fbpx

Como o Roll On Roll Off Agro aumenta a produtividade no campo

Roll On Roll Off Agro

A produtividade é o principal fator de estímulo ao crescimento da agropecuária brasileira. Segundo um estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção no País cresceu, em média, 3,36% ao ano no período de 1975 a 2018. Essa taxa é superior à de países como Argentina, Austrália e China.

Ainda de acordo com o levantamento, 88,2% do crescimento da agropecuária ocorreram em função dos ganhos de produtividade, e 11,8 % ao crescimento dos insumos. Esse avanço se deve, em grande parte, ao desenvolvimento de novas tecnologias, máquinas e técnicas de plantio mais eficientes.

O reboque multiuso roll on roll off agro é um exemplo dessas novas tecnologias que vêm revolucionando o trabalho no campo. Utilizado para carga, descarga e transporte de grãos, adubos, defensivos e máquinas, esse equipamento é capaz de operar em locais onde o caminhão não alcança.

Mas você já sabe como funciona a tecnologia roll on roll off agro? Neste artigo, mostraremos como esse equipamento pode contribuir para aumentar a produtividade, reduzir o uso de mão de obra e diminuir custos no campo. Confira!

Saiba como funciona a tecnologia Roll On Roll Off Agro

O sistema r oll on roll off (em português, rolar para dentro, rolar para fora) se refere a carrocerias cuja carga entra e sai pelos seus próprios meios. Portanto, para fazer isso, elas utilizam um chassi com rodas movimentado pelo sistema de acionamento hidráulico.

Com esse sistema, é possível carregar, bascular e descarregar materiais com agilidade e facilidade de operação, otimizando o transporte e reduzindo custos. Devido às distintas formas de comando, esses equipamentos oferecem flexibilidade no manuseio e são de fácil operação.

Roll On Roll Off Agro

Conheça as funcionalidades do Roll On Roll Off Agro

O Roblift Agro é um reboque agrícola com braço mecânico acoplado em trator utilizado para carga, descarga e transporte de diversos produtos, como grãos, adubos, defensivos e máquinas.

Esse equipamento tem como vantagem principal a capacidade de operar em locais de difícil acesso, onde os caminhões não conseguem chegar. Isso porque apresenta altura adequada e traz pneus de configuração adequada a cada solo. Além disso, também é capaz de operar em terrenos úmidos, como plantações de arroz, mesmo em períodos de chuva.

O Roblift Agro é capaz de fazer a carga e descarga dos produtos com autonomia e agilidade, reduzindo o tempo de descarga dos grãos e o número de funcionários envolvidos nas operações. Ele é utilizado em todo o período produtivo, desde o preparo do solo, o plantio, a pulverização, até a colheita.

Entre as vantagens trazidas pelo equipamento, podemos citar:

  • Redução da quantidade de graneleiros e tratores utilizados;
  • Menor tempo de descarga dos grãos;
  • Economia no diesel utilizado;
  • Redução no número de funcionários envolvidos;
  • Diminuição de gastos com manutenção;

Desse modo, o roll on roll off agro favorece o aumento da produtividade e uma redução bastante significativa de custos de produção. Além disso, possibilita um excelente payback (retorno do investimento). Por exemplo, em uma propriedade de 300 hectares de cultivo de arroz que já utiliza graneleiros de 250 sacos, estima-se o payback do equipamento em apenas 1,9 safras.

Roll On Roll Off Agro

Veja o depoimento de um produtor sobre o equipamento

Com o Roblift Agro, o agricultor pode fazer a colheita com apenas um trator, reduzindo gastos com mão de obra, combustível e manutenção. “O Roblift Agro é um equipamento de projeto moderno, construído com materiais de alta qualidade. Ele tem como característica a sua versatilidade, sendo aproveitado em diversas operações de campo”, afirma o produtor Gibran Thives Araújo, de Aral Moreira (MS), que possui uma área produtiva de 2.000 hectares, onde planta milho e soja.

De acordo com o produtor, as diversas funcionalidades do Roblift trouxeram mais agilidade e aumento de produtividade para a sua lavoura. “Esse equipamento pode ser usado como graneleiro durante a colheita, como reboque para agilizar o abastecimento de adubo no processo de plantio ou com o tanque d’água para acompanhar a pulverização”, observa Gibran.

Esse reboque multiuso pode operar com diversos produtos acoplados, possibilitando assim as mais diversas aplicações. “O Roblift também pode ser usado como carreta basculante no transporte de implementos e na manutenção de estradas, durante a entressafra. Estamos satisfeitos com a aquisição do produto e o atendimento Robustec”, completa o produtor.

Características do Roblift Agro

  • Capacidade de içamento de 22 toneladas (utilizando um trator de no mínimo 160 cv);
  • Construído em aço, com pinos e buchas de aço de alta resistência;
  • Pintura em fundo anticorrosivo epóxi e acabamento em PU acrílico;
  • Suspensão tandem para um transporte mais seguro;
  • Patolas hidráulicas que reduzem o esforço na barra de tração do trator;
  • Pneus de alta flutuação para terrenos alagados e normais;
  • Mecanismo que elimina a passagem do grão pela rosca do graneleiro, permitindo uma saída da lavoura com maior capacidade cúbica;
  • Equipamentos opcionais como o uso do comando hidráulico do trator configurável ou com cardan, sistema de freios opcionais e sistema de tração opcional.

Como vimos, a tecnologia roll on roll off agro contribui para otimizar o uso das máquinas, elevar a produtividade, diminuir o uso de mão de obra e reduzir custos. Se você gostou deste conteúdo, então fique de olho em nosso blog para mais matérias e também conheça agora o Roll On Roll Off Agro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *