Como armazenar sementes de forma adequada

armazenar sementes - robustec

Garantir um bom padrão de excelência na produção de hortaliças vai muito além de promover os melhores cuidados fisiológicos, físicos e sanitários para as plantas. É preciso ter atenção especial na hora de armazenar sementes, pois condições inadequadas podem comprometer todas as propriedades benéficas agregadas a elas durante o cultivo.

Seja na comercialização do produto ou na manutenção de estoques próprios, é fato que nenhum produtor utiliza as sementes logo após a colheita. Sendo assim, manter os cuidados recomendados para estocá-las é indispensável, principalmente porque isso permite a manutenção de sua qualidade durante longos períodos de tempo.

A seguir, veja tudo o que levar em consideração na hora de armazenar sementes!

Realize um processo de secagem para armazenar sementes

Depois de colhidas, as sementes geralmente apresentam um aspecto mais úmido do que aquele que é considerado ideal para a sua estocagem.

Armazenar sementes de frutos secos, como a cebola, o repolho e a cebola, nesses casos, é mais prático, pois exige um tempo muito menor de secagem em relação aos considerados carnosos, como o tomate, a abóbora e o pimentão, especialmente em regiões mais secas e com poucas chuvas.

As secagens feitas em grandes propriedades, que contam com maiores recursos financeiros, geralmente contam com secadores automatizados, capazes de secar as sementes entre 16 e 48 horas.

Já em produções menores, ou mesmo na agricultura familiar, é mais comum a secagem natural, em que uma lona branca é exposta ao sol e as sementes são depositadas sobre ela. Nesse caso, elas precisam ser revolvidas constantemente, guardadas durante a noite e submeter-se aos raios solares por, no mínimo, 48 horas.

O grau de umidade ideal varia conforme a semente de cada hortaliça. Enquanto o tomate exige um grau de 5,5%, por exemplo, a cebola e a melancia precisam de um grau de umidade máximo de 6,5%.
Essa verificação, porém, é feita de maneira manual na grande maioria das vezes. Para isso, basta pressionar a semente. Caso ela quebre com facilidade, já está seca. Em sementes mais duras, é pressionada a unha em sua superfície. Quando nenhuma marca aparece, elas também já estão prontas!

armazenar sementes - robustec

Submeta cada tipo de semente a um tratamento específico

Assim como muitos produtos orgânicos ou químicos são empregados durante o cultivo das hortaliças para protege-las contra agentes externos, para armazenar sementes muitas vezes também é preciso submetê-las a certos tipos de tratamentos.

Diferentes produtos para o combate de insetos, carunchos e outros patógenos podem ser encontrados em lojas especializadas, mas é preciso ter atenção às necessidades específicas daquilo o que você está cultivando.

É indispensável também respeitar as doses indicadas pelo fabricante para cada tipo de hortaliça e seguir todos os padrões de segurança, a fim de evitar problemas para a saúde e segurança dos produtores e consumidores.

Outro cuidado imprescindível é sempre contar com a supervisão e seguir as orientações de um técnico especializado na área, para garantir o melhor padrão de tratamento possível, beneficiando a qualidade do produto com responsabilidade e em alinhamento às exigências legais.

Garanta o seu correto acondicionamento e as condições ideais de armazenamento

Muito além do transporte e da venda das sementes, as embalagens também são agentes imprescindíveis para armazenar sementes sem que ocorram percas em sua qualidade.

Os tipos de embalagem também variam conforme cada tipo de semente. Por mais que aquelas impermeáveis sejam as mais indicadas, sementes com alto grau de umidade podem ter sua deterioração acelerada nelas, exigindo acondicionamento em materiais permeáveis.

A umidade relativa do ar e a temperatura do ambiente em que as sementes estão alocadas afetam diretamente o seu metabolismo. Temperaturas muito quentes aceleram sua atividade respiratória e, consequentemente, também o seu processo de deterioração.

O mais recomendado é que o local sempre esteja seco, fresco e com baixa incidência de luminosidade para armazenar sementes. Nesse sentido, estrados e prateleiras também são importantes, pois estoques em contato com o chão favorecem a absorção de umidade.

Em ambientes comerciais, é preciso manter o estoque de sementes longe de produtos como agrotóxicos e fertilizantes para que eventuais contaminações não ocorram.

E você, já conhecia essas medidas para armazenar sementes com mais eficiência? Você já adota todos esses cuidados na sua propriedade? Então deixe o seu comentário e contribua com o assunto! Depois, veja mais conteúdos do nosso blog.