fbpx

Pecuária Intensiva ou Extensiva: quais as vantagens e desvantagens?

A pecuária representa uma grande fatia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, um mercado que só cresce. Mas para fazer parte desse sucesso, precisamos entender alguns conceitos básicos.

Entre as práticas que você precisa conhecer para compreender melhor o setor estão a Pecuária Intensiva e Extensiva.

Entenda os conceitos de Pecuária Intensiva e Pecuária Extensiva

A Pecuária intensiva é baseada na criação de gado em áreas pequenas. Para isso, tecnologias e técnicas mais avançadas são utilizadas, bem como a manipulação genética e a inseminação artificial.

Já a Pecuária extensiva trata-se da criação de animais em áreas maiores e a pasto. Os fins, normalmente, são de comercialização. A demanda de investimento é menor e ela corresponde à 90% das atividades agropecuárias do Brasil.

Pecuária Extensiva Robustec

Aqui, pode-se notar que a área e as tecnologias aplicadas compõem as principais diferenças. Agora em relação a vantagens e desvantagens, quais são os principais fatores?

Conheça as suas principais vantagens e desvantagens

Sabendo as diferentes definições, agora é hora de entendermos algumas vantagens e desvantagens da Pecuária intensiva e extensiva.

Desvantagens da Pecuária Intensiva

Embora a área seja restrita, o investimento é maior, pois envolve uso de novas técnicas e tecnologias avançadas, sem contar na mão de obra especializada. Isso também pode refletir na geração de menos postos de trabalho.

Desvantagens da Pecuária Extensiva

A gestão do gado requer um trabalho maior e a lucratividade também traz uma questão. Por conta da área maior, não estamos, aqui, maximizando os resultados.

Somamos a isso a possibilidade de degradação do ambiente. Para terminar, há também a questão da suplementação mineral. A liberdade e extensão da área podem trazer desafios para controlar a nutrição animal.

Vantagens da Pecuária Intensiva

A utilização de técnicas e tecnologias avançadas é uma vantagens, uma vez que através dela o pecuarista consegue obter a melhor genética possível.

O controle é outro ponto importante. A Pecuária intensiva trabalha com uma área menor, permitindo um acompanhamento diário e aproximado. Assim, as necessidades nutricionais e medicinais do gado são atingidas mais facilmente.

Isso também facilita na hora de controlar a suplementação do gado, escolhendo os nutrientes ideais para o resultado que você procura.

Vantagens da Pecuária Extensiva

A grande área para pastoreio atua como uma vantagem para a Pecuária extensiva. Ela se torna mais barata, pois os animais retiram os insumos da própria terra.

A liberdade e espaço que o rebanho de corte precisa é encontrada aqui. A necessidade é suprida sem gerar gastos adicionais e trazendo bons resultados.

Saiba ainda mais sobre esse e outros assuntos!

E você, gostou de saber mais sobre as principais diferenças entre a Pecuária Intensiva e a Pecuária Extensiva? Quer saber ainda mais sobre esses e outros assuntos pertinentes para a sua produção?

Então não deixe de acompanhar o nosso conteúdo exclusivo no blog da Robustec e confira ainda a nossa linha completa de produtos agroavícolas para você garantir os melhores implementos na sua propriedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *