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Distribuição e amarração de carga. Como organizar sua carga no caminhão

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Diferenciais Cintas de Amarração

Uma boa distribuição de carga no caminhão reduz a probabilidade de acidentes de trânsito e melhora o seu desempenho. Além de colocar a segurança em risco, a distribuição errada de carga pode causar excesso de peso por eixo, problemas na suspensão, desgaste e calibragem de pneus, diminuição na capacidade de frenagem, redução da estabilidade do veículo e de danos às estradas e pontes.

Antes de pegar estrada, o caminhoneiro deve acompanhar o embarque dos produtos e se certificar de que estão distribuídos corretamente, de modo a dividir o peso de modo uniforme entre os eixos e ao longo da carroceria.

A amarração e a distribuição adequada da carga no caminhão vão depender muito do tipo de carga transportada. Portanto, é fundamental que você conheça as características da mercadoria e atente para as recomendações de segurança para a movimentação de carga.

Conheça a legislação sobre o transporte de cargas

Além de ser uma medida de segurança indispensável, a distribuição de carga no caminhão também é obrigatória por lei. O artigo 100 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que nenhum veículo pode transitar com Peso Bruto Total (PBT) superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora.

 

Caso seja constatado excesso de peso na balança de fiscalização, o caminhoneiro poderá receber uma multa e, dependendo da quantidade em excesso, o caminhão será retido até que a carga seja remanejada.

A distribuição adequada da carga no caminhão na caçamba basculante evita multas e sobretaxas por condições fora dos limites de peso. Esse cuidado é indispensável para a segurança do motorista e de outros na via, além de contribuir para a conservação do produto transportado.

Saiba como dividir bem a carga no caminhão

Cada modelo de caminhão apresenta uma quantidade diferente de eixos e de pontos de amarração. O motorista deve verificar o valor adequado em termos de número, posição e resistência para o material que carrega. Note que a caçamba basculante funciona como uma balança, que deve equilibrar os pesos de modo uniforme, para que nenhum lado se sobressaia.

Também vale observar que existe um veículo indicado para cada tipo de carga. Certifique-se de que a carga a ser transportada está de acordo com as aplicações da caçamba basculante de seu caminhão – seja ela graneleira, basculante materiais de construção, basculante meia cana, basculante terraplanagem, trilateral – e evite riscos desnecessários .

Para distribuir bem a sua carga, a parte mais pesada deve sempre ficar alinhada no meio do veículo. Desse modo, cria-se um ponto de gravidade e estabilidade e evita-se que algum eixo fique sobrecarregado.

 

Recomenda-se começar a carregar o veículo pelo eixo traseiro, para que o espaço útil possa ser avaliado com mais facilidade. Esse procedimento facilita a visualização da carga, para que se consiga equilibrá-la sobre os dois eixos do caminhão e evitar o excesso de peso sobre a cabine, o que exige  muito mais esforços do eixo dianteiro e de seus componentes.

Quando a parte mais pesada está fora do ponto central de gravidade, o caminhão fica com a traseira muito leve e sem estabilidade. Iniciando-se pelo eixo traseiro, consegue-se distribuir o peso por igual sobre os eixos laterais e mantê-lo equivalente dos dois lados.

Veja como carregar produtos frágeis e de tamanhos diferentes

Para o transporte de produtos frágeis, você deve evitar que os produtos entrem em contato com outras peças na hora de distribuir a carga. Recomenda-se utilizar mantas de borracha e feltro para proteger a mercadoria durante a viagem, de modo a impedir o atrito ou desgaste.

Esse procedimento também deve ser usado para o transporte de produtos de tamanhos diferentes. Desse modo, evita-se que sobre espaços entre eles e que a mercadoria mexa muito durante o trajeto. Para obter mais equilíbrio, todo espaço vazio deve ser preenchido com as mantas e materiais como sacos de ar, papéis, isopor, entre outros.

O mesmo cuidado vale para mercadorias com pesos diferentes, como embalagens, pacotes, fardos e embrulhos. No caso de embarque e desembarque de mercadorias, não deixe que as embalagens cheias sejam retiradas somente de um dos lados do caminhão, para assim manter o peso equilibrado durante todo o trajeto.

No caso de produtos embalados em caixas, verifique se constam instruções como capacidade máxima para empilhamento, grau de inclinação suportado, necessidade de refrigeração, entre outras informações.

No transporte de cargas líquidas em tanques, o motorista deve atentar para o volume ocupado. Espaços vazios dentro do tanque podem fazer com que o líquido se mova e traga instabilidade ao veículo. O ideal é não deixar nenhum espaço sobrando no reservatório, para evitar a movimentação dos produtos e consequente deslocamento do centro de gravidade do veículo.

Tenha cuidado com cargas volumosas e indivisíveis

Cargas que não podem ser divididas – como máquinas e equipamentos, transformadores, reatores, guindastes e máquinas de construção – devem ter o seu peso distribuído por igual no espaço entre os eixos do caminhão.

Em alguns casos, as partes estruturais de materiais compactos (madeiras e plásticos, por exemplo) podem ter a sua carga separada em duas ou mais partes, para distribuir melhor o peso. Também é aconselhável realizar o transporte com a carga deitada.

Para produtos muito volumosos, como postes, chapas, painéis e vergalhões, o ideal é que sejam transportados sempre deitados, centralizando-os ao máximo na área entre-eixos. Além disso, não se esqueça de equilibrar o peso nas laterais, colocando uma quantidade igual nos dois bordos.

Procure ainda conhecer o percurso, verificando se ele tem muitas curvas, se as estradas estão em boas condições, entre outros fatores que podem afetar as condições do transporte. Em condições desfavoráveis, o cuidado com a movimentação de carga deve ser redobrado.

Como vimos, a distribuição correta da carga traz maior segurança para o transporte, previne o desgaste de componentes do caminhão e evita problemas com a fiscalização. O caminhoneiro deve ficar sempre atento ao embarque e desembarque da carga no caminhão e conferir se a divisão do peso está equilibrada entre os eixos e os lados da carroceria.

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