logo

Como aumentar a produtividade no campo

como-aumentar-a-produtividade-no-campo-robustec

O Brasil é um dos países em que a produtividade agropecuária cresce mais rapidamente no mundo. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o desempenho da produção aumentou 4,28% ao ano no Brasil entre 2006 a 2010, um desempenho melhor que da China (3,25%), Chile (3,08%), Japão (2,86%), Argentina (2,7%), Indonésia (2,62%), Estados Unidos (1,93%) e México (1,46%).

Ainda de acordo com o USDA, na década de 2000, a média de crescimento da produtividade agrícola no Brasil foi de 4,08% ao ano. Esse avanço foi apontado como o principal fator responsável pelo crescimento da produção, respondendo por cerca de 90% do aumento, enquanto que os 10% restantes se devem aos insumos. O estudo considerou todos os produtos das lavouras e da pecuária e os relaciona com os insumos usados na produção.

Como a tecnologia facilita o trabalho no campo

Com o uso da tecnologia nos processos produtivos, o homem do campo economiza tempo, reduz a mão de obra e obtém melhores resultados na produção. Ao longo dos últimos 50 anos, o crescimento da produtividade permitiu ofertas mais abundantes de alimentos a preços mais competitivos. Com os ganhos de eficiência obtidos, o Brasil deixou de ser um país importador de alimentos para se transformar em um grande exportador de produtos variados.

produtividade no campo roblift

Soluções inovadoras vêm sendo adotadas na busca pelo aumento da produtividade. Novas tecnologias possibilitaram mudanças importantes, como a viabilização da segunda safra de verão (safrinha), maior resistência genética às principais doenças e plantio direto na palha. Além disso, há uma maior diversificação de culturas e intensificação da agricultura – por exemplo, após a colheita da soja, hoje se cultivam milho, algodão, forrageiras e plantas de cobertura.

Estimativas de crescimento da produtividade

A tecnologia tem sido o principal fator a estimular o crescimento da agricultura. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) , no período 1975 a 2015, 58,4% do crescimento da produção se deve à tecnologia, 15,1% à terra e 15,4% ao trabalho.

A tecnologia vem possibilitando o ganho em produtividade, que continua sendo o principal fator impulsionando o crescimento da produção de grãos nos próximos dez anos. A média deve passar de 3,84 t/ha em 2016/17 para 4,1 t/ha em 2026/27, segundo o MAPA. Entre os grãos, os maiores ganhos de produtividade devem ocorrer em arroz, milho e algodão.

Nos próximos anos, o crescimento da produção agrícola no Brasil deve continuar acontecendo com base na produtividade. Esse fato é verificado ao observar que para os próximos dez anos, a produção de grãos deve crescer 24,2%, e a área plantada, 17,3%, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Quais são os desafios para os próximos anos?

Porém, a agricultura no Brasil ainda tem muitos desafios pela frente. Para aumentar a produtividade, o país precisa intensificar a pesquisa agropecuária e gerar tecnologias para reduzir riscos, poupar recursos e assegurar uma maior rentabilidade aos produtores.

Atualmente, o produtor enfrenta desafios como a necessidade de uma logística de transporte eficiente, mão de obra especializada e qualificada e integração de tecnologia para tomada de decisão e aumento da produtividade.

Encontre as soluções mais adequadas para seu dia a dia

Em busca de soluções, muitas empresas vêm investindo na tecnologia e desenvolvendo novos equipamentos e produtos para automatizar e melhorar o desempenho do trabalho no campo.

Porém, antes de investir em tecnologia, ele precisa entender como esse investimento irá aumentar sua produtividade e então se concentrar nessas prioridades.

Eventos como a Agrishow, maior feira de tecnologia da América Latina, foram criados para ajudar os produtores a conhecer as novas tendências e inovações tecnológicas no mercado de máquinas agrícolas e soluções para o agronegócio.

Conheça outras soluções de transporte para o campo

O Roblifit Agro, da Robustec, é um bom exemplo de tecnologia desenvolvida especificamente para ser aplicada no trabalho no campo e atender às necessidades dos produtores.

Outro exemplo é o desenvolvimento de pés de apoio mais eficientes e capazes de oferecer maior segurança na operação de máquinas agrícolas. Esses equipamentos, utilizados na sustentação de cargas e em veículos rebocados, são extremamente importantes para assegurar a segurança nas operações.

Os pés de apoio Robustec são bastante resistentes e adequados para o trabalho no campo, que requer peças extremamente resistentes, devido à necessidade de proteção contra intempéries e ambientes agressivos. Práticos e de uso fácil, esses equipamentos facilitam o trabalho do dia a dia e garantem a segurança dos produtos e das pessoas envolvidas nas operações.

Destacando-se no desenvolvimento de produtos agroavícolas e para amarração de cargas de alta tecnologia, a Robustec tem como política promover o desenvolvimento de produtos que tragam soluções que gerem maior produtividade e lucratividade.

Outras soluções de transporte vêm sendo desenvolvidas pela empresa, com destaque para as linhas para amarração de cargas, elevação de cargas, catracas e guinchos que facilitam o dia a dia e o trabalho no campo.

Como vimos, a produtividade no campo continua a aumentar a cada ano, graças às novas soluções trazidas pela tecnologia e pela mecanização.

Conheça as vantagens dos equipamentos roll on roll off:

roll on roll off

A principal vantagem do mecanismo roll on roll off é a velocidade com que a carga é carregada no caminhão ou trator. Além disso, em menos de oito minutos esse equipamento pode transportar uma carga diferente, simplesmente trocando o tipo de carroceria…

Leia a Matéria Completa

VEJA TAMBÉM: