logo

Uso de tecnologias na produção de arroz: como elas podem melhorar a produção

roblift-robustec-trator

O uso da tecnologias na produção de arroz é capaz de reduzir drasticamente a utilização de insumos e mão de obra e garantir o aumento da produtividade.

A mecanização do cultivo, o preparo do solo, o controle das plantas daninhas, o teor de umidade dos grãos e o aperfeiçoamento do manejo adequado também favorecem o crescimento da produção.

Veja como obter melhores resultados na plantação de arroz

O uso de novas tecnologias e técnicas de plantio mais eficientes tem possibilitado aumentar a produção de arroz no Brasil, mesmo sem o aumento de área plantada e insumos.

A estimativa do IBGE para a safra brasileira de arroz em 2020 é de uma produção de 10,4 milhões de toneladas, 0,9% maior que de 2019. Desse modo, o rendimento médio deve crescer 3,6%, para 6 266 kg/ha, enquanto a área plantada deve apresentar declínio de 3,4%.

A colheita é uma das etapas mais importantes do processo de produção do arroz, pois ajuda a  assegurar um produto de qualidade e confere maior rendimento à lavoura.

Porém, se mal conduzida, a colheita pode acarretar perdas de grãos e gerar prejuízos. Segundo estimativas do MAPA, as perdas vindas das plantações de arroz chegam a 22%. Desse total, a maior parte ocorre durante a colheita (12,6%), seguido do armazenamento (7%) e por fim no processamento (2,4%).

Confira as dicas para reduzir perdas na colheita de arroz

Para termos uma produção bem sucedida, diversos fatores devem ser observados durante todo o cultivo. O produtor deve atentar para os cuidados com o preparo do solo, o controle das plantas daninhas, o teor de umidade dos grãos na hora da colheita, entre outros cuidados.

Veja, a seguir, algumas dicas para aumentar a sua produtividade:

  • Geralmente, a época da drenagem deve ser efetuada dez dias antes do corte de arroz. Desse modo, tem-se maior facilidade de locomoção da máquina na área, sem prejuízo para a produção e a qualidade dos grãos.
  • Os mecanismos internos e externos das colhedoras são fontes potenciais de perdas de grãos. Nos s componentes internos, o cilindro trilhador, o saca-palhas e as peneiras são os dispositivos que mais prejudicam a performance. Com relação aos mecanismos externos, o recolhedor e a ação mecânica da plataforma de corte são aqueles com problemas mais frequentes.
  • O controle das pragas deve ser realizado por meio das técnicas recomendadas pelo Manejo Integrado de Pragas (MIP). A adoção de controle químico se justifica apenas quando a população atinge o nível de dano econômico.
  • As doenças que causam maior dano econômico na cultura do arroz são de origem fúngica. O Brusone é considerada a doença mais importante do arroz. Para controlar essas doenças, recomenda-se o emprego de variedades tolerantes, sementes de boa qualidade fitossanitária, o tratamento de sementes e a semeadura na época adequada.
  • A disseminação e o ataque de fungos patogênicos na lavoura são favorecidos quando a temperatura ambiente situa-se na faixa dos 25° a 30°C, com alta umidade relativa do ar.

tecnologias na produção de arroz

  • A rotação de sistemas de cultivo e a rotação de culturas dentro de uma mesma propriedade auxiliam o controle de plantas daninhas, pragas e doenças. Não se deve utilizar o mesmo terreno para plantar o cereal pelo período de dois anos consecutivos. O ideal é aguardar um intervalo de, pelo menos, um ano.
  • A adubação em arroz irrigado é uma das práticas mais importantes para o aumento da produtividade. A recomendação de nitrogênio (N) é baseada no teor de matéria orgânica do solo. A quantidade de adubação utilizada na base gira em torno de 250kg/há. As formulações mais utilizadas são: (05-20-20), (13-17-27) e (00-20-30). Para adubação de cobertura, utiliza-se ureia em torno de 200kg/ha.
  • O teor de umidade dos grãos na colheita deve ser o mais adequado. Afinal, ele interfere no rendimento de grãos inteiros no beneficiamento e na perda de produção.
  • Após a colheita, deve-se tomar cuidado com os restos da planta que ficam no terreno. Afinal, eles demoram para se decompor e podem atrapalhar a germinação das próximas sementes.
  • A realização de um manejo pós-colheita adequado da área possibilita a correção dos danos causados à sistematização pelas máquinas durante o processo de colheita. A incorporação da resteva facilita a sua decomposição. Além disso, a utilização de máquinas para a readequação da área possibilita o renivelamento da superfície do solo.
  • Para ser mais bem conservado no armazenamento, o arroz deve estar limpo e com teor de umidade entre 13% e 14%.

Veja como o Roblift Agro ajuda na produção de arroz

Em busca de aumento de produtividade e redução de custos, os agricultores investem em máquinas agrícolas de alto desempenho. Um equipamento que vem se destacando na cultura de arroz é o Roblift Agro. Esse reboque roll on roll off com braço mecânico acoplado em trator é utilizado para carga, descarga e transporte de diversos produtos, como grãos, adubos, defensivos e máquinas.

tecnologias na produção de arroz

O Roblift Agro é utilizado em todo o período produtivo, desde o preparo do solo, o plantio, a pulverização, até a colheita. Ele é capaz de fazer a carga e descarga dos grãos com autonomia e agilidade, reduzindo o tempo de operação e o número de funcionários envolvidos. Por isso, é reconhecido pela sua versatilidade e economia

Esse equipamento pode ser usado como graneleiro durante a colheita, como reboque para agilizar o abastecimento de adubo ou com o tanque d’água para acompanhar a pulverização. Desse modo, o agricultor pode fazer a colheita com apenas um trator, reduzindo gastos com mão de obra, combustível e manutenção.

O reboque multiuso é capaz de operar em locais de difícil acesso, onde os caminhões não conseguem chegar. Ele opera mesmo em terrenos úmidos, como plantações de arroz, inclusive em períodos de chuva. Isso porque tem altura adequada e traz pneus extralargos (pneus flutuantes), que apresentam grandes áreas de contato com o solo.

Como vimos, tecnologia na produção de arroz e o emprego de técnicas de manejo adequadas contribuem significativamente para a prevenção de doenças e aumentar a produtividade.

Você gostou desse artigo sobre tecnologias na produção de arroz? Entendeu como reduzir perdas na colheita de arroz? Quer saber mais sobre as diversas aplicações do Roblift Agro na lavoura? Acesse aqui!

VEJA TAMBÉM: