Sustentação de cargas: como escolher e utilizar os pés de apoio

pes de apoio

Para quem trabalha com cargas pesadas e em condições ambientais severas, é muito importante garantir que os equipamentos utilizados ofereçam total resistência e segurança.

O uso de pés de apoio na sustentação de cargas facilita a adequação a alturas diferentes, diminui o esforço físico do operador, otimiza a produção e garante a segurança e qualidade de todo o processo de sustentação e movimentação de cargas.

Veja como funciona o pé de apoio

O pé de apoio é, basicamente, um tubo de aço de seção quadrada ou redonda que desliza telescopicamente dentro de um tubo de tamanho um pouco superior, mediante a ação de uma manivela externa, que age diretamente sobre um parafuso de dimensões adequadas.

Esse equipamento tem soldada na extremidade inferior uma estrutura robusta que se apoia no chão. Geralmente ele é utilizado em reboques de eixo único e é instalado na dianteira, na parte em relevo do timão, de modo a não criar obstáculo quando em repouso e durante as fases de curva.

O pé de apoio é utilizado em quase todos os equipamentos rebocados para suspensão e sustentação de pequenas cargas, como carretas agrícolas, plantadeiras, pulverizadores, trailers e reboques em geral.

Ele permite o destacamento e a disposição em repouso dessas máquinas, além de facilitar o seu reatamento. De fácil operação, esses equipamentos permitem ajuste preciso e individual e um nivelamento perfeito, mesmo em terrenos acidentados.

Veja como escolher os pés de apoio

Os equipamentos de sustentação de cargas devem ser escolhidos de acordo com as necessidades de levantamento de peso e as condições de trabalho. Eles devem conter informações de fácil entendimento sobre as suas funções e especificar o limite de carga suportado.

Os pés de apoio estão disponíveis no mercado em modelos e dimensões diversas, e também podem ser fabricados conforme especificações e necessidades dos clientes.

Esse equipamento deve ser usado em reboques de capacidade reduzida, entre 1.500 até 7.500 kg. Caso contrário, o esforço físico do operador durante a fase de destacamento seria muito alto e haveria dificuldade para adequar o reboque a alturas diferentes na fase de reatamento.

Para máquinas de porte maior, devem ser utilizados aparelhos de levantamento mecânicos equipados com redutores de ângulo, de modo que o movimento no parafuso seja transmitido mediante um redutor de ângulo, o qual diminui de maneira significativa os esforços do operador. Desse modo, é possível destacar também reboques de até 28 toneladas de carga.

Conheça a linha de pés de apoio Robustec

Desenvolvidos para as mais diferentes aplicações, os pés de apoio Robustec têm duas velocidades de acionamento – alta, para aproximar a sapata do solo, e baixa, utilizada para suspender a carga.

Esses equipamentos oferecem três opções de acionamento – lateral, superior e articulado –, conferindo mais praticidade e conforto no manuseio ao operador. Eles são projetados e produzidos para assegurar alta qualidade e robustez, de modo a suportar trabalhos em condições severas.

Os pés de apoio Robustec têm capacidade de suportar 1500 kg, 3000 kg e 7500 kg. Os dois primeiros possibilitam elevação de até 250 mm, sendo 4 mm por volta da manivela, enquanto o pé de apoio de 7500 kg tem capacidade de elevação de 370 mm e 4,4 mm por volta na manivela.

O acabamento das peças é feito em pintura epóxi a pó e zincagem eletrolítica, que assegura maior proteção durante exposição a ambientes agressivos. Além disso, esses equipamentos obedecem às exigências técnicas e atendem às necessidades dos clientes.

pe de apoio

Levante pesos de até 28 toneladas

Para quem trabalha com reboques de peso elevado e em condições severas, os aparelhos de levantamento Robustec garantem segurança, estabilidade e robustez. Eles são usados em carretas agrícolas e rodoviárias, plantadeiras, distribuidores, pulverizadores, implementos agrícolas, reboques e equipamentos industriais.

Indicados para semirreboques com suspensão mecânica, os aparelhos de levantamento são equipados com prolongador e sapata T, que suporta inclinação no sentido de marcha. Com capacidade de 24T, eles pesam aproximadamente 80 Kg.

Já os aparelhos de levantamento com prolongador e com sapata T, que suporta inclinação no sentido de marcha, são indicados para uso em semirreboques com suspensão mecânica. Com capacidade de 28T, eles pesam entre 80 Kg e 86 Kg.

E os aparelhos de levantamento com prolongador e com sapata S, que compensa inclinações para frente e para trás, são indicados para semirreboques com suspensão pneumática. Com capacidade de 28T, ele tem peso aproximado de 107 Kg.

Já os aparelhos de levantamento sem prolongador e com sapata T, que suportam inclinação no sentido de marcha, são indicados para ser usados em semirreboques com suspensão mecânica. Eles possuem capacidade de 24T e peso aproximado de 77 Kg.

E há ainda os aparelho de levantamento com prolongador e com sapata S, que compensa inclinações para frente e para trás, que são indicados para semirreboques com suspensão pneumática. Com capacidade para 12T e carga estática de 25T, ele oferece avanço de trabalho lento com carga (marcha lenta) de 1,0 mm por volta na manivela e avanço rápido com aproximação do pé ao solo (marcha alta) de 10,6 mm por volta na manivela. O seu peso é de cerca de 55 Kg.

Os aparelhos de levantamento Robustec possuem duas velocidades de acionamento – alta, para aproximar a sapata do solo, e baixa, utilizada para suspender a carga. A velocidade alta é usada para aproximar a sapata do solo, e a velocidade baixa, mais leve e lenta, deve ser utilizada para suspender a carga.

Desenvolvidos para as mais diferentes aplicações, os aparelhos de levantamento Robustec são intercambiáveis com modelos nacionais e importados, assegurando flexibilidade e agilidade. Com buchas e mancais autolubrificantes, eles possibilitam uma operação suave, sem ruídos.

Esses produtos possuem acabamento ultrarresistente, para maior durabilidade. Eles primeiro são submetidos a um severo processo de limpeza, para depois ser aplicada fosforização e um fundo anticorrosivo epóxi, e, finalmente, eles receberem pintura de acabamento epóxi.

Com corpo desenvolvido em aço estrutural, de alto teor de carbono e fuso laminado de alta resistência, e engrenagens temperadas, esses produtos oferecem ótima resistência e maior vida útil.

Atente para as recomendações de segurança

A operação de encaixe e desencaixe dos equipamentos rebocados envolve riscos, inclusive quando está disposto em repouso. Por isso, é preciso ser criterioso na escolha do lugar onde será realizado o destacamento, de modo a evitar movimentos indevidos ou tombamentos. A superfície identificada deve ser horizontal e com pavimentação regular.

Antes de remover o pino de junção do reboque, verifique se o aparelho de freio de estacionamento foi inserido corretamente.

Se for preciso estacionar o reboque em terreno inclinado, é fundamental aplicar também os calços trava-roda na roda do pé de apoio e dispô-la no sentido perpendicular às rodas principais.

Como vimos, os pés de apoio são os equipamentos simples de usar e capazes de oferecer total segurança às operações, desde que sejam observadas as condições adequadas para cada uso e as recomendações de segurança.