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Como fidelizar clientes na sua loja

Como fidelizar clientes na sua loja Robustec

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O consumidor está cada vez mais exigente e bem informado. Ele atualmente consegue acessar informações na internet rapidamente e tem acesso a uma grande oferta e variedade de produtos e serviços. Por isso, é muito importante fidelizar clientes.

Mas você sabe como fidelizar clientes? Veja, a seguir, dicas para você ter melhores resultados em seu negócio. 

Conheça bem os seus clientes

Para fidelizar o seu público, você precisa antes conhecê-lo bem. Procure descobrir as suas necessidades, quais são os produtos que mais lhe interessam e o que esperam de sua empresa.

Uma boa estratégia é criar um sistema de cadastro de clientes eficiente. Ele dará subsídios para que você possa analisar o comportamento de seu público e depois tomar decisões mais acertadas e definir estratégias que possibilitem melhorar a relação com ele. De posse dessas informações, fica muito mais fácil criar estratégias comerciais e oferecer promoções assertivas e mais personalizadas.

Tenha uma boa linha de produtos

Você deve manter a sua linha de produtos sempre atualizada e esteja atento às novidades do mercado. Lançamentos e novidades sempre atraem muito a atenção dos clientes.

Verifique se a sua linha de produtos é condizente com as necessidades e o comportamento de seus consumidores. Você pode fazer pesquisas na internet para avaliar a demanda por seu produto ou serviço e descobrir quais são as tendências do mercado. Observe também se os seus preços são competitivos em relação aos concorrentes.

Por exemplo, uma loja de ferragens deve oferecer todo tipo de materiais de construção, tintas e equipamentos de pintura e eletricidade, materiais de encanamento, ferragens, ferramentas elétricas e equipamentos de jardinagem.

Os produtos devem ser expostos mediante um layout facilitador, para que os clientes possam encontrar o que desejam com maior facilidade e ainda efetuar compras não programadas.

Outra boa ideia e combinar a oferta dos produtos de sua loja com de áreas correlatas – por exemplo, uma loja de ferragens tradicional pode ter produtos voltados para a área de serraria. A loja pode fornecer informações às pessoas que fazem sozinhas a manutenção e melhoria de suas casas e recomendar produtos para esse público específico.

Capriche no atendimento

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O bom atendimento é um fator chave para fidelizar os clientes. Por isso, é importante orientar e treinar os seus funcionários para que sejam capazes de oferecer um atendimento cordial e eficiente.

Procure tratar cada um de seus clientes de modo único e especial. Quando as pessoas se sentem valorizadas e confiantes, elas se tornam muito mais propensas a realizar uma compra.

Para melhorar o relacionamento com os clientes, os vendedores podem, por exemplo, ligar para eles mais tarde para verificar se o produto satisfez suas expectativas e pedir sugestões para melhorar o atendimento.

Faça uma boa gestão de estoque

Não há nada mais decepcionante para um cliente do que chegar à loja em busca de um produto e não encontrá-lo na prateleira.

Para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis, é muito importante fazer uma boa gestão de estoque. Aprimorar os processos de compras de produtos e contar com uma logística de transporte e armazenamento eficiente.

Você também deve fazer uma boa previsão das mercadorias que precisará oferecer em cada período do ano e monitorar de perto as vendas. Desse modo, será capaz de garantir que os pedidos de reposição sejam feitos no momento certo e na quantidade certa.

Se for necessário, amplie a quantidade de produtos em estoque para reduzir o custo dos produtos. E fique atento aos períodos de maiores vendas, como datas festivas, que demandam estoques maiores.

 Invista em programas de fidelização

Cartão fidelidade RobustecOs programas de fidelização de clientes valorizam aqueles compradores que realizam compras regularmente, dando descontos, atendimento preferencial e opções de pagamento mais flexíveis. Promoções exclusivas e ofertas de combos de produtos também se mostram muito atraentes para os consumidores. Ofereça descontos em compras maiores, distribua brindes personalizados e aumente o prazo de garantia de seus produtos e serviços.

Veja um case de como fidelizar clientes

A DPaschoal, por exemplo, criou um cartão de relacionamento chamado TruckCard, direcionado aos clientes caminhoneiros. De acordo com a empresa, o objetivo foi trabalhar para a fidelização dos clientes, oferecendo benefícios exclusivos da rede.

O cartão permitiu estreitar o relacionamento com os clientes e também divulgar a variedade de produtos e serviços da empresa, que vai muito além da troca de pneus. Utilizando o cartão de fidelidade, o cliente pode ganhar em descontos e prêmios oferecidos anualmente.

Como vimos, existe uma série de cuidados e iniciativas capazes de estreitar o relacionamento com os clientes. Para isso, é importante conhecê-los bem, caprichar no atendimento, fazer uma boa gestão de estoque, criar promoções e investir em programas de fidelização.

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