logo

Dicas de segurança para não tombar caçambas

dicas-de-segurança-para-não-tombar-a-caçamba-1024x655

Você já deve ter presenciado casos de tombamento de caminhões nas estradas ou mesmo acidentes de veículos de caçamba levantada colidindo em pontes e viadutos. Muitos desses incidentes ocorrem por descuido dos motoristas e poderiam ser evitados se fossem seguidas algumas medidas de segurança.

O tombamento de um caminhão acontece por uma questão de física: quando a aceleração lateral gerada nas curvas, conhecida como força G –a força que desloca o veículo do centro de gravidade e passa a empurrá-lo para o lado – é muito grande, as propriedades físicas capazes de manter o veículo no chão são anuladas, fazendo-o tombar.

Por isso, bascular a caçamba do caminhão exige bastante atenção e a observação de alguns princípios básicos de segurança. A seguir, daremos dicas de procedimentos que poderão tornar a sua rotina de trabalho mais segura e tranquila.

Respeite os limites de velocidade

Os caminhões tombam tão facilmente porque são altos e estreitos. Acidentes acontecem principalmente quando os veículos transitam em alta velocidade. Por isso, o recomendado é manter sempre a velocidade abaixo de 10 km/h do que indica a sinalização, mesmo nas retas.

Nas curvas, o perigo aumenta. Basta que a aceleração lateral seja capaz de levantar o pneu na curva para o tombamento ser inevitável. Quanto mais pesada a carga, maior a probabilidade de tombamento.

Velocidade para evitar tombamento Robustec

O ideal é sempre diminuir a velocidade cerca de 15 a 20 quilômetros do que a sinalização indica. Desse modo, você minimiza os riscos de perder o controle do veículo. Reduza com antecedência e, durante a curva, apenas a mantenha-a para garantir a estabilidade do veículo. 

Distribua a carga de modo uniforme

Mas acidentes podem ocorrer também em velocidades baixas e mesmo quando o caminhão está parado para descarregar. Na hora de carregar o caminhão, nunca deixe um peso maior em diferentes áreas da caçamba, pois isso pode causar instabilidade ao veículo.

A distribuição equilibrada da carga é fundamental para evitar tombamentos. Caso sejam transportados materiais diferentes, organize-os de modo que possam ser descarregados na ordem certa, de modo a preservar o equilíbrio do peso na caçamba.

Ao transportar cargas líquidas, você deve ficar atento ao nível do tanque. Se ele não estiver cheio, o movimento do líquido afetará bastante a estabilidade do caminhão, especialmente nas curvas. O mesmo cuidado vale para cargas penduradas ou vivas.

Respeite os limites de carregamento

Na hora de bascular, o excesso de peso pode ocasionar descontrole da carga, tombamentos e até mesmo danificar os equipamentos hidráulicos que fazem o levantamento da caçamba.

O excesso de peso também prejudica a direção, frenagem, visibilidade e estabilidade do veículo, aumentando o risco de colisões. Ele leva você a trafegar com um caminhão instável, que exige muito esforço do motor, e ainda existe sempre o risco de ser multado pelo excesso de peso.

Confira o peso e altura máxima permitidos nas vias por onde irá passar antes de viajar e cheque se a caçamba está corretamente abaixada antes de cruzar viadutos, pontes e passarelas. Pode parecer improvável,  mas o atropelamento de viadutos e passarelas por caminhões com caçambas levantadas é bastante comum.

Verifique se a carga é úmida

Antes de bascular o caminhão, verifique sempre se a carga está úmida. Alguns materiais podem grudar e fazer com que a carga caia de uma vez, ocasionando acidentes durante o basculamento.

Também evite dar trancos na caçamba para ajudar a descarregar o material. Prefira sempre a ajuda de equipamentos adequados para realizar o descarregamento.

Bascule em lugares firmes e nivelados

Certifique-se de que o basculamento está sendo feito em terrenos firmes e nivelados. Bascular o caminhão em locais irregulares pode ocasionar o capotamento do veículo e colocar a vida das pessoas em risco.

Quando não for possível encontrar um terreno adequado, solicite que o descarregamento seja feito de outro modo.

Além disso, isole a área em volta de onde é realizado o basculamento, para prevenir acidentes envolvendo outras pessoas e veículos.

Confira se há rede elétrica próxima

Antes de realizar o basculamento, preste muita atenção se há redes elétricas próximas. Repare se a altura da caçamba não atingirá os fios da rede elétrica, pois as consequências podem ser fatais.

Não saia da cabine durante o basculamento, mantenha-se atento ao veículo para comando do equipamento.

Seguindo essas dicas para bascular o caminhão, você será capaz de estabelecer uma rotina de transporte muito mais segura e evitar tombamentos.

Você gostou desse artigo? Também tem dicas para evitar tombamentos para compartilhar com os nossos leitores? Deixe um comentário no campo abaixo!

VEJA TAMBÉM: