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Veja como liderar uma equipe de vendas

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Uma equipe de vendas tem um cotidiano com metas desafiadoras e cobrança vinda de todos os lados. Por isso, para ser capaz de liderar uma equipe de vendas, um líder deve ser capaz de motivar, ensinar e direcionar o seu time para alcançar os melhores resultados.

Entenda o que fazer para liderar uma equipe de vendas

Toda empresa deve ter um líder de vendas. Afinal, ele é a pessoa responsável por acompanhar os vendedores, dar-lhes suporte diário, planejar as ações e avaliar a atuação da equipe.

O líder deve saber tudo sobre os produtos e serviços de sua empresa e conhecer todas as táticas e técnicas para impulsionar as vendas. Desse modo, ele poderá orientar os vendedores naquilo que eles não conhecem bem.

O líder deve ser capaz de ensinar à sua equipe como oferecer informações consistentes e verdadeiras para os clientes. Para isso, ele precisa saber explicar o que fazer, como fazer, e quais setores da empresa cada vendedor deve atender. E, mais ainda, ele precisa levar o seu time a entender qual é a importância de cada tarefa realizada e ser um exemplo, antes de tudo.

Ao liderar uma equipe de vendas, é necessário também saber reconhecer as vocações e talentos de seus vendedores e delegar as tarefas de acordo com o potencial de cada um. Ele deve ter facilidade para perceber onde os talentos de cada profissional se encaixam melhor e de que modo essas qualidades podem ser empregadas dentro da empresa.

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Conheça as características de um bom líder de vendas

Um líder de vendas deve saber lidar com pessoas e como conviver com elas. Afinal, ele tem que lidar com o público e depende da colaboração de seus vendedores para ter sucesso.

Além das competências de vendas, o líder precisa:

  • Dominar a sua área de atuação e conhecer todos os produtos e serviços oferecidos;
  • Entender as necessidades dos clientes;
  • Ter uma visão estratégica sobre os processos da empresa;
  • Conhecer bem o mercado em que atua;
  • Ter facilidade para identificar talentos dos vendedores e delegar competências;
  • Saber ouvir e ter boa habilidade de comunicação.

Além disso, o líder deve saber motivar os vendedores e ajudá-los a superar os desafios do dia a dia. Em vez de ser um chefe autoritário, que repreende e impõe medo nas pessoas, ele precisa saber ensinar a sua equipe e incentivá-la a superar os desafios.

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Saiba como capacitar a sua equipe de vendas

O líder de vendas deve capacitar e incentivar os seus colaboradores para que possam adquirir técnicas e conhecimentos de vendas. Ele deve compartilhar os seus conhecimentos com o seu time e estimular o seu aprendizado.

O treinamento é fundamental para que os vendedores tenham um bom domínio sobre a área em que atuam. Por isso, o líder deve planejar, orientar e  desenvolver as atividades de apoio e treinamento aos vendedores.

Com uma boa capacitação, a equipe conseguirá colocar em prática as estratégias traçadas pelo líder de modo muito mais eficiente. Desse modo, os vendedores serão capazes corresponder às metas e de auxiliar os clientes na resolução de seus problemas da melhor maneira possível.

Veja a importância de estabelecer metas

As metas ajudam a planejar as vendas e avaliar a performance dos vendedores. Quando se tem um valor a seguir e a conquistar, as pessoas tendem a se esforçar mais e a buscar com mais entusiasmo e motivação o objetivo traçado.

O gestor deve se fazer perguntas como:

  • As projeções desse ano foram boas?
  • Como foi a performance da equipe?
  • O que deu errado no plano de vendas?
  • O que pode ser melhorado no próximo ano?

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Baseado em metas e análises estatísticas, o líder desenvolve planos de ação e acompanha os resultados para aumentar a produtividade nas vendas. Para isso, mostra para cada vendedor as metas que ele deve buscar e as estratégias ele deve adotar para alcançar seus objetivos.

Cabe notar que o líder é responsável pela produtividade de sua equipe. Se ela não alcança os resultados esperados, ele deve chamar para si a responsabilidade. Ele precisa conscientizar os seus vendedores sobre o que deve ser feito e apoiar cada um deles para que todo o time tenha uma boa performance.

Também é importante não estabelecer metas impossíveis, que só vão desmotivar a equipe. Os desafios sempre surgirão, mas o líder precisa ensinar a sua equipe concentrar o seu foco no que precisa ser feito para superar os desafios.

Agora que você já sabe como liderar uma equipe de vendas, que tal começar a colocá-las em prática no dia a dia de sua empresa?

Você gostou desse artigo? Gostou de nossas dicas sobre como liderar uma equipe de vendas? Quer saber mais sobre como aumentar as vendas em sua empresa? Confira!

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