fbpx

Quais os produtos agrícolas mais lucrativos?

produtos agrícolas mais lucrativos

Antes de iniciar um novo cultivo, é preciso considerar alguns fatores que interferem na rentabilidade da produção. Avaliar quais são os produtos agrícolas mais lucrativos e que oferecem mais facilidade de venda é de vital importância para a sobrevivência do negócio.

Conheça os produtos agrícolas mais lucrativos 

Soja

O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Com a expansão da pecuária, essa demanda de soja cresce, pois é muito utilizada na alimentação animal. Por isso, as culturas de soja são bastante rentáveis.

Outra vantagem da produção de soja no Brasil é que ela ocorre no período de entressafra nos países do norte, para onde a exportação acontece em maior volume. O seu destino final é principalmente a alimentação de rebanhos em territórios desenvolvidos.

Milho

O Brasil também é o terceiro maior produtor de milho do mundo, ficando atrás só dos Estados Unidos e da China. O cereal é bastante consumido aqui no Brasil e tem diversas aplicações na indústria alimentícia.

Embora seja considerado um produto de vital importância para a subsistência alimentar, a maior parte de sua produção destina-se à fabricação de rações para animais.

Algodão

Essa é uma das culturas mais rentáveis, ao lado da soja, com grande aplicabilidade na indústria têxtil. Tenha em mente, contudo, que ele requer alto investimento, então, planeje-se bem antes de começar. Mato Grosso e Bahia são os estados que contam com as melhores condições climáticas para plantar algodão.

Laranja

Mais de 30% da produção global de laranja vem do Brasil, o que o coloca na liderança. E a safra vem crescendo anualmente, sendo São Paulo e Bahia os principais estados produtores.

Café

O Brasil ainda é o maior produtor e exportador de café do mundo, destacando-se pela qualidade do produto destinado à exportação – quase 70% de todo o café produzido no Brasil é destinado ao mercado externo. O Brasil também é o segundo maior consumidor do produto, atrás apenas dos Estados Unidos.

produtos agrícolas mais lucrativos

Investir em café, portanto, traz grandes chances de rentabilidade. Esse produto tem melhor rendimento em regiões de climas amenos, como o sul de Minas Gerais, que concentra mais da metade do cultivo, ao lado de São Paulo e Espírito Santo.

Cana-de-açúcar

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cana-de-açúcar ocupa cerca de 10% de todas as áreas utilizadas pela agricultura brasileira e é responsável por pouco mais de 17% das exportações nacionais.

Usada para produção de açúcar, a cana é destinada também para a produção de etanol, o que contribui para assegurar a demanda pelo produto.

Fumo

O fumo é um dos poucos grandes produtos da agropecuár

ia brasileira. Produzido, em maior parte, em pequenas propriedades, o seu cultivo em folhas no país é o segundo maior do planeta, atrás somente da China.

Ao todo, mais de 180 mil famílias brasileiras dependem da produção de fumo. A maior parte da produção ocorre na região Sul do país, que responde por mais de 90% de todo o tabaco cultivado em território brasileiro, com destaque para o Rio Grande do Sul, que produz 47%.

Atente para as demandas do mercado

Além desses produtos em destaque na agricultura brasileira, outras culturas também são amplamente cultivadas no território brasileiro, como o cacau, o arroz, o feijão, o algodão, o trigo, a fruticultura, as hortaliças, entre outros produtos.

O sucesso financeiro das atividades rurais depende muito do êxito na comercialização das commodities agrícolas. Por isso, antes de investir numa cultura, é importante fazer uma pesquisa sobre a demanda dos produtos agrícolas no mercado.

Uma alternativa para os agricultores seria a diversificação de suas mercadorias, de modo a atender com mais eficiência a fragmentação da demanda.

Entenda quais fatores devem ser levados em conta

Além da situação do mercado, outros fatores influenciam a escolha dos produtos agrícolas, como o clima, o relevo, as propriedades do solo, a média de chuvas. Algumas espécies são mais adequadas aos climas amenos, como o café, a uva e o morango. Outras já se adaptam melhor aos climas tropicais, como a soja, o milho e a laranja.

produtos agrícolas mais lucrativos

A decisão sobre o que plantar também deve levar em conta a área que você tem disponível para cultivo. Para propriedades pequenas, são recomendados cultivos mais simples, como cenoura, batata, alface ou plantações de flores. Mas, se você tem uma área extensa disponível para o plantio, pode escolher dentre os principais produtos agrícolas no Brasil.

Escolha os produtos mais adequados para a sua propriedade

Para alcançar maiores ganhos, é importante que a produção apresente alta produtividade, baixos custos. Por isso, é importante escolher uma cultura que se adapte bem à sua região e à sua propriedade.

O clima e a geologia local influenciam diretamente as propriedades do solo, determinando a quantidade de insumos que deverão ser adicionados para garantir a sua produtividade.

Relevos mais planos são favoráveis ao cultivo mecanizado. Por isso, as monoculturas de soja concentram-se na região Centro-Oeste do Brasil. Em regiões cujo relevo é acidentado, por outro lado, as espécies frutíferas de colheita manual são uma boa opção.

Uma análise do solo em laboratório pode ajudá-lo a identificar quais são os tipos de plantas que darão melhores resultados em sua propriedade.

Como vimos, a escolha dos produtos agrícolas mais lucrativos para a sua propriedade depende das demandas do mercado, mas também de fatores capazes de impactar na produtividade, como clima, relevo e solo.

Você gostou desse artigo? Então clique aqui e saiba mais sobre as perspectivas do agronegócio para a safra 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *