A venda online de ferragens e ferramentas, seja por meio de um e-commerce ou pelo próprio markeplace, traz muitos benefícios para os lojistas e revendedores do setor. Principalmente porque, com a crise que estamos enfrentando, é comum que as vendas em pontos físicos sejam afetada, abrindo espaço para a compra e venda online.
De acordo com a Nielsen, o percentual de pessoas realizando a primeira compra online nesse período cresceu de 17 para 32%. Portanto, se você ainda atua somente com uma loja física, este é o melhor momento para começar a vender ferragens online também pela internet.
Neste artigo, vamos apresentar sugestões e estratégias para adaptar a sua operação offline e colocar os seus produtos à disposição também no ambiente online. Confira!
Entenda a importância de vender produtos online
O e-commerce já vinha crescendo no Brasil antes do novo coronavírus, mas tende a aumentar ainda mais em função do COVID-19 e do isolamento social. Em busca de segurança, as pessoas preferem realizar as suas compras online. Desse modo, elas evitam frequentar locais públicos e correr o risco de contaminação.
Portanto, essa é uma grande oportunidade para os comerciantes expandirem as suas opções de entrega e conquistarem uma fatia maior no mercado. Nesse cenário, o e-commerce ganha força e passa a ser a melhor opção de venda. Afinal, ele possibilita que o consumidor receba o seu produto em casa, com o menor contato físico possível.
Muitos empreendedores estão tendo agora a sua primeira experiência com a venda online. Portanto, para otimizar os seus resultados, eles precisam entender o que os clientes buscam e como eles se comportam e compram pela internet.
Saiba como vender ferragens online
A seguir, nós separamos algumas dicas para você ter sucesso nas vendas na internet.
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Comunique-se com os seus clientes
Garanta que os seus clientes regulares ficarão sabendo que você está desenvolvendo um novo canal de vendas. Isso porque não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso.
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Explore os recursos de comercialização disponíveis
O empreendedor pode começar a vender ferragens online sem necessidade de grandes investimentos. Portanto, para reduzir custos, as estratégias devem ser simples, criativas e acessíveis.
O delivery é a solução mais simples para as empresas se adaptarem num primeiro momento. Em médio e longo prazo, pode ser interessante aderir a uma plataforma de e-commerce ou criar uma loja virtual própria. Desse modo, você cadastra facilmente os seus produtos e já pode começar a comercializá-los.
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Capriche na apresentação dos produtos
Você também deve fazer uma boa apresentação dos produtos e serviços oferecidos. Assim, eles podem ser visualizados e compreendidos facilmente pelos clientes.
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Reforce os serviços de atendimento
Os lojistas também devem estar atentos ao possível aumento da utilização de serviços de atendimento ao cliente. Afinal, a sua loja deverá atender um volume maior de novos consumidores, em função das vendas online. Além disso, as pessoas tendem a apresentar mais dúvidas e dificuldades na compra pela internet.
Para atender os clientes menos familiarizados com a tecnologia, vale também receber os pedidos pelo telefone. Além disso, disponibilizar guias e FAQs são boas estratégias para otimizar o atendimento e reduzir o tempo de espera. Quanto mais canais de comunicação forem usados, melhores serão os resultados.
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Conheça bem os seus clientes
Saber bem o perfil de seu público é imprescindível para o bom desempenho de sua loja online. Procure saber quais são os produtos mais procurados, a frequência de compra, os
dias mais rentáveis, a faixa etária e a renda dos seus clientes.
Por meio de checagens e métodos de pesquisa, você adquire grande controle sobre a demanda das peças de ferragem. Desse modo, você consegue estar sempre um passo à frente da procura e ter um melhor desempenho nas ofertas.
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Analise a jornada de compras dos clientes
O e-commerce precisa planejar cuidadosamente a jornada do usuário ao longo do funil de vendas. O objetivo é reduzir ao máximo os transtornos do cliente e garantir a maior satisfação possível.
Quanto maior o número de problemas para o us
uário tiver ao longo do processo, maior o número de abandono de carrinho. Portanto, você precisa descobrir quais são as principais razões para a desistência e buscar estratégias que minimizem esse tipo de ocorrência.
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Escolha uma boa transportadora
Para evitar erros e garantir os prazos de entrega, muitas lojas preferem terceirizar os serviços de entrega. Vale a pena comparar as tabelas das diversas opções de transportadoras e os vários métodos e preços que elas oferecem.
Você deve pesquisar a opção de entrega mais econômica com base no tamanho, peso e valor dos seus produtos. Porém, fique bastante atento também aos prazos de entrega. Caso contrário, você poderá perder clientes por conta disso.
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Preste atenção no seu sistema de reposição
Para vender ferragens online, o empreendedor precisa fazer uma reposição de retoque rápida e eficiente para dar conta do aumento da demanda. Portanto, ele não deve espera o estoque acabar para depois pensar na reposição.
Uma dica para lidar com isso é apostar na reposição periódica. Desse modo, os pedidos aos fornecedores são pré-agendados e você tem a previsão de entrega.
Como vimos, vender ferragens online é uma grande oportunidade, mas que requer cuidados para que os clientes tenham um bom acesso aos produtos e o melhor atendimento possível.
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A Robustec preparou condições especiais para você deixar a sua loja mais equipada e pronta para os seus clientes. As entregas continuam sendo feitas normalmente, com o mesmo cuidado e responsabilidade de sempre.
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