Projeções para o agronegócio no Brasil em 2022

agronegocio no brasil - robustec

O agronegócio no Brasil segue em crescimento constante, com foco na competitividade e na modernidade, baseando-se na utilização da tecnologia para melhorar a performance. A cada ano, o agronegócio brasileiro alcança um novo recorde, graças ao aumento na produtividade, na área plantada e às novas máquinas e tecnologias empregadas na lavoura.

De acordo com a Conab, o setor agropecuário brasileiro manteve uma sólida trajetória de crescimento em 2021 e 2022, apenas um pouco prejudicado na safra atual por problemas climáticos advindos do fenômeno La Ninã.

Apesar da preocupação com a alta dos preços dos produtos agropecuários, as perspectivas econômicas futuras continuam favoráveis ao setor. Isso se deve, em parte, ao avanço do combate à pandemia pela vacinação e à perspectiva de volta à normalidade.

Neste artigo, mostraremos o desempenho do agronegócio no Brasil em 2021 e as projeções para o setor em 2022.

Resultados de 2021 ficaram abaixo das expectativas

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o PIB Agropecuário do Brasil cresceu menos do que o esperado em 2021 após a seca e as geadas derrubarem as safras de milho e cana-de-açúcar.

O crescimento do PIB do setor foi revisto de 2,6%, na previsão de junho, para 1,7%. O ajuste nas projeções foi motivado, em primeiro lugar, pela redução nas estimativas de produtividade e produção de culturas importantes, como a do milho, devido aos impactos do fenômeno La Niña, e pela piora do cenário para a produção de bovinos.

Ainda assim, o desempenho positivo foi sustentado pelos aumentos na produção de soja (+9,8%), trigo (+36,0%) e arroz (+4,1%).

A cana também sofreu o efeito das geadas e da seca, assim como o café, que já estava em ano de baixa produtividade do ciclo bienal do arábica. No café, no entanto, o impacto das geadas na produção deverá se dar em 2022, segundo especialistas.

Na produção animal, a previsão de alta foi revista de 2,5% para 1,8%, com crescimento para todos os segmentos, com exceção da produção de bovinos, com queda de 1,0%. A expectativa de desempenho é positiva na produção das demais proteínas:

  • +7,7 para suínos 
  • +3,9% para frangos 
  • +3,1% para Leite 
  • +4,5% para ovos 

Os principais riscos da projeção de crescimento divulgada pelo Ipea estão relacionados aos efeitos climáticos sobre a produção vegetal e ao atraso na retomada dos abates de bovinos. Porém, os modelos climáticos apontam um fenômeno La Niña mais brando na segunda metade do ano, com chuvas mais regulares nas culturas de verão e temperaturas mais amenas no inverno.

Conheça as previsões para o agronegócio no Brasil em 2022

A primeira previsão para 2022 aponta um crescimento de 3,3% no PIB Agropecuário, com base nas projeções desta quinta-feira anunciadas pelo IPEA e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A Conab vê novas safras recordes para o ciclo de plantio que começou em setembro.

Os pesquisadores do Ipea estimam um crescimento de 3,9% no valor da produção vegetal e de 1,8% na produção animal. A expectativa é de manutenção do bom desempenho da produção de soja, que deverá bater novo recorde em 2022, e de boa recuperação de culturas como milho e algodão, após a forte queda projetada para este ano. Além disso, o abate de bovinos deverá registrar recuperação após dois anos consecutivos de queda.

Veja como a tecnologia contribui para o aumento de produtividade

A mecanização e as novas soluções tecnológicas auxiliam cada vez mais o trabalho no campo, trazendo grandes avanços para nossas capacidades produtivas. 

Os implementos rodoviários Robustec trazem mais eficiência e rapidez para o setor de transporte. As soluções incluem equipamentos como caçambas basculantes (graneleira, meia cana, terraplanagem, material de construção, cavaqueira e a inovadora caçamba trilateral), carroceria metálica carga seca e prancha Roll On Roll Off. Montados diretamente sobre o chassi do caminhão, esses equipamentos compactos oferecem segurança e robustez nas mais variadas aplicações, otimizando o desempenho e reduzindo custos.

Com o uso desses implementos rodoviários, é possível carregar e descarregar quase toda a mercadoria que puder ser colocada sobre o chassi do caminhão. Esses equipamentos trazem soluções capazes de otimizar o transporte dos mais diversos tipos de cargas com agilidade e praticidade, possibilitando uma ampla flexibilidade na logística e a redução de custos.

Como vimos, a agricultura brasileira continuará a crescer significativamente nos próximos anos. Apesar de um crescimento menor do que o esperado em 2021, o cenário continua promissor e apresenta muitas oportunidades para o homem do campo.

Você gostou desse artigo? Quer saber como evitar prejuízos na logística e no transporte agrícola? Veja aqui!