Como escolher o equipamento para amarração de carga

amarração de carga

Diferenciais Cintas de Amarração

O equipamento de amarração de cargas deve oferecer segurança, preservar a integridade da carga e ser resistente o bastante para suportar frenagens bruscas, curvas e acelerações.

Os equipamentos utilizados devem ser resistentes e obedecer à legislação vigente. Materiais como cintas de poliéster, cabos e correntes de aço são os mais apropriados para fazer a amarração.

Veja como escolher o melhor equipamento de amarração

A escolha do equipamento mais adequado depende do tipo de carga, do sistema de amarração, da carroceria e do ponto de ancoragem. O fundamental é que sejam utilizados equipamentos comprovadamente confiáveis e capazes de facilitar as operações de transporte.

Por exemplo, ao transportar chapas de aço, esses materiais devem ser presos com cintas de poliéster, que apresentam maior área de contato com a peça. A quantidade e o espaçamento entre as cintas variam de acordo com as dimensões e peso das chapas metálicas.

A utilização de cabos de aço não é recomendada nesse caso, pois esses materiais podem se deformar dependendo do ângulo utilizado, e não proporcionam tantos pontos de contato com as chapas de aço. Também as correntes não são apropriadas para esse fim, pois podem danificar as bordas das chapas, caso sejam de baixa espessura.

Conheça as vantagens das cintas de amarração

De manuseio simples, as cintas de amarração de cargas oferecem muitas opções de montagem e se casam perfeitamente com acessórios como catracas rodoviárias, suportes, cabos para guinchos e fixadores para prender cordas e cabos de aço. Esses equipamentos asseguram a integridade da carga durante a movimentação e também garantem a segurança das pessoas envolvidas nas operações.

Feitas em material 100% poliéster, as cintas de amarração podem suportar capacidades variadas, de 1.500 kg a 10.000 kg. Para cargas em caminhões, trens e aviões, é indicado o uso de cintas de capacidade 5.000 Kg. E para amarração de cargas mais pesadas, como implementos agrícolas e geradores, é recomendado o uso de cintas com 10.000 Kg de capacidade.

As cintas de amarração também são tratadas quimicamente para menor absorção de água e recebem tratamento térmico. Esses produtos seguem normas de segurança para uma utilização prática e segura, com costuras na cor preta para indicar sua capacidade.

Veja por que as cordas foram proibidas

Desde o início de 2017, as cordas para amarração de cargas foram proibidas pela resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo da medida é aperfeiçoar os requisitos de segurança. As cordas apresentam resistência inferior a outros materiais usados para amarração, como as cintas de poliéster.

Enquanto uma corda de caminhoneiro de 12 mm de diâmetro tem uma carga de ruptura de 1.500 Kgf (com fator de segurança de 2:1 – carga de trabalho = 750 Kgf), uma cinta de amarração com catraca, de largura de 50 mm oferece carga de ruptura de 6.000 Kgf (com fator de segurança de 2:1 – carga de trabalho = 3.000 Kgf). A resistência da cinta, nesse caso, é quatro vezes maior que da corda.

Além disso, a eficiência das cordas depende muito dos nós utilizados na extremidade e do conhecimento e da prática do caminhoneiro para executar esses nós. As catracas usadas nas cintas oferecem muito mais praticidade e segurança que os nós das cordas.

Saiba como escolher os equipamentos de amarração

Na hora de comprar os equipamentos para amarrar carga, não se esqueça de verificar se eles têm uma identificação visível informando dados como o nome do fabricante, carga máxima, comprimento, data de fabricação, número da norma brasileira NBR e código de rastreabilidade.

Certifique-se ainda que os materiais estejam em bom estado de conservação para serem usados, observando se não apresentam perfurações, desfiamentos, deformações, amassados ou corrosão.

Também verifique se os produtos seguem as normas de segurança e obedecem à legislação mais atual. Além disso, não deixe de exigir do fornecedor o certificado de garantia de qualidade e o de teste do lote.

Utilizando produtos de qualidade e seguindo as recomendações de segurança, você poderá minimizar os riscos e alcançar maior eficiência.