Por que usar GPS em máquinas agrícolas?

gps em máquinas agrícolas - robustec

O GPS é considerado uma das principais ferramentas para se conseguir bons resultados e aumento da produtividade agrícola. Ele possibilita ao produtor realizar o monitoramento agrícola e obter informações detalhadas para tomar decisões corretas e fazer um melhor gerenciamento de sua produção.

Entenda como funciona o GPS

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) tem por função mostrar a localização de uma pessoa ou equipamento em qualquer lugar no mundo. Os sistemas de piloto automático funcionam por meio de uma antena instalada no teto das máquinas. Essa antena recebe os sinais de satélite vindos do GPS, permitindo que a máquina se guie automaticamente pelo campo, de acordo com o caminho definido no sistema de guia.

Com essa tecnologia, é possível efetuar a integração das operações automatizadas sob uma mesma base de dados, permitindo que o controle do melhor percurso seja feito a distância.

O GPS auxilia o produtor no mapeamento da produção e planejamento do plantio, na amostragem de solo, no direcionamento do trator, na inspeção da colheita, na aplicação de defensivos, entre muitas outras aplicações.

Saiba como o GPS é usado na agricultura

Com o uso do GPS em máquinas agrícolas, o produtor pode utilizar os sistemas de piloto automático do trator para determinar onde cada linha de plantio ficará e onde cada semente será posicionada, obtendo assim uma precisão muito maior.

Com uma navegação guiada por GPS, as máquinas podem seguir rotas automáticas e passar só uma vez em cada lugar, diminuindo assim o consumo de combustível e falhas na semeação, colheita e aplicação de produtos. Além disso, o trabalho é realizado de modo muito mais rápido.

O GPS também permite aos operadores trabalhar durante condições de baixa visibilidade, mesmo em condições de chuva, poeira, névoa, e escuridão. Além disso, os sistemas de piloto automático em tratores possibilitam a realização de manobras de cabeceira de forma automática, contribuindo para diminuir a fadiga do operador.

Veja como o GPS é usado na agricultura de precisão

A utilização do GPS conjugado com os sistemas de Informações geográficas (GIS) possibilitou a implementação do sistema de agricultura de precisão. Com esses equipamentos, agora é possível correlacionar técnicas de produção com as variações da terra.

Essas tecnologias possibilitam a coleta de dados em tempo real com informações precisas de posição, que serão usadas na análise de grandes quantidades de dados, favorecendo um manejo mais eficiente.

Entenda como o GPS é usado no rastreamento

Os recursos de localização do GPS permitem o rastreamento de máquinas ou funcionários nas propriedades agrícolas. Dessa forma, é possível gerenciar e monitorar grandes áreas com uma quantidade mínima de trabalhadores.

Utilizando esse equipamento, é possível monitorar todos os funcionários e verificar se estão realizando as suas tarefas corretamente. O GPS permite também rastrear veículos e equipamentos, impedindo roubos ou furtos no e diminuindo o tempo de procura por máquinas na plantação.

Entenda como o GPS aumenta a eficiência no campo

O uso do GPS na agricultura de precisão permite a elaboração de mapas detalhados da lavoura, com base em amostras do solo georreferenciadas e outras informações relevantes.

Com o uso do GPS, o gestor consegue determinar áreas específicas que necessitam da aplicação de fertilizantes e pesticidas, evitando a necessidade de se fazer aplicações sobre toda a plantação.

Além disso, O GPS é utilizado em equipamentos que possuam sistema de autocontrole, ou seja, são guiados por GPS e computadores. Como resultado, tem-se um ganho significativo no desempenho, implicando na redução do número de parada das máquinas e do quadro de funcionários.

Como vimos, o GPS agrícola possibilita otimizar todos os serviços e etapas da produção, desde o estudo inicial do solo até o momento da colheita.