Como criar e implantar uma campanha de vendas na sua loja de ferragens

como-criar-e-implantar-uma-campanha-de-vendas-na-sua-loja-de-ferragens-1

Uma campanha de vendas é uma ação promocional utilizada pelas empresas com o objetivo de atrair mais clientes, aumentar as vendas e elevar os ganhos em um curto período de tempo.

Neste artigo, vamos mostrar como criar e implantar uma campanha de vendas na sua loja de ferragens e dar dicas de estratégias para melhorar os resultados de seu negócio.

Saiba como planejar e executar a sua campanha de vendas

Para criar uma campanha de vendas, você precisa levar em conta algumas etapas essenciais, como fazer o planejamento, definir as regras, executar a campanha e analisar os resultados. A seguir, vamos falar sobre cada uma dessas etapas e incluir informações adicionais com dicas para otimizar os seus resultados.

  1. Faça o planejamento da sua campanha de vendas

No planejamento, são definidos os objetivos, as ações e os canais que serão utilizados para divulgação. Qual é a finalidade dessa ação promocional? Qual produto ou serviço será o foco da campanha? Quais serão os descontos oferecidos? Qual é o público ao qual ela se destina? Qual será o orçamento? Respondendo a essas perguntas, você já poderá planejar a sua campanha de maneira mais assertiva.

  1. Defina um tema

O tema é outro elemento importante de uma campanha de vendas. Comunique ao público o motivo pelo qual você está realizando a ação ou a data comemorativa que pretende destacar.

  1. Aproveite as datas festivas

Uma das maneiras mais eficientes de atrair clientes novos é fazer promoções em datas comemorativas, que geralmente trazem um grande aumento nas vendas. Portanto, datas como Natal, Dia dos Pais e Black Friday são ótimas oportunidades para criar as suas campanhas.

Por outro lado, essas datas também são utilizadas pela maioria dos negócios. Para se destacar, você pode criar as suas próprias ações de campanha de vendas em períodos estratégicos para conseguir alavancar os resultados do seu negócio.

  1. Defina o prazo da sua campanha de vendas

Outro elemento fundamental é o prazo. Afinal, as campanhas precisam ter data de início e fim.

O ideal é que uma campanha de vendas dure algo entre 30 e 45 dias. Isso traz uma sensação de emergência tanto para públicos internos quanto externos. Se o prazo for maior do que esse, pode ser melhor criar várias minicampanhas para sempre manter a motivação das pessoas.

como-criar-e-implantar-uma-campanha-de-vendas-na-sua-loja-de-ferragens-2

  1. Escolha as regras e os participantes

A definição de regras é essencial na criação de campanhas de vendas. Elas devem ser de simples compreensão e dizer ao público exatamente como deverá funcionar a ação. O cliente pode usar cheque? E parcelar a compra? Tem que trabalhar o mix de produtos? O cliente ganhará algum brinde? Os funcionários devem conhecer bem as regras e saber exatamente até onde eles podem negociar descontos com o cliente.

  1. Estipule metas para estimular os vendedores

Toda ação precisa ter um norte. Afinal, definir uma meta ajuda a motivar a equipe para vender mais. Mas procure definir metas claras, simples e objetivas para o grupo. Por exemplo: O objetivo da campanha é vender o produto para 100 clientes em 30 dias. O funcionário que conseguir bater essa meta, ganhará algum prêmio. Mas crie também metas menores, para que os vendedores se mantenham estimulados a cada pequeno passo dado.

  1. Invista em marketing e comunicação

Para a sua campanha ser bem-sucedida, você precisa divulgá-la nas redes sociais, em canais como Facebook e Instagram. Além disso, coloque um banner em sua loja virtual ou faça uma página especial para a campanha.

Faça um planejamento de quais canais utilizará para se comunicar com os seus clientes. Mas primeiro é importante analisar qual é o público-alvo: quem são as suas personas? Onde elas estão? Que canais de comunicação utilizam?

Você também pode fazer anúncios patrocinados sobre a sua ação, direcionados exatamente para o seu público-alvo. Para isso, utilize ferramentas como Google Adwords, Rede de Display e Facebook Ads.

  1. Capriche na execução

A seguir, é chegada a hora de colocar a mão na massa. Nessa etapa, as ações planejadas nos estágios anteriores são colocadas em prática. Para isso, você deve envolver os diversos setores da empresa, como marketing, vendas e logística.

  1. Faça a análise dos resultados ao longo da campanha de vendas

Por fim, chegamos à etapa de análise. Aqui, observamos as metas e objetivos traçados no planejamento para avaliar o desempenho da campanha. Ou seja, é o momento de verificar o que deu certo ou errado durante a sua execução. A sua campanha de vendas alcançou os resultados esperados?

Monitorando os resultados, você poderá saber quais estratégias deram certo e quais devem ser melhoradas. Desse modo, será possível identificar os pontos positivos e negativos da campanha, para fazer os ajustes necessários nas próximas.

Como vimos, criar e implantar uma campanha de vendas não é nenhum bicho de sete cabeças, basta fazer um bom planejamento e definir bem quais serão as estratégias adotadas. Além disso, é preciso oferecer produtos atraentes para o seu público e preços competitivos.

Conheça o catálogo de produtos Robustec

A Robustec tem um catálogo de produtos voltado especialmente para os lojistas e revendedores. Ele traz uma lista completa de produtos para o trabalho, no campo, no setor rodoviário, movimentação de cargas, esportes e lazer e muito mais.

O catálogo Robustec inclui produtos das linhas agroavícola, náutica, de amarração e elevação de cargas, de esporte e lazer, de suporte e levantamento de cargas. Nele, você encontra descrições e especificações técnicas de cada produto disponível. Desse modo, você tem acesso a toda a informação necessária na hora da compra.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre a linha de produtos Robustec? Clique aqui para acessar o nosso catálogo e conheça todas as novidades.

ROB_20_009-Catálogo-Ferragens-Banner-Site