciso também se ater ao local de destino da carga, certificando-se de que ele esteja devidamente preparado para recebê-la com pallets, assentos ou outros recursos semelhantes para que ela seja baixada com segurança.

Cuida para jamais baixar o material em cima dos componentes de elevação, como ganchos e cintas, pois isso pode fazer com que eles se prendam e desequilibrem a carga, causando danos aos acessórios de elevação.

Agora que você já sabe o que levar em consideração para planejar o uso das suas cintas de elevação Robustec, no próximo item, confira quais são os cuidados mais importantes em seu manuseio!

Quais os principais cuidados em seu manuseio?

Durante o processo de elevação existem diversos fatores de risco, por isso alguns cuidados precisam ser adotados para garantir mais segurança em toda a movimentação. Entre os principais deles, destacam-se:

  • As cintas jamais podem estar torcidas ou com nós, já que isso pode reduzir de 25% a 75% sua capacidade de carga;
  • Nenhuma pessoa deve permanecer sob ou sobre as cargas suspensas;
  • As cintas não podem ser emendadas diretamente com outras cintas. É necessário ou uso de conectores ou manilhas;
  • Encaixes feitos em ganchos devem ser feitos de forma que a cinta fique apoiada em seu centro, nunca pela ponta, pois isso pode provocar esforços em local inapropriado e o eventual desprendimento da carga;
  • As cintas devem ser posicionadas de forma que a carga fique uniformemente distribuída;
  • Jamais fixe um anel de grandes dimensões em um gancho de dimensões menores. Os materiais devem ter aberturas apropriadas;
  • A carga deve ser elevada a alguns centímetros do chão, para verificar se a fixação está segura e se os ângulos e tensões nas cintas estão corretos antes de dar início a movimentação;
  • O ato de abaixar a carga deve ser feito de maneira suave, para evitar colisões.

Esses foram alguns dos cuidados mais importantes sobre o uso das cintas de elevação Robustec, mas ainda existem muitos outros pontos que merecem atenção entre os usuários. Quer conhecer todos eles? Então acesse nosso e-book exclusivo sobre o tema!

ROB_20_027-Lançamento-eBook-Aparelho-Levantamento_Botão