fbpx

Por que a manutenção preventiva do caminhão é importante?

manutenção preventiva - caminhão - robustec

Quem trabalha com o transporte de cargas, tanto na gestão de frotas quanto atrás do próprio volante, sabe bem que realizar a manutenção preventiva do caminhão é uma tarefa amplamente recomendada por qualquer especialista na área de mecânica ou segurança.

Seja para quem lida com essa questão como uma obrigação – e ainda mais para aqueles que a negligenciam – é indispensável conhecer a sua relevância, afinal, não é por acaso que esse cuidado é considerado um dos mais importantes na estrada!

A seguir, entenda as principais vantagens da manutenção preventiva do caminhão em termos legais, de segurança e economia. Vem com a gente:

Garanta mais economia com a manutenção preventiva do caminhão

A economia que pode ser agregada por meio de uma rotina de manutenções preventivas é direta e indireta.

Mais que diminuir significativamente os riscos de que o seu caminhão fique parado na estrada por conta de alguma falha e você tenha que pagar valores exorbitantes com guinchos e manutenções corretivas, com os reparos constantes você ainda garante o pleno funcionamento do sistema mecânico, que demanda menos gastos com combustível.

Como se não bastasse, de acordo com um estudo do Instituto da Qualidade Automotiva, a média de gastos com prevenção automotiva é de 30% a 50% menor do que os custos empregados com eventuais reparos posteriores.

É preciso considerarmos também o que diz a legislação de trânsito brasileira. Ainda mais gastos podem ser considerados com a falta de manutenção preventiva do caminhão, por isso vale a pena ficar atento.

manutenção preventiva - caminhão - robustec

Mantenha-se em dia com as principais exigências das leis de trânsito

Não basta as perdas financeiras e os próprios riscos para a segurança. Não prezar pela manutenção preventiva do caminhão ainda pode desencadear problemas com a lei.

Precisamos analisar o inciso 18 do artigo 30 do Código de Trânsito Brasileiro. Conduzir um veículo que esteja em mau estado de conservação, comprometendo a segurança do condutor, dos pedestres e dos demais motoristas, é considerado infração grave.

Não realizar a manutenção preventiva do caminhão não necessariamente deixará o veículo nas condições previstas para gerar a infração. Certamente contribuirá muito para isso, principalmente com o passar do tempo.

Quando flagrado com o caminhão em mau estado de conservação, o motorista perde cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23. Certos itens danificados ainda podem justificar apreensão, provocando ainda mais gastos e dores de cabeça.

semáforo - manutenção preventiva - robustec

A manutenção preventiva pode evitar acidentes

Por mais que seja de suma importância evitar prejuízos e respeitar a legislação vigente, é ainda mais relevante garantir a integridade física de todos que compartilham a estrada.

Nesse sentido, a manutenção preventiva do caminhão é absolutamente indispensável. Isso acontece porque a boa mecânica do veículo e o correto funcionamento dos itens de segurança dependem de checagens corriqueiras.

Fique atento! Os riscos de mortes, lesões graves e até casos de invalidez profissional que podem ser gerados por conta dos acidentes são muitos sérios, por isso as medidas capazes de diminuí-los jamais devem ser ignoradas.

Para se ter uma noção da relevância dessa questão, de acordo com dados levantados pelo seguro obrigatório DPVAT e divulgados pelo portal G1, mais de 50 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil.

A pior parte é que 30% desses acidentes poderiam ser evitados, uma vez que a falta de manutenção preventiva é o principal fator causador deles, segundo pesquisa divulgada no portal Popular.

Receba ainda mais dicas para o seu trabalho na estrada

Conforme mencionamos no início do artigo, a ideia de que a manutenção preventiva do caminhão e de outros veículos é importante já está bem difundida entre as pessoas, mas são poucos que realmente ponderam os seus reais benefícios no dia a dia de quem pega a estrada.

E você, já sabia que esse tipo de cuidado envolvia tantas questões importantes? Seu veículo já passa por uma rotina fixa de manutenções preventivas? Quer receber ainda mais dicas importantes para melhorar a sua segurança, economia e desempenho como caminhoneiro?

Então continue acompanhando o nosso blog! Não perca todas as dicas exclusivas que a Robustec preparou para você sobre manutenção preventiva do caminhão e muitos outros temas relacionados! A gente espera que tenha ajudado você com essa questão. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *