Social Commerce: estratégias para sua loja vender mais online e offline

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Atualmente, é cada vez mais difícil sobreviver sem ter uma presença forte online. Afinal, cada vez mais pessoas fazem as suas compras pela internet, usando o chamado e-commerce.

De acordo com pesquisa da plataforma de pesquisa NZN Intelligence, cerca de 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já fizeram compras online. Nesse contexto, as redes sociais são extremamente importantes para a visibilidade do seu negócio, ajudando a torná-lo mais visível e competitivo.

A integração do e-commerce com as mídias sociais gerou o Social Commerce. Essa ferramenta possibilita que a sua loja seja mais facilmente localizada pelo público, valendo-se de avaliações que lembram o antigo método de comunicação boca-a-boca.

Entenda como funciona o Social Commerce

O Social Commerce é simplesmente a união entre as redes sociais e a interação que essas mídias proporcionam com a troca de informação sobre os seus produtos e serviços. Essa tendência vem se intensificando cada vez mais nas redes sociais.

Porém, o Social Commerce não se limita a vender produtos em redes sociais. Ele requer que a experiência de compra seja mais social e integrada em rede. Desse modo, traz a possibilidade de fazer com que consumidores reais possam opinar ao seu favor.

A credibilidade dessas pessoas é maior porque elas não estão tentando vender nada. Afinal, elas são consumidores como você que estão ali voluntariamente para prestar um serviço aos outros usuários. Por isso, o depoimento delas é uma propaganda gratuita importante para as empresas.

Atualmente, os e-commerces vêm criando condições mais propícias para fazer uma gestão adequada do relacionamento com o consumidor. Ele já não precisa sair da rede social e ir para o site da loja para finalizar a compra. Algumas plataformas já operam de forma integrada.

Além disso, os gestores também têm mais facilidade para acompanhar o comportamento dos consumidores, pois todos os dados são registrados num sistema único. Desse modo, fica mais fácil fazer o controle do estoque e administrar também as estratégias que serão empregadas para aumentar as vendas.

Veja a importância de ter avaliações positivas dos consumidores

Você pode usar as redes sociais para descrever as qualidades de seus produtos e serviços e para apresentar cases de sucesso. E para reforçar a veracidade daquilo que você diz, você pode apresentar uma prova social, por meio dos depoimentos de pessoas que gostam muito da sua empresa.

Os depoimentos positivos têm muito valor, pois não é você quem está falando que o seu produto é bom, são as outras pessoas que estão comprovando isso. Por isso, o peso de uma avaliação positiva fazer muita diferença na hora de concluir uma venda.

Por outro lado, os conteúdos com queixas e avaliações negativas repercutem rapidamente e podem arruinar o seu negócio do dia para a noite.

Então se você tem a pretensão de estar presente na internet, é importante ter atenção redobrada com a qualidade dos produtos e serviços que oferece. Procure se certificar de que não haverá motivos para receber uma enxurrada de avaliações negativas.

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Uma das vantagens é a possibilidade de usar os recursos de segmentação das próprias redes para orientar melhor as abordagens e alcançar o seu público.

Também é importante aproveitar os dados que as redes sociais fornecem diariamente para que melhorar a experiência e alinhar a comunicação da loja com os seus clientes. Ouça as críticas com atenção e faça uso delas para sempre aprimorar o seu atendimento. Desse modo, você terá mais chances de conquistar e fidelizar novos clientes.

Você pode fazer uso das ferramentas de monitoramento para assegurar o acompanhamento de tudo o que acontece nesse ambiente. Mas lembre-se que as respostas nas redes sociais precisam ser dadas de maneira rápida, pois a instantaneidade é uma das características desses meios.

Conheça os diferentes tipos de Social Commerce

Existem diversos tipos de Social Commerce. A seguir, vamos apresentar os principais deles.

Entre pessoas

Você se lembra daquelas plataformas que permitem que um vendedor fale e venda diretamente para o outro? Esse tipo é chamado de pessoa para pessoa.

Alguns exemplos dessas plataformas são o Mercado Livre e eBay. Nelas, os vendedores fotografam as próprias mercadorias, estabelecem o preço e podem negociar diretamente com o comprador.

Vendas em redes sociais

Nessa modalidade, as empresas utilizam redes sociais como Facebook e Pinterest para impulsionar as suas vendas. Elas também podem utilizar ferramentas nessas redes sociais que permitem adicionar a funcionalidade de loja em sua página.

As vendas em redes sociais têm permitido que muitas pessoas larguem os seus trabalhos convencionais para se tornarem influenciadores digitais. Os blogueiros e Youtubers são exemplos disso.

Essas pessoas fazem avaliações de produtos e deixam um depoimento nos diversos canais. Por possuírem bastante credibilidade junto ao público, elas conseguem fazer com que as empresas aumentem as suas vendas.

Compras coletivas

Você já ouviu falar sobre o Groupon ou o Peixe Urbano? Essas plataformas constituem outra forma de Social Commerce: as compras em grupo.

Elas ofertam um determinado número de “tickets” com descontos para que as pessoas possam adquirir os produtos e serviços anunciados.sedd

Tudo isso estimula o interesse do público para possuir aquele item. Afinal, aquelas pessoas estão garantindo que o produto é bom, tem bom preço e vai gerar satisfação.

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Compras colaborativas

Nessa modalidade, os compradores participam do processo de produção e financiamento do produto. Sites como o Kikante podem servir de exemplos para esse módulo.

Por exemplo, se uma banda quer lançar um CD, mas não tem verba para produzi-lo, pode recorrer a essa ferramenta para conseguir viabilizar o seu projeto.

Em retorno, as pessoas podem contribuir com determinado valor para ter acesso a músicas inéditas, por exemplo. Os apoiadores também podem ganhar uma retribuição dos artistas tendo o nome mencionado no disco ou receber camisetas da banda ou outros brindes divertidos.

Fóruns e chats

Alguns sites abrem fóruns ou chats para que os consumidores possam trocar experiências e ajudar uns aos outros. Essa modalidade permite que as pessoas troquem experiências sobre os produtos e serviços que consumiram. Assim, todos saem ganhando e as usuários têm acesso a informações confiáveis de pessoas desinteressadas na venda.

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