Perdas na agricultura. Como evitar prejuízos e otimizar recursos?

evitar-perdas-na-agricultura-robustec

Com o uso das novas tecnologias e técnicas de cultivo, a produtividade agrícola aumenta a cada ano. Apesar da busca constante pelo aumento da eficiência no campo, os produtores muitas vezes deixam de levar em consideração o desperdício de recursos agrícolas. As perdas na agricultura são responsáveis por um prejuízo significativo na produção. A cada ano, cerca de 10% da safra brasileira de grãos (soja, milho, trigo, arroz e feijão) são perdidos entre o plantio e a colheita, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de um terço de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado, o que gera um prejuízo de 750 bilhões de dólares por ano. Segundo o órgão, a maior parte das perdas acontece nas fases de pós-produção agrícola, como colheita, transporte e armazenamento.

Você sabe como evitar perdas na agricultura? Em que momento do processo de produção os desperdícios ocorrem com mais frequência? Como otimizar os recursos e evitar prejuízos? A seguir, apresentamos algumas estratégias para evitar perdas na agricultura.

Saiba como otimizar o uso da água

Quase metade da água utilizada na agricultura é desperdiçada. Alguns dos fatores que contribuem para isso são as irrigações realizada de modo incorreto e a falta de controle no processamento de produtos.

Para diminuir essa perda dos recursos hídricos, é importante fazer o nivelamento das áreas cultivadas, de modo a permitir um escoamento melhor e reduzir a fuga e evaporação da água.

Como evitar perdas na agricultura

Outra estratégia bastante eficaz é a reutilização da água na irrigação. A água que sai dos processos agrícolas é levada até o ponto mais baixo do terreno, onde será bombeada novamente para as partes mais altas, evitando o desperdício.

Além disso, a agricultura de precisão utiliza equipamentos que monitoram a produção e indicam exatamente a quantidade de água necessária para a irrigação e o local onde ela deve ser utilizada. Esses equipamentos também podem ser usados para monitorar a umidade do ar, auxiliando a determinar o quanto de água a planta perde e a economizar na sua reposição.

Veja como usar melhor os fertilizantes

O mapeamento da variabilidade espacial realizado na agricultura de precisão permite que o produtor saiba exatamente qual parte da sua lavoura precisa de fertilizantes, evitando assim desperdícios. Em alguns casos, as técnicas da agricultura de precisão podem revelar que determinado insumo é, na verdade, desnecessário e seu uso pode até mesmo prejudicar a lavoura.

Já existem máquinas adubadoras que permitem distribuir os fertilizantes com maior precisão, na dosagem correta e com uma aplicação mais uniforme. Com isso, os adubos são mais bem dosados, o que reduz os custos e aumenta a produtividade.

Novas tecnologias ajudam a planta a absorver os fertilizantes de modo mais rápido, mesmo em situações em que a temperatura e a umidade não sejam tão favoráveis. Além disso, alguns fertilizantes liberam nutrientes gradualmente, permitindo que a planta absorva essas substâncias gradativamente ao longo do seu desenvolvimento.

Evite o desperdício de defensivos agrícolas

Os defensivos vêm sendo utilizados na agricultura de maneira indiscriminada, sem levar em consideração a sua real necessidade e as quantidades necessárias. Para evitar desperdícios, procure sempre identificar o defensivo ideal para cada tipo de cultura e finalidade desejada e busque aplicá-lo na quantidade certa.

Com a agricultura de precisão, o produtor tem acesso a dados precisos sobre cada tipo de solo e suas variações, o que o torna capaz de definir com muito mais segurança quais pontos da lavoura merecem mais atenção.

A agricultura de precisão permite a aplicação mais precisa de pesticidas e herbicidas e um melhor controle da dispersão dessas substâncias químicas, aumentando a produtividade, reduzindo despesas e diminuindo a agressão ao meio ambiente.

Atenção para os prejuízos na colheita

As perdas na agricultura ocorrem também durante a colheita, seja por erros na regulagem das máquinas, falta de manutenção dos equipamentos ou escassez de operadores capacitados. Procure sempre se certificar de que as colheitadeiras, tratores e maquinários estão bem conservados e calibrados.

Como evitar perdas na agricultura

No caso de produtos que exigem colheita manual, as falhas estão relacionadas principalmente com a mão de obra, que deve receber um treinamento adequado.

Assegure os cuidados com a logística

O produtor deve ter cuidado para evitar desperdícios também no transporte e na embalagem dos produtos. Nessa fase, as perdas ocorrem por insuficiência da rede de armazenagem, má conservação das estradas e inadequação do transporte utilizado.

Uma boa estratégia para garantir que a produção chegue destino nas melhores condições e com menor custo é trabalhar com equipamentos e máquinas versáteis, adaptáveis as necessidades de cada cultura. Mais ainda, fazer parcerias com associações e cooperativas, que possibilitam acesso a uma boa infraestrutura por um custo menor ao produtor.

Além disso, o produtor deve procurar embalar corretamente os produtos, de acordo com as normas e as especificidades de cada um deles, para evitar que as embalagens se rompam ou danifiquem os alimentos.

Caso não haja uma logística precisa e um controle apurado de todo o processo produtivo, as perdas serão inevitáveis. Por isso, é muito importante que haja um bom planejamento de todo o processo produtivo, desde a aplicação de insumos  até a armazenagem e distribuição dos produtos. Seguindo essas recomendações, você será capaz de evitar o desperdício de recursos agrícolas, reduzir os custos e aumentar a produtividade.