Cintas de amarração de cargas: O que você precisa saber antes de comprar.

diferenciais das cintas de amarração

As cintas de amarração emergem como protagonistas indispensáveis para garantir que as estradas sejam palco de trajetos seguros e eficientes. Veja a seguir alguns fatores fundamentais para a escolha de uma cinta de qualidade.

 

RESISTÊNCIA DA CINTA

A cinta deve ser fabricada de maneira que atenda a capacidade de carga do conjunto, pois no momento em que se faz uma costura, a mesma sofre perdas de capacidade devido as tensões criadas por ela, bem como o rompimento de alguns microfilamentos. A Robustec dimensiona suas cintas para que atenda a esta necessidade. Dessa forma, algumas cintas, por exemplo, são confeccionadas com uma resistência de até 60% superior a carga de ruptura. Exemplo: uma cinta de 3T é confeccionada com até 4,8T para que depois de costurada atenda à capacidade estabelecida para o conjunto.

Cuidado, algumas empresas confeccionam as cintas e as testam antes de ser feita a costura e montagem dos conjuntos.Elas fazem isso com o objetivo de reduzir os custos, enganando assim o consumidor e fazendo uma concorrência desleal, pois desta forma não garante a capacidade de carga do conjunto costurado.

 

ABSORÇÃO DE ÁGUA E PARTÍCULAS

É importante que a cinta possua um baixo índice de absorção de água e partículas sólidas, para que ela tenha um melhor manuseio e garanta a integridade dos microfilamentos. Dessa forma, isso irá prolongar a vida útil da cinta e garantirá a resistência da mesma.

A Robustec se preocupa com a escolha do fio, com a forma em que é feita a tecelagem (deixando a fita mais sólida e com menor espaço entre os fios, dificultando a entrada de água e partículas sólidas), a escolha dos materiais e a forma como é feita a pigmentação, de modo a deixar o fio protegido, diminuindo a absorção de água bem como a possibilidade de impregnar partículas sólidas na cinta.

 

COSTURA

A Robustec utiliza uma linha de poliamida adequada para a costura do conjunto de amarração, garantindo a capacidade de carga e a vida útil do conjunto. Alguns concorrentes utilizam as linhas de polipropileno, nylon ou algodão, que não possuem a mesma elasticidade e ocasionam o rompimento das costuras ao longo da sua utilização, além de ressecarem ou apodrecerem com o tempo.

Essas linhas também não oferecem a resistência necessária quanto à capacidade de carga e se rompem mais facilmente quando em contato com partes metálicas.

 

DESENHO DA COSTURA

O desenho da costura é fundamental para garantir a capacidade do conjunto. A costura deve ser feita de maneira que garanta uma homogeneidade das tensões de trabalho.

Mas caso a costura não seja homogênea, alguns fios sofrerão sobrecarga, rompendo muito antes que os demais e comprometendo a capacidade total da cinta.

 

TRAMA

Nossas cintas possuem um número maior de fios na trama, garantindo que sejam mais fortes e resistentes e também aumentando a vida útil da cinta. O maior número de tramas evita que os fios do urdume se afastem, ocasionando uma abertura na fita e fazendo com que a mesma se enrosque na carga ou na carroceria. Isso ocasiona um esforço excessivo nesses pontos e o rompimento dos microfilamentos. A Robustec utiliza um fio auxiliar da trama, que tem a função de não deixar com que a trama se desfaça em caso de rompimento dos fios durante o manuseio. Isso garante maior integridade e vida útil da cinta.

 

DESFIAR

As cintas Robustec são fabricadas com fios 100% virgens, o que garante a capacidade e vida útil da cinta. Elas são confeccionadas de modo que tenham uma superfície lisa e homogênea, diminuindo o rompimento dos microfilamentos quando em contato com a carroceria ou a carga, dando um aspecto ruim, parecendo desfiado.

A cinta deve passar periodicamente por um processo de análise técnica, pois durante o seu manuseio pode ocorrer o rompimento dos filamentos, comprometendo a capacidade e podendo chegar à necessidade de ser descartada.

 

PIGMENTO

Depois da tecelagem, as cintas Robustec passam pelo processo de pigmentação, dando cor e brilho à cinta. A pigmentação aumenta a vida útil da cinta, pois confere ao fio uma camada protetora que prolonga a vida útil do mesmo.

Existem vários processos de pigmentação e tingimento para saber se a pigmentação é de qualidade. Um teste simples e prático pode ser feito: esfregar a fita sobre uma folha de papel branca. Caso a pigmentação seja transferida para a folha de papel, significa que a mesma não é de boa qualidade.

 

LISTRA PRETA

A Robustec é pioneira em adotar a utilização de uma listra preta na cinta para indicar a capacidade de maneira rápida, prática e bem visual. Isso facilita assim a escolha e utilização do material, tanto na hora de comprar quanto na hora de utilizar.

 

POR QUE OPTAR PELO CONJUNTO DE AMARRAÇÃO ROBUSTEC

Neste artigo, você pôde identificar os diferenciais técnicos e de construção dos conjuntos de amarração da ROBUSTEC. Além disso, você adquiriu conhecimento técnico que ajudará na tomada de decisão sobre qual marca optar, e quais são os cuidados que você deve ter na compra de um conjunto de amarração, como as normas exigidas para utilização, fabricação e testes.

Confira nossa linha de produtos de amarração AQUI.