Cuidados essenciais para garantir segurança na prática de esportes náuticos

A prática de esportes náuticos exige a utilização de produtos de qualidade, que proporcionem segurança e tranquilidade aos usuários e possam resistir às intempéries do mar.

Para que o seu momento de lazer transcorra como planejado, a segurança dos passageiros deve ser sempre priorizada. Algumas medidas precisam ser observadas, e os equipamentos utilizados devem ser adequados e atender às exigências técnicas.

Saiba quais cuidados tomar antes de embarcar

Antes de sair para navegar, faça uma boa revisão em seu barco para se certificar de que todos os equipamentos necessários para garantir um bom desempenho estão em ordem.

Revise os motores e verifique se há combustível suficiente para o trajeto planejado.

Ao rebocar um barco, prenda-o muito bem à carreta. Esteja sempre preparado para o caso de frenagens bruscas, que podem projetar o barco sobre o carro que o puxa. Lembre-se de que o carro com a carreta precisa de duas vezes mais espaço para frear que em condições normais. Dirija em baixa velocidade e tome muito cuidado.

Todo barco deve ter a bordo pelo menos um colete salva-vidas para cada passageiro. Eles não precisam vesti-los, mas os coletes devem ficar guardados em lugar de fácil acesso. Crianças devem sempre  usar os coletes.

Nunca ultrapasse a capacidade de passageiros do seu barco. Caso não saiba ao certo quantas pessoas podem ser transportadas, adote o critério de uma pessoa para cada metro de comprimento do casco.

Veja como evitar acidentes a bordo

Pequenos veleiros costumam virar facilmente na água. Portanto, amarre tudo o que estiver levando no barco, como remos, bolina, leme e bagagens, para evitar perdê-los, em caso de incidentes.

Se alguém cair acidentalmente na água, não o perca de vista. Peça para alguém ficar olhando para ele e indicando o caminho a seguir para resgatá-lo.

Evite bebidas alcoólicas em passeios de barco. Além de aumentar os riscos de acidentes, elas podem fazer as pessoas enjoarem mais facilmente.

Ao sair para navegar, informe à marina o seu destino e o provável horário de retorno. Assim, caso tenha algum problema, as pessoas ficarão alertas e poderão acionar o resgate.

Respeite os limites de navegação do seu barco. Não se aventure com um barco pequeno, projetado para águas estanques, em mar aberto.

Jamais se aproxime de um cabo muito esticado, pois ele pode se arrebentar e provocar um acidente grave.

Nunca aproxime o barco das praias (o limite máximo são 200 metros). Caso se aproxime de algum banhista, desligue as hélices.

Leve sempre os equipamentos de segurança

Todo barco é obrigado a levar a bordo os equipamentos de segurança listados pela Marinha, em quantidade corresponde ao seu porte e categoria de navegação. Entre eles, podemos citar:

  • Manual do proprietário;
  • Luzes de navegação;
  • Boias e coletes salva-vidas;
  • Caixa de primeiros socorros;
  • Bússola;
  • Âncora com, no mínimo, 20 metros de cabo ou corrente;
  • Bomba de porão;
  • Lanterna;
  • Extintor de incêndio;
  • Apito;
  • Cartas náuticas da região;
  • Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar—RIPEAM (que traz as regras de navegação, balizamento e tabela de sinais de salvamento).

Saiba mais sobre segurança em práticas náuticas:

Equipamentos que proporcionam mais segurança em práticas náuticas

São diversos os cuidados e atenções necessários quando falamos em práticas aquáticas. As cintas para amarração são utilizadas com catracas náuticas para amarração e arraste de equipamentos marítimos. Elas garantem praticidade e segurança… [continue lendo]